Buscar

modelo de relatorio FISICO QUÍMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SUBLIMAÇÃO
TAL, Fulano de1
RESUMO
A sublimação é um processo fundamental e de importância para purificação de algumas substâncias. Sendo que, devem-se levantar algumas informações sobre suas propriedades a respeito do composto ao qual queira purificar como ponto de ebulição entre outras. A utilização de diferentes ácidos para observação é necessária para quantificação de cristais sublimados e posterior cálculo de rendimento.
Palavras-chave: Intermediario; Cristais; Rendimento;
1 Acadêmico do curso de licenciatura em Química, 6º semestre, Química Orgânica Experimental II, UEAP.
INTRODUÇÃO
A purificação de alguns compostos sólidos se baseia no processo de sublimação que pode ser realizado em dois passos: cristalização ou recristalização. Ambos os processos necessitam de auxilio de solventes apropriados no ponto ou próximo do ponto de ebulição para dissolução de impurezas. O termo sublimação aplica-se quando uma amostra no estado vapor passa diretamente, sem a formação de intermediário de um líquido, para o estado sólido [1].
No processo de identificação sistemática de compostos orgânicos a determinação das constantes físicas, tais como, ponto de fusão e ponto de ebulição constitui um passo primordial, pois não só fornece informações úteis na caracterização de um composto bem como pode ser fundamental na avaliação do grau de pureza do mesmo [2].
A observação do fenômeno de sublimação torna-se possível utilizando dois tipos de ácidos sólidos (salicílico e benzóico), onde a adesão de cristais proporcionada por aquecimento é fundamental para calculo de rendimento e testa o grau de pureza presenciado nos dois casos.
OBJETIVOS 
Verificar o início da sublimação utilizando diferentes ácidos para posterior cálculo de rendimento de formação de cristais.
MATERIAIS E REAGENTES
Béquer de 100 mL;
Vidro relógio;
Algodão ou gelo;
Placa de Petri;
Chapa Aquecedora;
Ácido Benzóico;
Ácido Salicilico;
PARTE EXPERIMENTAL 
Foram adicionados 5 g de ácido Benzóico em um béquer. A utilização de uma placa de petri se torna fundamental, tanto para cálculo de rendimento por meio de pesagem de cristais formados no aquecimento, acomodação de um pedaço de algodão umedecido na parte exterior para adesão de cristais na parte interior e servindo como tampa para o béquer com a amostra. Formado o sistema descrito anteriormente, o aquecimento a 45° C é iniciado na chapa aquecedora onde o fenômeno de sublimação é observado para possível calculo de rendimento. Seguidos os procedimentos anteriores, a amostra de ácido deve ser trocada para o ácido salicílico (mesma massa 5 g) para determinação de rendimento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
No primeiro experimento utilizando o ácido salicílico os cristais formados por aquecimento apresentou a seguinte massa sublimada de 0,0135 g o que representa 0,26% de rendimento. No segundo experimento utilizando o ácido benzóico a adesão de cristais sublimados corresponde 0,009 g o que representa um rendimento de 0,17%.
Ambos os procedimentos necessitaram de resfriamento, tanto por umedecimento ou a utilização de gelo diretamente no algodão, onde essa atividade reflete diretamente em criar uma permissão para dispor das moléculas em reticulo cristalino a formação de cristais grandes e puros [1].
Em consideração ao baixo rendimento nos dois casos, é explicado por ocorrência ininterrupta do processo de recristalização, onde os cristais aderidos continuação a sublimar e acarretando uma serie de perdas no processo de pesagem da amostra o que reflete diretamente na determinação de rendimento. 
CONSIDERAÇÕES
Grande parte das reações químicas realizadas em laboratório necessitam de uma etapa posterior para a separação e purificação adequadas do produto sintetizado. A purificação de compostos cristalinos é geralmente feita por cristalização, utilizando grandezas físicas como ponto de fusão e ebulição. A técnica por recristalização baseia-se na diferença de solubilidade existente entre um composto cristalino e as impurezas presentes no produto da reação.
A otimização de resultados e minimização de erros torna-se fundamental no decorrer do experimento, pois as mesmas refletem diretamente na execução da técnica analítica para obtenção do produto e elevado rendimento para produção de cristais. 
REFERÊNCIAS
[1] SKOOG, Douglas A. [et al]. Fundamentos de Química Analítica; [ Tradução Marcos Grassi; revisão técnica Celio Pasquíni]. – São Paulo: Gengage Learning, 2008. (999 p.).
[2] VOGEL, Arthur Israel. Química analítica/ Arthur I. Vogel:[ tradução por Antônio Gimeno da ] 5 ed.: por G. Suehla- São Paulo. Mestre Jou, 1981.

Outros materiais