Buscar

FUNDAMENTOS DE DIREITO DO TRABAL. E PREVIDENCIÁRIO 2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603364692)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise a seguinte assertiva: "Havendo interpretações divergentes em relação à mesma norma jurídica a ser aplicada em determinado caso concreto, será dada preferência àquela interpretação que mais favoreça o empregado". Esta assertiva se refere ao princípio de Direito do Trabalho denominado:
		
	
	Filosófica.
	 
	"In dubio pro operario"
	
	Da condição mais benéfica.
	
	Irrenunciabilidade.
	
	Proteção.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603364574)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Mario trabalhou na empresa ABC Ltda. durante seis anos e foi dispensado imotivadamente em maio deste ano. Ele foi informado por uma colega que existe um prazo para reclamar na Justiça do Trabalho eventuais direitos violados ao longo do período contratual. Esta colega disse ainda que se tal instituto se chama prescrição e há um prazo durante o curso do contrato de trabalho e outro prazo que se inicia após o término do contrato de trabalho. Qual seria este prazo?
		
	
	3 anos durante o curso do contrato de trabalho e de até 5 anos após o término do contrato de trabalho.
	
	2 anos durante o curso do contrato de trabalho e de até 5 anos após o término do contrato de trabalho.
	
	5 anos durante o curso do contrato de trabalho e de até 3 anos após o término do contrato de trabalho.
	
	4 anos durante o curso do contrato de trabalho e de até 1 anos após o término do contrato de trabalho.
	 
	5 anos durante o curso do contrato de trabalho e de até 2 anos após o término do contrato de trabalho.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603364623)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quanto à relação de emprego e às relações de trabalho, é INCORRETO afirmar:
		
	
	Trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, por prazo curto, para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou o acréscimo extraordinário de serviços, com intermediação de empresa de trabalho temporário.
	 
	Relação de emprego é aquela em que pessoa jurídica presta serviços de natureza eventual e de forma pessoal a empregador, sob a dependência e subordinação deste, mediante salário.
	
	O trabalhador avulso é aquele que presta serviços a inúmeras empresas, agrupado a entidade de classe, por intermédio desta e sem vínculo empregatício.
	
	Trabalho eventual é aquele prestado ocasionalmente, para realização de determinado evento, em que o trabalhador, em regra, desenvolve atividades não coincidentes com os fins normais da empresa contratante, não se fixando a uma fonte de trabalho.
	
	Trabalho autônomo é aquele em que o trabalhador exerce as suas atividades por conta e risco próprios, sem subordinação com o seu contratante.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603364720)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale, dentre as alternativas a seguir, a hipótese que NÃO retrata elemento caracterizador do vínculo de emprego
		
	 
	Autonomia
	
	Subordinação jurídica.
	
	Não eventualidade.
	
	Pessoalidade em relação ao empregado.
	
	Onerosidade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603365415)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(FCC - 2011 - TRT 14ª Região) A reversão, ou seja, o retorno do empregado que ocupava cargo de confiança ao cargo de origem, é
		
	
	vedada pela Consolidação das Leis do Trabalho sujeitando o empregador a multa administrativa de cinco salários mínimos vigentes.
	
	vedada pela Consolidação das Leis do Trabalho, fazendo jus o empregado a uma indenização de seis salários contratados com os acréscimos legais.  
	 
	permitida pela Consolidação das Leis do Trabalho.
	
	vedada pela Consolidação das Leis do Trabalho em razão do princípio da proteção.
	
	vedada pela Consolidação das Leis do Trabalho em razão do princípio da imutabilidade contratual.  
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603364294)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É correto afirmar que:
I - O contrato de emprego só pode ser celebrado por escrito.
II - O contrato de emprego só pode ser celebrado verbalmente.
III - O contrato de emprego só pode ser celebrado por escrito ou verbalmente, não admitindo a forma tácita.
IV - O contrato de emprego pode ser celebrado por escrito, verbalmente ou tacitamente.
V - O contrato de trabalho nunca pode ser verbal.
		
	
	A opção II é a única válida.
	
	A opção V é a única válida.
	 
	A opção IV é a única válida.
	
	A opção III é a única válida.
	
	A opção I é a única válida.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603364502)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca do salário e remuneração marque a opção correta:
		
	
	Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o décimo dia útil do mês subseqüente ao vencido
	
	Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações in natura que a empresa, por força do contrato ou costume, fornecer habitualmente ao empregado, inclusive bebidas alcoólicas ou drogas nocivas.
	
	vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço são considerados salário nos termos da lei.
	
	assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde são considerados salários nos termos da lei.
	 
	Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603365255)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(FCC - 2012 - TST) Valdo é empregado da escola de línguas estrangeiras ¿Good Luck¿ exercendo a função de auxiliar administrativo no departamento da tesouraria. A empregadora, além de pagar o salário mensal de Valdo, oferece, ainda, para o seu empregado curso de inglês completo, compreendendo nesta utilidade a matrícula, as mensalidades, os livros e materiais didáticos, bem como o transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno. Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho, no caso específico de Valdo,
		
	
	o curso de inglês, compreendendo a matrícula, as mensalidades e os livros e materiais didáticos, constituirão salário utilidade se forem oferecidos pelo prazo mínimo de 2 anos consecutivos.
	
	o curso de inglês, excluindo-se os livros e materiais didáticos constituirá salário utilidade se for oferecido pelo prazo mínimo de 2 anos consecutivos.
	
	as utilidades oferecidas pela empresa possuem natureza salarial, integrando a sua remuneração para todos os efeitos.
	 
	as utilidades oferecidas pela empresa não possuem natureza salarial, não integrando a sua remuneração.
	
	somente o transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno não possui natureza salarial, não integrando a sua remuneração.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603365014)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Guilherme trabalhou pelo período de 12 meses em uma empresa. Apesar de ser um excelente funcionário, sofreu de crises nervosas e, muitas vezes, faltou ao trabalho alegando problemas psicológicos. Seu patrão, apesar de muito compreensivo, registrou faltas injustificadas quandoGuilherme não apresentava nenhum atestado médico comprovando sua incapacidade para o trabalho em determinadas datas. Ao longo deste período de 12 meses, que representaram o período aquisitivo de férias de Guilherme, ele totalizou 34 faltas injustificadas. Ao questionar seu patrão sobre suas férias, o patrão deve:
		
	
	informar Guilherme que lhe concederá apenas 18 dias de férias, tendo em vista o número excessivo de faltas injustificadas de Guilherme no último ano.
	 
	informar Guilherme que elenão tem direito à férias no ano corrente pois ultrapassou o limite de de faltas injustificadas estabelecido por lei.
	
	informar Guilherme que lhe concederá apenas 24 dias de férias, tendo em vista o número excessivo de faltas injustificadas de Guilherme no último ano.
	
	informar Guilherme que lhe concederá apenas 12 dias de férias, tendo em vista o número excessivo de faltas injustificadas de Guilherme no último ano.
	
	informar Guilherme que lhe concederá as férias de 30 dias em breve, assim que fizer uma avaliação da necessidades da empresa em termos de pessoal.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603365387)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Jair, empregado da empresa Z, sofreu acidente de trabalho quando uma máquina de montagem de peças causoulhe ferimento no pé, tendo sido afastado de seu emprego por quinze dias. O afastamento por motivo de acidente de trabalho, neste caso, constitui hipótese
		
	
	de alteração do contrato de trabalho
	
	de extinção do contrato de trabalho sem justa causa
	
	autorizadora de rescisão indireta do contrato de trabalho
	
	de suspensão do contrato de trabalho.
	 
	de interrupção do contrato de trabalho

Continue navegando