Buscar

Competencia exercicios

Prévia do material em texto

Matias e Natalia estão participando de uma palestra sobre Comunicação Interpessoal. Neste momento está sendo citada uma das suas funções básicas: estabelecer responsabilidade e autoridade, fixar padrões e esclarecer deveres. Aponte-a: 
		
	
	Descrição.
	
	Avaliação.
	
	Função.
	
	Controle.
	
	Desenvolvimento.
	
	Almeida, o gerente de TI da Sol Ltda., teve um problema de relacionamento com um gestor de outra área, causado pelo uso excessivo de palavras técnicas. Dentro do modelo de comunicação verbal, podemos afirmar que o processo foi prejudicado pelo uso de: 
		
	
	Perguntas.
	
	Autoridade.
	
	Jargões.
	
	Hierarquia.
	
	Gírias.
	
	Mercês está em reunião com os seus subordinados para falar a respeito da importância da troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Assinale o tema da reunião: 
		
	
	avaliação de cargos.
	
	seleção.
	
	avaliação de desempenho.
	
	processo de comunicação.
	
	recrutamento.
	Existem quatro componentes que define comunicação. Assinale a alternativa que apresenta o componente que NÃO faz parte do processo. 
		
	
	Mensagem
	
	Receptor
	
	Fonte de informação
	
	Codificador
	
	Interpretação
	
	A mensagem pode ser dividida em duas categorias. Quais são ela?
		
	
	Sensores e Traços: forma como o receptor decifra a mensagem.
	
	Símbolos e Comportamentos: Palavra, escrita desenho, código, gestos, contato visual e linguagem corporal. 
	
	Marcas e Símbolos: objetos físicos da escrita ou da comunicação.
	
	Traços e Sensores: formato receptor pelo qual e emissor escreve a mensagem.
	
	Traços e Comportamento: refere-se ao processo pelo qual uma superfície é marcada e como é realizada.
	Sendo a comunicação interpessoal uma troca em que emissores e receptores invertem papéis frequentemente, é importante permitir que o resultado da comunicação seja transmitido. A interpretação de uma mensagem transmitida pode ser enviada de volta ao transmissor, como vimos, através do uso de reflexão na escuta ativa. A esse processo de troca de interpretações resultantes, a fim de afinar a comunicação, damos o nome de: 
		
	
	Feedback.
	
	Transmissor.
	
	Receptor.
	
	Processo.
	
	Mensagem.
	Um gestor para ter sucesso em suas comunicações deve aprimorar constantemente sua capacidade de comunicação. Com relação ao canal de comunicação, deve: 
		
	
	Utilizar diferentes canais de comunicação.
	
	Utilizar sempre o e-mail.
	
	Utilizar sempre a comunicação verbal escrita.
	
	Utilizar sempre a comunicação simbólica.
	
	Utilizar um único canal de comunicação.
	Sergio, gerente administrativo de um banco, convidou a psicóloga Ana para, junto com ele, entrevistar uma candidata à vaga de atendente para o setor de Atendimento ao Cliente. Suzana, a candidata, era muito falante e respondia a todas as perguntas com segurança e rapidez. Demonstrou conhecimento e a necessária experiência para a função. Ao final da entrevista, Sergio e Ana se despediram da candidata Suzana pedindo que ela aguardasse contato. Sergio e Ana se reuniram para deliberar sobre a avaliação que fizeram de Suzana. Sergio considerou-a boa candidata, mas Ana fez ressalvas. Segundo a psicóloga, Suzana é bastante falante e demonstrou conhecimento. Conduto, sua ansiedade durante a entrevista, o olhar que se desviava a todo momento, as constantes trocas de posições na cadeira, as variações no tom da voz, deram a impressão de que Suzana era impaciente e, talvez, irritadiça, o que a tornava inadequada para uma função que lida diretamente com o público, ao que Sergio concordou. Suzana não foi aprovada. A psicóloga Ana se baseou em que tipo de modo de comunicação interpessoal para realizar sua avaliação sobre Suzana?
		
	
	Comunicação Pessoal. 
	
	Comunicação Simbólica.
	
	Comunicação Verbal.
	
	Comunicação Não-verbal.
	
	Comunicação Inter-pessoal.
	O processo que ocorre com um indivíduo que está em um grupo e sucede um afrouxamento das restrições normais ao seu comportamento, fazendo com que aja de forma impulsiva e desviante, é chamado de:
		
	
	Facilitação.
	
	Comunicação. 
	
	Integração. 
	
	Interação. 
	
	Desindividuação. 
		
	
	Um dos estágios do desenvolvimento do grupo é um período de alta emoção e tensão entre os membros, podendo ocorrer hostilidades e lutas internas entre eles e, o grupo passa normalmente por algumas mudanças. As atenções voltam-se para os os obstáculos que se interpõem às metas do grupo. Baseado nesta afirmativa, assinale a opção de resposta que indica, corretamente, a que fase o enunciado se refere.
		
	
	FORMAÇÃO
	
	DESEMPENHO
	
	AGITAÇÃO
	
	TÍPICO
	
	NORMATIZAÇÃO
	
	A teoria de campos de força sociais define o status quo como a diferença entre forças impulsoras e forças de resistência. Os diferentes ritmos de interação entre essas forças geram três estágios de mudança, definidos para serem trabalhados na seguinte sequência:
		
	
	Mudar, Descongelar; e Recongelar. 
	
	Descongelar; mudar e Recongelar. 
	
	Mudar; Recongelar e descongelar.
	
	Descongelar; Recongelar e Mudar. 
	
	Recongelar; mudar e Descongelar. 
	
	
	
	A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias: aditiva, conjuntiva e disjuntiva. Assinale aquela que apresenta o conceito de uma tarefa ADITIVA.
		
	
	Quando o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar à velocidade do seu membro mais lento. 
	
	O desempenho total do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro. Esse indivíduo pode elevar para o seu próprio nível o nível de desempenho dos demais indivíduos que estão na média ou abaixo da média. 
	
	Aquela em que todos os membros do grupo realizam basicamente o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições, como quando três pessoas fazem força para tirar o carro da vala. Se ocorrer, entretanto, indolência social, o desempenho do grupo pode não ser melhor do que o de um indivíduo que trabalha sozinho.
	
	São aquelas em que não são viáveis a divisão de tarefas. O fundamental é como reunir as contribuições dos membros para alcançar os objetivos dos grupos.
	
	A proximidade entre as pessoas permite a troca de informações. Em grupos sociais são estabelecidas normas sociais com regras explícitas ou implícitas que definem o que é comportamento aceitável naquele contexto. 
	
	Mateus, empregado de uma empresa de pequeno porte, está dizendo a José, seu subordinado, que está convencido da importância de uma forma de comunicação entre lados opostos em conflito, na qual são feitas ofertas e contra-ofertas e ocorre uma solução apenas quando as duas partes estão de acordo. Assinale a qual forma de comunicação Mateus está se referindo: 
		
	
	Observação.
	
	Negociação.
	
	Leitura.
	
	Reflexão.
	
	Discurso.
	
	Sabemos que a principal característica dos Grupos Sociais - tema da Aula 2 - é a interação. Entretanto, como podemos explicar a formação deles? Assinale a resposta certa 
		
	
	Normalmente, são pequenos e, procuram comportar-se do mesmo jeito como reforço da identidade do grupo 
	
	Variam em tamanho, tendo - na maioria - dois ou três membros que, definem suas regras de comportamento aceitável 
	
	São, sempre, do mesmo tamanho e, caracterizam-se pela ausência de regras de conduta entre seus membros
	
	Na maioria, são grandes e, por esta razão, apresentam intensa interação entre seus componentes
	
	O tamanho não é importante, e não varia, mas o queimporta é a positiva capacidade de interagir sendo presente entre seus membros, independente do porte do grupo
	
	Isaías, gestor de uma empresa do ramo automobilístico, está trocando ideias com Lucas, seu subordinado, sobre a importância de se descobrir maneiras de resolver, pacificamente, determinados tipos de situações. Por exemplo: quando os grupos têm objetivos incompatíveis como sindicatos e a administração da empresa que discordam quanto a salários e condições de trabalho. Assinale a opção de resposta que indica corretamente a quais tipos de situações Isaías está se referindo: 
		
	
	Distribuição de tarefas.
	
	Segurança do Trabalho.
	
	Conflitos.
	
	Treinamento.
	
	Estímulos.
	
	A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias, entre as quais podemos citar: o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar a partir do parâmetro da velocidade do seu membro mais lento. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de tarefa descrita: 
		
	
	Conjuntiva.
	
	Abstrata.
	
	Disjuntiva.
	
	Aditiva.
	
	Inversa.
	Estudos como os realizados por Mark Huselid e colaboradores em 1.000 empresas constatam que boas relações entre gerentes e empregados podem responder por: 1) Aumento de fluxo de caixa. 2) Redução na rotatividade. 3) Elevação do valor da empresa. Marque a alternativa que apresenta a ordem das afirmativas corretas.
		
	
	V, F, V. 
	
	V, V, F
	
	V, F, F.
	
	F, V, V. 
	
	V, V, V.
	
	
	
	Samuel, gerente de TI da Luar Ltda., atendendo aos princípios para realizar um bom trabalho, reuniu a equipe e mostrou os objetivos operacionais da área, estabeleceu prazos de realização e indicou 3 coordenadores para os processos. Samuel, dessa forma, estava cumprindo o princípio de:
		
	
	Monitorar e avaliar com precisão o desempenho no trabalho. 
	
	Distribuir recompensas e punições com justiça. 
	
	Fazer declarações claras de desempenho.
	
	Estabelecer metas mensuráveis e responsabilizar as pessoas por essas metas. 
	
	Fornecer claro retorno sobre o desempenho e melhorias da área.
	
	O que causa o fenômeno chamado de subgerenciamento, segundo o estudo de Bruce Tulgan em relação ao gerenciamento do desempenho? Assinale a resposta certa 
		
	
	O conjunto das opções de resposta, atende plenamente ao enunciado da questão
	
	Falta de interesse dos gerentes em realizar suas funções (por falta de tempo/capacidade ou medo de avaliar as pessoas, por exemplo) 
	
	Desconhecimento das técnicas de gestão de pessoas
	
	Desconhecimento das técnicas para gerenciar corretamente
	
	Maior preocupação com o resultado, ao invés de conciliar o olhar com as pessoas
	
	Chamamos o relacionamento intenso, de longo prazo, entre uma pessoa mais graduada e mais experiente e outra menos graduada e menos experiente de: 
		
	
	Subgerenciamento. 
	
	Mentoria
	
	Adestramento. 
	
	Chefia
	
	Gestão de desempenho. 
	
	Para um gestor constatar as razões do baixo desempenho de um empregado deve realizar uma análise para verificar a adequação dos aspectos de habilidade, capacidade, recursos disponíveis e a ação do coordenador. Essa fase, dentro do gerenciamento de performance, é chamada de:
		
	
	Diagnóstico do problema. 
	
	Elaboração do plano de ação.
	
	Execução do plano de ação. 
	
	Coordenação de ação. 
	
	Discussão da melhora do desempenho. 
	
	Pelo que os Gerentes são responsáveis nas organizações modernas? Assinale a resposta certa 
		
	
	Por treinar a equipe, multiplicando o conhecimento
	
	O conjunto das alternativas de resposta, atende plenamente ao enunciado da questão 
	
	Por apoiar e incentivar a equipe em trabalhar com metas comuns e alinhadas à organização
	
	Por gerar fortes relacionamentos entre os membros da equipe e a organização
	
	Por garantir que suas equipes alcancem resultados
		
	
	Para garantir o desempenho de coordenadores e empregados, que será analisado na avaliação de desempenho, fala-se na celebração de contrato de desempenho mútuo entre eles, visando formalizar e garantir o comprometimento de ambas as partes com os resultados e com a organização. Estabelecer metas não é suficiente. É necessário que os empregados se vejam comprometidos com essas metas. Parte do contrato de desempenho mencionado envolve as fundações que permitem esse comprometimento. As seguintes técnicas, associadas ao contrato, facilitam esse processo: 1) Publicar as metas: aumenta a responsabilidade e dá uma noção de objetivo comum entre os empregados. 2) Demonstrar apoio: aumenta a autoconfiança dos empregados. 3) Vincular à visão/missão: dá relevância às ações. 4) Estabelecer metas, não ações: deixa o operacional por conta dos empregados, apoiando onde necessário. Pensando nas alternativas acima, marque as que são consideradas verdadeiras.
		
	
	Estão corretas a número 1 e a número 2. 
	
	Apenas a número 3 esta correta.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Estão corretas a número 3 e a número 4. 
	
	Apenas a número 1 está correta. 
	
	Cada vez mais as competências gerenciais tem se mostrado um importante diferencial na gestão das organizações. Depois de estudar 1000 empresas, Mark Huselid e seus colaboradores constataram que as relações entre gerentes e colaboradores pode responder pela melhora em:
		
	
	Aumento do absenteísmo, redução das faltas por doenças e aumento do faturamento
	
	Redução do fluxo de caixa, aumento da rotatividade, redução das demandas dos colaboradores
	
	Redução das demandas dos colaboradores com relação às suas necessidades e motivações
	
	Aumento do fluxo de caixa, redução da rotatividade e elevação do valor da empresa no mercado
	
	Aumento do faturamento e melhoria no atendimento ao cliente
	
	Você é um coordenador e deve oferecer retorno aos seus liderados sobre o desempenho em um tarefa. Qual o tipo de comportamento que você não deveria ter para dar um bom retorno:
		
	
	Ser pontual e dar retorno logo após um acontecimento.
	
	Ser específico e dar exemplos diretos de comportamento.
	
	Focalizar a tarefa e não quem a executa.
	
	Oferecer um retorno baseado na comparação do desempenho de cada um com o desempenho dos demais funcionários.
	
	Maximizar o retorno absoluto e minimizar o retorno relativo. 
	
	
	
	Por que é importante realizar a avaliação de desempenho?
		
	
	Para um controle adequado dos avaliados. 
	
	Porque diminui a responsabilidade dos colaboradores e dá uma noção de objetivo comum entre os mesmos. 
	
	Porque sua implementação garante a satisfação dos funcionários com metas claras e perspectiva transparente do que é esperado deles. 
	
	Para garantir o desempenho de coordenadores e empregados no quesito relacionamento interpessoal.
	
	Porque deixa o operacional por conta dos empregados. 
	
	A fim de garantir o rendimento de coordenadores e empregados e garantir o comprometimento das partes com os resultados e com a organização, analisado na avaliação de desempenho, que tipo de acordo deve ser celebrado entre as partes?
		
	
	Contrato de orientação para o aprendizado e desafio
	
	Acordo de desempenho acima do esperado
	
	Avaliação de comportamento
	
	Contrato de desempenho mútuo
	
	Acordo de coordenação de esforços
	
	Por definição sabemos que desempenho é a capacidade que o indivíduo possui para realizar determinada tarefa e que este pode ser mensurado e na maioria das vezes pode ser aprimorado. Qual a primeira etapa para se trabalhar a melhora no desempenho?
		
	
	Diagnosticaro problema; 
	
	Incentivar as críticas e opiniões; 
	
	Controlar as atividades; 
	
	Coordenar o grupo; 
	
	Identificar as habilidades;
	
	Técnicas de coleta de dados Os métodos objetivos e subjetivos se adéquam a situações diferentes e, muitas vezes, podem se complementar. Nos dois, considerando-se a quantidade de tarefas que se acumulam sobre gerentes, é aconselhável coletar dados sobre o desempenho sempre que possível. Há algumas técnicas de coleta de dados. Assinale a única alternativa que apresenta 2(duas) técnicas: 
		
	
	Facilitar o deslocamento de casa para o trabalho; Aumentar os treinamentos.
	
	Promover mudanças de instalações; Recrutar pessoal.
	
	Solicitar mobiliário; Emitir notas fiscais.
	
	Aplicar técnicas de seleção; Contratar agências de emprego.
	
	Pedir relatórios periódicos; Acompanhar eventualmente as reuniões.
	
	Para continuar no negócio as organizações modernas precisam oferecer serviços de qualidade e, às vezes, se reinventar. Máquinas e equipamentos são permanentemente avaliadas para que continuem produzindo de acordo com o esperado. O mesmo deve ocorrer com as pessoas. A avaliação de desempenho do profissional é extremamente importante por que:
		
	
	sua implementação proporciona redução de custos com treinamento na medida em que se identificam os melhores profissionais.
	
	sua implementação gera temor entre os empregados, pois, em geral, as pessoas não gostam de ser avaliadas. Este temor pode ser utilizado pelos gestores para manter a ordem e a disciplina.
	
	sua implementação garante a atuação do consultor interno, cumpre as normas organizacionais, permite premiar os melhores empregados. 
	
	sua implementação satisfaz aos interesses dos gestores na medida em que gera um instrumento confiável que apoie as demissões. 
	
	sua implementação garante a satisfação dos funcionários com metas claras e perspectiva transparente do que é esperado deles. 
	
	Para avaliar o desempenho de seus empregados as empresas utilizam um tipo de avaliação onde o resultado depende de julgamento parcial pelo coordenador. Como se chama essa avaliação?
		
	
	Avaliação subjetiva.
	
	Avaliação objetiva.
	
	Avaliação comportamental. 
	
	Avaliação interpessoal
	
	Avaliação mista. 
	
	Sobre a Avaliação de Desempenho: I- A avaliação do desempenho permite um julgamento sistemático para justificar aumentos salariais, promoções, desenvolvimento de competências, transferências e desligamentos. II- Através da avaliação do desempenho, é possível comunicar aos colaboradores como eles estão desempenhando suas atividades e sugerir ações de melhoria no desenvolvimento de suas competências. III- A avaliação do desempenho promove a transparência e permite que os colaboradores tenham conhecimento sobre as percepções e expectativas dos superiores. Tendo em vista os conceitos sobre Avaliação de desempenho nas apresentados nesta enunciado, assinale a opção correta: 
		
	
	Apenas a afirmativa I esta correta. 
	
	Apenas a afirmativa II esta correta.
	
	N.D.A 
	
	Apenas as afirmativas II e III estão correta.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	As organizações, agora, devem ser estudadas dentro de um contexto da sociedade como um todo, pois, assim como a sociedade, elas estão em um contínuo estado de mudança, tendo em vista que seus aspectos importantes como objetivos, estruturas, tecnologia e relações informais são construções sociais. No caso da mudança, um primeiro passo da estruturação do problema seria:
		
	
	buscar reduzir drasticamente os custos, preservando a qualidade, de forma a manter e, se possível, conquistar novos clientes.
	
	um requisito fundamental a ser atendido por quem pretende obter ganhos em eficácia e eficiência, pois só assim a organização estará habilitada a alcançar seus objetivos estabelecidos. 
	
	a definição do que é necessário mudar e de como tornar o problema público
	
	preparar o terreno para as mudanças, formulando a estratégia organizacional, que deve estar em consonância com a estratégia pessoal
	
	o levantamento do clima e da estrutura de poder que nem sempre também fornece informações sobre a ocorrência de distorções e de resistências às mudanças.
	
	Estruturar um problema de mudança envolve atar duas questões fundamentais. Que questões são essas?
		
	
	Quem é(são) os donos da empresa? Para que faremos este novo processo de mudança?
	
	Será que esse novo processo atende ao disposto da ISO 9000? Qual é amplitude da mudança?
	
	Quem é(são) o(s) cliente(s) da mudança? Qual é o escopo da mudança (amplitude e quantidade)?
	
	Quem são os beneficiados no novo processo? Quanto este novo processo movimenta?
	
	Quem é o responsável financeiro pelo projeto? Qual o valor do projeto?
	
	De acordo com o sociólogo Kurt Lewin, chamada de teoria de campo de força social, o status quo é definido como a diferença entre forças impulsoras e forças de resistência. Os diferentes ritmos de interação entre essas forças geram três estágios de mudança, definidos por: I - Descongelar II - Mudar III - Recongelar Partindo desta premissa, assinale a opção de resposta correta 
		
	
	Apenas a alternativa II está correta. 
	
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas. 
	
	Apenas a alternativa III está correta. 
	
	Apenas a alternativa I está correta. 
	
	John Kotter, um professor e pesquisador da Harvard Business School, definiu um método de oito estágios para realização de mudanças. O estágio que, segundo ele, envolve estabelecer confiança de que os resultados podem ser alcançados e de que as barreiras para a mudança serão removidas é chamado de:
		
	
	Consolidar ganhos. 
	
	Aumentar a urgência. 
	
	Fortalecer a ação.
	
	Comunicar a visão
	
	Acertar a visão. 
	
	O modelo "descongelar-mudar-recongelar" foi desenvolvido por:
		
	
	Fayol
	
	Ford
	
	Weber
	
	Taylor
	
	Kurt Lewin
	Mudança organizacional é a implementação de novos procedimentos ou tecnologias projetadas para realinhar a organização com:
		
	
	os gerentes que precisam tomar decisões estratégicas de mudança organizacional,
	
	a introdução de antigos processos, procedimentos e tecnologias, talvez desconhecidos
	
	as constantes mudanças nas demandas de seu ambiente de negócios, ou que queira conquistar novas oportunidades de negócios
	
	as soluções técnicas, os aspectos humanos que acabam não recebendo a devida atenção
	
	àquelas que estejam dispostas a alterar seus comportamentos e formas de pensar
	
	Qual a etapa da estruturação que envolve mobilizar os interessados em que a mudança ocorra para que eles participem desse processo? 
		
	
	Consolidação de resultados.
	
	Exteriorização de ameaças e inimigos. 
	
	Definição de metas como resultados. 
	
	Chamada para ação.
	Tomando como base a aula sobre o gerenciamento da mudança, marque a afirmativa correta: 
		
	
	É importante criar a motivação para que a mudança ocorra.
	
	Funcionários com mais idade não mudam. 
	
	Fatos instigantes são fundamentais para a mudança. 
	
	A melhor motivação da mudança é o medo. 
	
	Existem cinco características de equipes, denominadas disciplinas, que favorecem o alto desempenho. Assinale aquela que não faz parte dessas características 
		
	
	Participantes capazes e complementares
	
	Normas e abordagens de trabalho produtivas
	
	Equipes de tamanho médio ou grande
	
	Metas e objetivos de desempenho compartilhados
	
	Responsabilidade mútua
	
	Segundo Baldwin, Rubin e Bommer, o desenvolvimento típico de equipes ocorre em uma quantidade específica de fases. Assinale a alternativa que indica corretamente, quantas fases envolvemeste desenvolvimento mencionado no enunciado da questão
		
	
	Quatro
	
	Três
	
	Uma
	
	Dois
	
	Cinco
	
	As pessoas podem impulsionar para frente ou podem bloquear o crescimento da organização. É importante considerar o potencial destas e as contribuições quando trabalham em equipe, independente do nível de escolaridade, formação sócio-cultural, poder político e econômico. Todos são sujeitos, todos pensam, raciocinam, criam, inovam, além de que no trabalho em equipe deve haver:
		
	
	a capacidade para a cooperação
	
	analise, quantificação e qualificação dos funcionários em relação às atribuições que foram definidas posteriormente
	
	a capacitação para atuar somente a nível operacional
	
	a pouca participação de todos mesmo que isto, não garanta resultados superiores 
	
	a satisfação e a busca de quaisquer resultados em um ambiente de trabalho mais harmonioso 
	
	Fazer com que todas as pessoas da organização caminhem na mesma direção não é tão difícil quanto parece. É necessário muita estratégia, objetivos definidos, comunicação eficaz, feedbacks constantes e lideranças compartilhadas. Este é o ideal de toda equipe e caracteriza a equipe de alta performance, onde todas as potencialidades são usadas da melhor forma. Neste caso, para o melhor desempenho das equipes é necessário realizar quatro ações. Uma delas é:
		
	
	respeitar a individualidade e estimular a diversidade da equipe, conhecer o perfil dos integrantes da mesma.
	
	ser baseada nas habilidades que agregam valor aos produtos da empresa
	
	perceber a satisfação a fim de que pessoa esteja ligada ao significado maior do trabalho, que é o diferencial, e ver o mesmo como um desafio.
	
	aprender a viver com diferenças e extrair do ambiente a diversidade que existe dentro de organização.
	
	entender que trabalhando em equipe temos menos chances reais de superar nossos limites
	
	Na empresa de roupas Vestido Azul, as pessoas passaram a trabalhar em equipes para melhorar o desempenho. Paulo, diretor geral, começou a analisar o desempenho das equipes e percebeu que aquelas com mais de 5 participantes apresentavam mais dificuldade em se organizar e decidir do que aquelas com número menor de membros. A percepção de Paulo encontra apoio em uma das cinco características de equipes, denominadas de disciplinas: pequeno tamanho. Segundo este conceito, o pequeno tamanho é vantajoso para as equipes por que:
		
	
	os custos são menores. Logo, a empresa que utiliza pequenas equipes economiza com salários, benefícios e impostos.
	
	as pessoas trabalham mais, dedicam-se a uma variedade mais ampla de tarefas, assumem mais responsabilidade pelo desempenho da equipe e sentem-se mais envolvidas.
	
	garante que todos trabalhem de maneira padronizada, isto é, todos fazem a mesma coisa. Assim não haverá discordâncias entre seus membros.
	
	se baseiam nas competências necessárias para as atividades a serem desenvolvidas. Além dos conhecimentos e habilidades imprescindíveis para a realização das atividades, é preciso, também, cuidar das atitudes relacionadas.
	
	quanto menos pessoas, mais fácil controla-las. O chefe dá as ordens e as pessoas apenas cumprem-nas.
	
	Para que o Gestor possa atuar e obter os melhores resultados da equipe, algumas ações precisarão ser adotadas, segundo o que estudamos nesta disciplina. Assinale a resposta que indica, corretamente, quais são estas ações mencionadas pelo enunciado
		
	
	Propiciar e valorizar a coesão do grupo
	
	Conhecer o perfil dos membros da equipe
	
	Reduzir a ociosidade da equipe
	
	Revisar e verificar os processos sempre que possível
	
	O conjunto das alternativas de resposta proposto, atende plenamente ao enunciado da questão
	
	Sobre o tema gereciamento do desempenho, indentifique a afirmativa que trata do funcionário-estrela.
		
	
	O empregado-estrela é considerado diferente dos padrões do desempenho solicitados pela empresa,
	
	O chamado empregado-estrela é aquele que possui consistentemente resultados acima das expectativas.
	
	O conceito de empregado-estrela não foi tratado no tema gerenciamento do desempenho.
	
	O empregado-estrela é aquele que gosta de aparecer mais do que os outros colegas. 
	
	O empregado-estrela é aquele que mantém desempenho abaixo do esperado.
	
	Pode-se considerar que as equipes de trabalho são instâncias inerentes à vida organizacional e a forma como desenvolvem-se interfere no processo produtivo e na qualidade do resultado final alcançado. Neste caso, identificamos a fase de desenvolvimento conhecida como:
		
	
	Normatização
	
	Aceitação
	
	Desempenho
	
	Agitação
	
	Formação
	
	A Inteligência cultural é capacidade de agir frente a diferenças, selecionando as indústrias e as atividades relevantes à própria capacidade. Influencia o julgamento de diferenças nos outros e a criação de relacionamentos. Linn van Dyne e Soon Ang a define em quatro quocientes culturais: 
I. Estratégia: interpretando e entendendo experiências interculturais. 
II. Conhecimento: entendimento de normas de interação, valores estéticos, linguagens e sistemas legais, entre outros. 
III. Motivação: interessando-se em experimentar e em interagir com outras culturas. 
IV. Comportamento:não modifica o comportamento verbal e o não-verbal para se adequar a diferentes culturas. 
Assinale a alternativa de resposta correta em relação às proposições deste enunciado
		
	
	Apenas I está correta
	
	Apenas I, II e III estão corretas
	
	Todas estão corretas
	
	Apenas I e II corretas
	
	Apenas a II, III e IV estão corretas
	
	O autoconhecimento é fator-chave para o desenvolvimento de uma carreira profissional exitosa no mercado de trabalho atual, propiciando maior consciência das capacidades, habilidades e competências individuais. De acordo com o resultado da pesquisa realizada por Baldwin, Rubin e Bommer sobre as diferenças individuais, concluiu-se que existem sete aspectos de autoconscientização, sendo um desses aspectos especificado como Inteligência Emocional. De acordo com esses autores, marque a afirmativa que NÃO devemos considerar como característica de um individuo que apresenta a Inteligência Emocional desenvolvida:
		
	
	Capta o estado de espírito correto para uma determinada situação.
	
	Consegue prever o futuro emocional analisando aspectos do momento presente.
	
	Busca realizar suas atividades com sentimento de forma produtiva.
	
	Apresenta conhecimento técnico capaz de gerar resultados diferenciados na entrega de suas atividades.
	
	Consegue identificar e exprimir os sentimentos próprios e os alheios.
	
	Pedro iniciou sua carreira em uma empresa de supermercados na região sul como estagiário de administração e durante 10 anos chegou a gerencia regional tendo alcançado em excelente desempenho junto com a sua equipe, toda formada por ele. Por ser considerado um gerente de alto desempenho foi convidado a assumir a gerência nacional da área de mercado. Pedro levou em consideração que o que o cliente do sul deseja é o mesmo que o de todas as regiões. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as alternativas são falsas. 
	
	Necessariamente as variáveis influenciam positivamente o sucesso da gestão de Pedro e não estarão presentes nas mesmas proporções e forma de manifestação nas demais regiões e por isso não há garantias de sucesso em repetir o mesmo modelo de gestão/liderança.
	
	A liderança e a gestão em uma mesma empresa deve ser a mesma independente da região de sua atuação.
	
	A liderança é nata e o Pedro deve ter características que garantem que seu modelo seja bem sucedido em qualquer empresa. 
	
	Um bom gestor se faz respeitar e não necessita de desenvolver características de liderança, afinal manda quem pode e obedece quem tem juízo.O pesquisador Albert Bandura formulou a teoria do aprendizado social através da relação e interação entre três fatores principais:
		
	
	Pessoa, satisfação e cultura organizacional. 
	
	Pessoa, motivação e ambiente.
	
	Pessoa, comportamento e ambiente.
	
	Pessoa, motivação e clima organizacional. 
	
	Pessoa, comportamento e motivação
	
	A capacidade de analisar as próprias emoções e as dos outros e de utilizar a informação para uso produtivo é conhecida como
		
	
	Traços de personalidade
	
	Inteligência emocional
	
	Inteligência cultural
	
	Valores pessoais
	
	Capacidade cognitiva
	
	Na Teoria do Aprendizado Social cria-se uma distinção entre conhecimento e manifestação do conhecimento. Mas, o desafio do aprendizado para fazer essa conversão pode ser facilitado através de componentes analisados como principais no aprendizado por observação, são eles: 
		
	
	Atenção, reprodução e motivação. 
	
	Atenção, retenção, reprodução e motivação. 
	
	Atenção, concentração, retenção e reprodução. 
	
	Retenção, reprodução e motivação. 
	
	Atenção, retenção, reprodução e resiliência. 
	
	O pesquisador Albert Bandura formulou a teoria do aprendizado social através da relação e interação entre três fatores principais. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Pessoa, Comportamento, Ambiente.
	
	Pessoa, Inversão, Ambiente.
	
	Pessoa, Comportamento, Atividade.
	
	Padrão, Comportamento, Ambiente.
	
	Pessoa, Proteção, Ambiente.
	
	Em nossa aula sobre Autoconhecimento temos um conceito sobre diferenças individuais. A inteligência cultural é capacidade de agir frente a diferenças, selecionando as indústrias e as atividades relevantes à própria capacidade. Influencia o julgamento de diferenças nos outros e a criação de relacionamentos, E pode ser definida ainda por quatro quocientes culturais. Assinale a alternativa de resposta que indica quais são, respectivamente, estes quocientes culturais citados pelo enunciado:
		
	
	Estratégia, conhecimento, motivação e comportamento
	
	Realista, social, empreendedora e convencional
	
	Metas, gerenciamento, pensamentos positivos e autorecompensa
	
	Aplicação, conhecimento, motivação e comportamento
	
	Valores, inteligência, personalidade e congnição
	Toda pessoa possui o refúgio dos seus recursos pessoais, mas esse pode ser acionado de forma a não se desgastar se houver o controle das emoções ou ainda ser utilizado de forma a obter futura recomposição. Ela também consegue permanecer equilibrada em casos de fatores externos como críticas, perda de emprego, término de relacionamento e outros. Neste caso estamos lidando com:
		
	
	a percepção seletiva
	
	a dissonância cognitiva 
	
	o autoconhecimento
	
	o conhecimento automático
	
	o senso critico
	
	
	
	Com relação ao vigor físico, diversos estudos apontam para uma relação direta entre condição física e desenvolvimento mental, assim como capacidade de processar informações. Christopher Neck desenvolveu estudos dessa associação, culminando no livro para o consumidor final Fit to Lead (Em boas condições para liderar), onde isola três elementos da boa condição física:
		
	
	Boa condição do coropo, boa condição mental e boa condição fisiológica.
	
	Boa condição do corpo, boa condição de nutrição e boa condição fisiológica.
	
	Boa condição do corpo, boa condição social e boa condição mental.
	
	Boa condição do corpo, boa condição social e boa condição psicológica.
	
	Boa condição do corpo, boa condição de nutrição e boa condição mental.
	
	Marly, supervisora de produção de uma fábrica, vem apresentando sintomas de estresse. Sabemos que o estresse é causado pela forma como enfrentamos e resistimos aos eventos diários. Quase toda estratégia de gerenciamento de estresse deve partir do pressuposto de que é necessário: 
		
	
	programar atividades sem intervalos para descanso.
	
	evitar o contato com pessoas.
	
	melhorar os sistemas pessoais e resistência própria.
	
	ampliar a quantidade de compromissos.
	
	alterar constantemente o planejamento de atividades diárias.
	
	A tecnologia, as exigências e a pressão do dia a dia das organizações são alguns dos fatores apontados como sendo causadores do estresse. O estresse é o padrão de respostas mentais e físicas a condições de incerteza e ameaça percebida. De modo geral as pessoas tendem a acreditar que o estresse deve ser eliminado para gerar mais tranquilidade e, portanto, melhor desempenho do empregado. O objetivo do gerenciamento de estresse, ao contrário, não é eliminá-lo, por que:
		
	
	Enquanto for utilizado como meio de selecionar pessoas será útil ao gerenciamento dos negócios.
	
	Ele deve ser incentivado até que os mais fracos sejam revelados e, em seguida, substituídos.
	
	A mudança é o principal fator gerador de estresse. Ela, portanto, deve ser evitada de modo que o gerenciamento de estresse seja bem-sucedido.
	
	Ele faz parte da vida das organizações e quem não aguentar deve ser demitido.
	
	Enquanto se enquadrar em níveis aceitáveis, podemos afirmar que ele é essencial ao bom desempenho, pois indica desafios e presença de competição.
	
	A regra dos 2 minutos, o método de Charles Schwab e método do Queijo Suíço, são: 
		
	
	Técnicas para resolução de conflitos. 
	
	Técnicas de Gestão de Pessoas. 
	
	Técnicas para trabalho em equipe. 
	
	Técnicas para evitar procrastinar e aumentar o desempenho. 
	
	Técnicas inovadores de execução de processos. 
	
	Christopher Neck desenvolveu estudos de uma associação que isola três elementos da boa condição física, são eles:
		
	
	condição alimentar, física e social
	
	condição pessoal, social e emocional
	
	condição mental, financeira e social
	
	condição do corpo, condição de nutrição e condição mental
	
	condição orgânica, emocional e mental
	
	Sabemos que o Estresse é causado pela forma como enfrentamos e resistimos aos eventos diários. E que quase toda estratégia de gerenciamento de estresse deve partir de um pressuposto. Baseado nesta afirmativa, assinale a resposta que indica, corretamente, qual o pressuposto mencionado pelo enunciado.
		
	
	Não é preciso fazer coisa alguma, basta se acostumar com o estresse
	
	É necessário melhorar os sistemas pessoais e resistência própria. 
	
	O conjunto das afirmativas de resposta, atende plenamente ao enunciado da questão
	
	Estresse faz bem, por isso, podemos ficar despreocupados quando ele acontece.
	
	Não existe pressuposto algum.
	
	Um dos grandes problemas de executivos, ou mesmo de indivíduos, é a ação de procrastinar (adiar) tarefas. Ainda que sejam capazes de assinalar algumas tarefas como prioritárias, é comum preteri-las a outras menos complexas ou que lhes tome menos tempo. No ambiente online ficamos conhecendo três métodos (ou técnicas) para se evitar o adiamento (evitar a procrastinação) e aumentar o desempenho. Uma delas é descrita como sendo aquela que "envolve criar 'pequenos buracos' lentamente em tarefas importantes e complexas. Ao invés de uma tarefa de duas horas, o indivíduo divide a tarefa em pequenos blocos de cinco a dez minutos, todos realizáveis instantaneamente". A seguir, assinale a única opção que identifica o método descrito:
		
	
	Modelo de Mudança de Kurt Lewin
	
	Método do Queijo Suíço de Alan Lakein
	
	Método de Charles Schwab
	
	Método de Herbert Simon
	
	Regra dos Dois Minutos
	
	John Kotter realizou uma pesquisa com objetivos diversos com vários gestores em diversas indústrias. Seus resultados, próximos aos de Mintzberg, não conseguiram mapear as características clássicas de gestão às ações reais.  Seus achados apontavam para dois desafios e dilemas básicos no trabalho de gestão:1 - Conceber o que fazer apesar da incerteza e ambiguidade de informações. 2- Realizar ações com grupos grandes e diversos de pessoas sobre as quais se tem pouco controle direto. A perspectiva funcional ou comportamental para solucionar esses dilemas fizeram com que os líderes se focassem em: 
		
	
	estabelecer e implantar agendas
	
	networking
	
	agendas frequentes e networking
	
	estabelecer agendas, construir redes de pessoas e implantar agendas
	
	bastava estabelecer uma agenda rígida
	
	Assinale a alternativa incorreta:
		
	
	Todo gestor capaz de elaborar planos de trabalho é um líder.
	
	Nem o fato da empresa conferir poderes aos seus gestores garantem que esses sejam líderes.
	
	Nem todos os gestores são líderes.
	
	Nem todos os líderes são administradores.
	
	As organizações precisam de lideranças questionadoras e que forneçam visões inspiradoras aos liderados. 
	
	Em uma organização um líder atua de forma a compensar a falta de agilidade de seus colaboradores e assim complementa o que lhes falta. Baseados nesta afirmação, podemos dizer que o líder irá adaptar-se às situações que possam vir a surgir na organização. Portanto, assinale a resposta que indica o tipo de teoria que pode ser utilizada neste caso.
		
	
	Teoria de Fielder
	
	Ciclo de vida
	
	Estrutura das tarefas
	
	Caminho-meta
	
	Nível de prontidão
	
	Nos estudos sobre os estilos de liderança desenvolvidos por White e Lipitt podemos encontrar três estilos de líder que são identificados como:
		
	
	Autocrático, laissez faire e democrática.
	
	Despótico, laissez faire e democrática.
	
	Despótico, liberal e igualitário.
	
	Autocrático, liberal e democrático. 
	
	Autocrático, laissez faire e igualitário.
	
	Representa uma condição essencial para a liderança, principalmente nos níveis mais altos da empresa. Sem ela, segundo o autor, a pessoa pode ter treinamento insuperável, mente aguda e perspicaz e uma infinidade de boas ideias, mas não se tornará um grande líder. Estamos falando da: 
		
	
	Capacidade de cálculos
	
	Forma de se relacionar, apenas
	
	Inteligência emocional
	
	Missão
	
	Visão
	
	Com a diversidade do mercado e concorrência mundial, as empresas estão exigindo cada vez mais de seus funcionários, portanto, podemos afirmar que a principal tarefa de um coordenador, é? 
		
	
	Não ser estratégico; 
	
	Ser bom vendedor; 
	
	Ser Eficaz; 
	
	Ser Psicólogo; 
	
	Não saber administrar; 
	
	As teorias contingenciais pressupõem que não existe um traço ou um comportamento de liderança que sirva para absolutamente todas as situações, sendo um posicionamento contrário às teorias dos traços e às teorias comportamentais. Assim, os teóricos dessa corrente (teorias contingenciais) pressupõem que, dependendo de alguns fatores (ambiente, urgência da situação, grau de maturidade dos liderados), o estilo do líder deve ser:
		
	
	O estilo do líder deve acompanhar as políticas do governo; deve se prender a um estilo nacional. 
	
	O estilo do líder deve acompanhar as políticas da organização; deve se prender a um estilo interno. 
	
	O estilo do líder deve acompanhar as práticas de mercado; deve se prender a um estilo de mercado.
	
	O estilo do líder não deve se ajustar à ocasião; deve se prender a um estilo único. 
	
	O estilo do líder deve se ajustar à ocasião; em vez de se prender a um estilo único. 
	
	A teoria do ciclo de vida separa o comportamento do líder em diferentes orientações, como delegar, compartilhar, persuadir e determinar. Sua abordagem se concentra em 3 fatores básicos. Qual o fator abaixo relacionado que faz parte desses três conceitos.
		
	
	O nível de prontidão que os membros da organização exibem
	
	A quantidade de comportamentos orientados a direção
	
	Nenhuma das respostas acima
	
	A quantidade de comportamento orientado ao aspecto operacional
	
	A quantidade de comportamento orientado ao resultado
	
	Henry Mintzberg fez um mapeamento do que CEOs de companhias realizavam em seus trabalhos, a fim de averiguar se as noções clássicas de gestão eram mapeadas contra o comportamento real dentro das organizações. O resultado de sua pesquisa mostrou que as tarefas clássicas de planejamento, controle e contratação de funcionários não eram o enfoque desses líderes. Em seu lugar foram encontrados três papéis principais: I - Interpessoal: lidar com relacionamentos. II - Informação: transferir informação. III - Decisão: tomar decisões. Dentre as alternativas propostas, assinale aquela que classifica corretamente estas proposições do enunciado.
		
	
	Apenas a alternativa I está correta. 
	
	Apenas a alternativa III está correta. 
	
	Apenas a alternativa II está correta. 
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas. 
	
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	Henry Mintzberg fez um mapeamento do que CEOs de companhias realizavam em seus trabalhos, a fim de averiguar se as noções clássicas de gestão eram mapeadas contra o comportamento real dentro das organizações. O resultado de sua pesquisa mostrou que as tarefas clássicas de planejamento, controle e contratação de funcionários não eram o enfoque desses líderes. Em seu lugar foram encontrados três papéis principais: 
		
	
	Objetividade, Informação, Decisão.
	
	Interpessoal, Informal, Decisão.
	
	Interpessoal, Informação, Indecisão.
	
	Interpessoal, Formação, Decisão.
	
	Interpessoal, Informação, Decisão.
	
	Do ponto de vista do desempenho gerencial, existem duas categorias importantes que definem a diferenciação entre indivíduos, são elas: 
		
	
	Capacidade e entusiasmo 
	
	Entusiasmo e personalidade 
	
	Personalidade e identidade 
	
	Capacidade e personalidade 
	
	Personalidade e comportamento 
	
	A liderança não ocorre no isolamento, ou seja, não há líderes sem seguidores. Atualmente, ela estabelece uma atuação que adapte uma gestão mais participativa, ou seja, com maior afinco às pessoas de modo a influenciar o alcance de objetivos e metas que são importantes para a organização e para si próprios. De acordo com a aula 10 qual o tipo de liderança que podemos atribuir a este contexto?
		
	
	Liderança Autocrática
	
	Liderança por Resultados
	
	Liderança Liberal
	
	Liderança Coercitiva
	
	Liderança Democrática
	
	Pesquisas na área de liderança levaram a uma série de classificações sobre seus estilos. Kurt Lewin identificou três tipos de liderança distintos nas organizações em relação ao uso do poder e da autoridade (MAXIMIANO, 2006). Quais são os três tipos de liderança em questão? Marque a opção correta:
		
	
	Estilo autocrático; Estilo democrático e Estilo liberal. 
	
	Estilo coaching; Estilo autoritário e Estilo liberal. 
	
	Estilo afetivo; Estilo coaching e Estilo autoritário. 
	
	Estilo visionário; Estilo democrático e Estilo afetivo. 
	
	Estilo diretivo; Estilo participativo e Estilo modelador. 
	
	Henry Mintzberg fez um mapeamento do que CEOs de companhias realizavam em seus trabalhos, a fim de averiguar se as noções clássicas de gestão eram mapeadas contra o comportamento real dentro das organizações. O resultado de sua pesquisa mostrou que as tarefas clássicas de planejamento, controle e contratação de funcionários não eram o enfoque desses líderes. Em seu lugar foram encontrados três papéis principais. Assinale a única alternativa que apresenta estes papéis: 
		
	
	Formalização, Informação e Decisão.
	
	Análise, Verificação e Decisão. 
	
	Interpessoal, Informação e Decisão.
	
	Interpessoal, Informação e Fonte.
	
	Interpessoal, Iniciativa e Decisão.
	
	Em Liderança, Teorias Contingenciais, o estilo do líder deve se ajustar à ocasião- em vez de se prender a um estilo único. Podemos dizer que esta afirmação é 
		
	
	Parcialmente incorreta;
	
	Inconsistente;
	
	Verdadeira
	
	Desatualizada;
	
	Falsa
	
	Eduardo é um consultor de organizações que foi contratado pela Ômega Digital para identificar o comportamento dos seus líderes de equipes. Após alguns dias de pesquisa, Eduardo percebeu que Sergio sabia se dirigir as pessoas e, com facilidade, convencia-as sobre o que fazer. Ana Claudia era bastante técnica, dominava os conceitos e conhecia a maioria dos clientes e suas necessidades. Seus liderados frequentemente procuravam-na para solucionar problemas, para responder perguntas ou para ensinar o que fazer. Por fim, Antonio, no cargo há muitos anos, tinha um perfil mais sóbrio e não hesitava quando sua atuação como líder era exigida. Ele era capaz de orientar e decidir com objetividade. Identifique em quais dos papéis descritos por Henry Mintzberg se enquadram Sergio, Ana Claudia e Antonio, respectivamente:
		
	
	Informacional, decisorial e interpessoal.
	
	Interpessoal, informacional e decisorial.
	
	Interpessoal, decisorial e informacional.
	
	Decisorial, informacional e interpessoal.
	
	Decisorial, interpessoal e informacional.

Continue navegando