Buscar

Aula 26 28 01

Prévia do material em texto

Raphael Simões Vieira – Medicina Veterinária 5º período
Aula – 28/01/15
Miíases
É a infestação de órgãos ou tecidos por estágios larvais de dípteros. Acometem geralmente mamíferos, ocasionalmente aves e raramente anfíbios e répteis. 
Oestrus ovis em ovinos, gasterofilose, berne, cochiomyia. 
Oestrose 
Oestrus ovis, parasitam mais os condutos nasais. Ciclo biológico de 2 semanas até 10 meses. É uma fêmea ovovivípara, já ovipõe as larvas. 
Importância: os animais ficam estressados, tentam esconder o focinho para evitar a deposição larval. As larvas possuem espinhos cuticulares, são os “cabelos” do berne. Os animais apresentam dificuldade respiratória, queda de produtividade, espirros. Ocasionalmente pode acometer mucosa olfatória e atingir o encéfalo. 
Tratamento: essa parasitose é mais comum no sul. Closantel (zuletel®). Avermectinas também atuam. 
Controle: é muito difícil, prevenção na primavera e no verão, não deixando a larva se desenvolver. Na primavera, vai iniciar um período favorável ao desenvolvimento da mosca. 
Dermatobiose
Causada pela mosca da Dermatobia hominis. É o berne. Além dos bovinos, há cães, gatos, com presença de berne. Os bovinos europeus são os mais suscetíveis, principalmente animal de pelagem escura. Um bovino preto e branco, a região preta vai ser muito mais suscetível, pois absorve e emana mais calor. 
Lesões: nódulo subcutâneo, orifício por onde respira. 
Importancia: queda de produtividade, crescimento retardado, desvalorização do couro. 
A mosca durante o voo captura um vetor, e faz ovopostura na lateral da parede abdominal. É um vetor mecânico. Quando essa mosca pousar sobre um animal de sangue quente, o calor emanado, o dióxido de carbono, faz com que a larva saia do ovo, penetra na pele mesmo íntegra (não precisa ser lesionada). Cai ao solo, se torna pulpa, até emergir a mosca. 
Patogenia: os espinhos cuticulares e os ganchos orais levam ao processo de irritação. Isso gera dor. Pressionando a região do nódulo, o berne se projeta. Não deve puxar o berne, pois ele pode se romper, o orifício fecha, vai formar abscesso. Se for para espremer, espremer até a expulsão total do berne. 
Tratamento: há os bernicidas. Organofosforados (Triclorfon, Diclorvós, coumafós, fention) e lactonas macrocíticas (endectocidas). Formas de aplicação: injetável, pulverização, pour-on e local (tópica). Neguvon: é em pó. Pode ser aplicado localmente, utilizando como veículo água, com um pincel passo em cima do nódulo. A água escorre, não adere. O óleo utilizado, óleo queimado é utilizado. Tomar cuidado, tem que ter diluição correta. Se o animal tem muito berne, vou utilizar pulverização. Normalmente vai ter expulsão do berne. 
Controle: controle de vetores, controle na fase parasitária (bernicida). A maioria dos carrapaticidas são bernicidas, por isso tem diminuído as questões de berne. Em bovinos de corte há maior número de casos de berne, talvez pelo fato de ter menor casos de carrapatos. 
Miíase cutânea
Cochliomyia. Pode ocorrer em feridas ou orifícios naturais. Há duas moscas nas nossas condições: Cochliomyia hominivorax e Cochliomyia macellaria. Chrysomya: parasitas facultativos. 
Importancia: miíase de umbigo e ouvido. 
A fêmea é fecundada uma única vez. Pode ovipor de 250 a 350 ovos. O desenvolvimento é muito rápido. 
Necessita de uma solução de continuidade para haver a penetração da larva. 
Tratamento: limpeza do ferimento e remoção das larvas. aplicação de larvicidas: DDVP, clorfenvinfos e diclorfention. Avermectinas (ivermectina e doramectina) = são mais preventivas. Closantel. Pequenos animais: anestesia, limpeza e tratamento da ferida. 
......................................
Controle de moscas
Musca domestica
Causa certa irritação, as vezes precisamos fazer controle. O estresse interfere na produtividade. 
Chrysomya spp
Material em decomposição, restos de ração, material retirado do cocho do animal. Manejo inadequado de ovos quebrados (em granjas), aves mortas. Esterco acumulado (gaiolas de galinhas poedeiras). 
Stomoxys calcitrans
Hematofagismo (fêmea e macho são hematófagos). Picada dolorida, irritação grande. Se desenvolve em material orgânico.

Continue navegando