Buscar

direito civil 3 cc 7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

caso concreto
Resp. Sim , existem cinco tipos de cláusu las espec iais à com pra e venda que são: a) cláusula da retrovenda , constitui um pact o acessório, pelo qual o vendedor reserva -se o direito de reaver o imóvel art 505 cc/ 2002 ; b) cláusula da ven da a contento e da suje ito a prova, cláusulas que a condição de ficar desf eito se o com prador na se a gradar da coisa , art.5 09 cc /2002; c) cláusula d a preempção ou preferência, resulta de um acordo de vontades em que o comprador s e obriga a oferec er ao vendendor a coisa que aquele vai v en der, ou seja, di reito d e preferência, art. 513 cc/2002; d) c láusula da venda com reserva de dom ínio, é modalidade especial de co isa de venda m óvel,em que o v endedor tem a própria coisa vend ida como garant ia do recebim ento do preço, art. 5 21 cc/2002; e) cláusula da venda sobre docum entos, espéci e de venda na qual a tradição da coisa é substituída pelo título re presentativo e por outros docum entos exigidos pelo con trato,ou silênc io deste pelos usos art 52 9 cc/2002. No caso concreto tem c omo indicação a cláusul a da preem pção ou preferênc ia ,é o dire ito de preferência resultante, de um acordo de vontades entre as p artes, estipulado em contrato de compra e venda, podendo ser de bens m óveis e imóveis em que o com prador da coisa decidindo vendê -la , obriga -s e a oferecer prim eiramente ao vendedor da coisa com as mesmas condições, tanto por tanto.
Resp.a) Em se tratando de cláusulas da preempção ou pref erência, o prazo para exerc er o direito de preempção não poderá exceder a c ento e oitenta dias (180), se a coisa for móvel, ou d ois anos, se imóvel ( cc,art. 513, parágr afo único) . b) Inexist indo pr azo es tipulado, o direito de preem pção caducará , se a coisa f or m óvel, não se exercendo nos três dias, e , se for imóvel, não se ex ercendo no s sessenta dias subse quentes à data em que o comprador tiver notificado o vendedor ( CC, art. 516) , podendo responder por perdas e danos o comprador,se alienar a coisa não dando c iência ao vendedor do preço e da s vantagens que lhe oferecerem pela coisa.(CC, art.518) . c) Não poderá ser alterado porque o pra zo encontra-s e expresso no CC,arts 513 parágraf o único ,em caso de prazo estipulado e , no 516 em c aso de inexistência de pra zo estipulado.
Resposta: Germano poderá exigir perdas e danos de Jucá, se for alienada a coisa não dando ciência a Germano do preço e das vantagens que lhe oferecerem pela coisa. Responderá solidariamente o adquirente, se tiver procedido de má-fé (art.518, CC).
Questão objetiva 1
a) Quando o direito de preempção for estipulado a favor de dois ou mais indivíduos em comum, só pode ser exercido em relação à coisa no seu todo. Se alguma das pessoas, a quem ele toque, perder ou não exercer o seu direito, poderão as demais utilizá-lo na forma sobredita.
questão objetiva 2
Preempção – É cláusula que proíbe o comprador de alienar o bem até o cumprimento total de uma obrigação. Esta cláusula só tem valor se o objeto do contrato for imóvel, e fica vinculada à quitação total das notas promissórias em caráter pro-solvendo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais