Buscar

A coordenação motora global fina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A coordenação motora global
Atividades de grandes grupos musculares com capacidade de execução de diferentes movimentos em diversos segmentos corpóreos ao mesmo tempo (dissociação). Podemos 
citar alguns exemplos de atividades que requerem uma boa coordenação motora global: engatinhar, pular, andar, correr, saltar, rolar, escalar (...).
A boa percepção corporal, a capacidade de análise do gesto a ser realizado, o controle neuromuscular, que permite que o movimento seja realizado de maneira harmoniosa (com força, direção, amplitude de movimento, intensidade e velocidade adequados) e, a memória são fatores que já devem estar desenvolvidos para que haja uma boa coordenação motora global.
Este fator pode ser vivenciado (e /ou estimulado) através de exercícios utilizando movimentos simultâneos, alternados, sucessivos, alternados e sucessivos e assimétricos.
Quando existe algum tipo de alteração relacionado à coordenação motora global, podemos notar consequências como abaixo descritas:
• Gestos desarmônicos;
• Lentidão e movimentação brusca;
• Dificuldade de dissociar movimentos.
Coordenação Motora Fina 
A destreza manual depende de um bom equilíbrio, postura e coordenação motora global. Refere-se aos movimentos de precisão de extremidades 
Existem algumas variações como a coordenação óculo-manual (execução de movimentos de dependem da percepção visual e acompanhamento manual como, por exemplo, desenhar, escrever, arremessar uma bola em um cesto) e a coordenação viso-motora (movimento em resposta a um estímulo visual).
A preensão somente inicia sua adaptação à forma e função do objeto por volta dos 12 meses.
Quando uma criança em idade escolar inicia com exercícios de pré-escrita, não podemos desconsiderar todos os outros estímulos pelos quais ela já passou (ou não), que lhe proporcionaram uma melhor ou pior coordenação motora global, equilíbrio e postura. Até então, as brincadeiras e pequenas atividades cotidianas desempenhadas por elas, foram às responsáveis por essas aquisições.
Para que a criança alcance um objeto (por exemplo, um lápis), ela necessariamente solicita de seu corpo uma estruturação e sequência de eventos que devem ser muito bem coordenados:
• Visualização do objeto;
• Calculo inconsciente de distância, direção, força necessária, velocidade de ação;
• Adoção de postura / e posição que possibilite o alcance;
• Ação muscular integrada entre os responsáveis por estabilizar as articulações envolvidas (cintura escapular, cotovelo, punho e dedos) e os responsáveis por agarrar o objeto (músculos agonistas e antagonistas).
Com o decorrer do tempo e aplicação de estímulos direcionados e significativos, estas ações vão gradativamente se especializando, e cada vez mais, se tornando mais precisas e inconscientes.
Quando por algum motivo, temos alterações presentes neste fator psicomotor, podemos notar dificuldades nas atividades abaixo citadas:
• Abotoar roupas;
• Pentear-se;
• Escovar os dentes;
• Alimentar-se;
• Encaixar a chave e destrancar / trancar portas;
• Seguir linhas pontilhadas;
• Obedecer a espaços e limites ao desenhar / pintar /escrever;
• Dificuldade de encaixe com peças pequenas e médias.
Sensação é um fenômeno gerado por estímulos (biológicos, químicos ou físicos) originados de fora para dentro do organismo produzindo alterações nos órgãos receptores. 
Já a percepção é um processo neurológico de transformação de estímulos puramente sensoriais em fenômenos perceptivos conscientes, ou seja, a tomada de conhecimento sensorial.
	Permite a codificação, organização e interpretação dos dados sensoriais pelo SNC, quando discrimina, identifica e reconhece estímulos anteriormente percebidos.
	
Tônus muscular é o estado de tensão elástica (contração ligeira) que apresenta o músculo em repouso, e que lhe permite iniciar a contração rapidamente após ...
Dispraxia é uma doença comum que afeta o movimento e a coordenação. É também conhecido como transtorno do desenvolvimento da coordenação (DCD).
Reflexo de Moro é um reflexo apresentado somente em neonatos, nos três primeiros meses de vida, desencadeado naturalmente por um susto, barulho ou ...
imagem corporal pode ser considerada como a forma que representamos o nosso corpo para nós mesmos, é a imagem mental que fazemos
motricidade fina exige o uso de músculos menores do corpo. Por exemplo, exige a coordenação de mãos e olhos na hora de escrever, recortar ou pintar
motricidade ampla é a primeira que aperfeiçoamos, porque ela permite os movimentos maiores do nosso corpo: mexer os braços, pernas e mãos, andar, c

Outros materiais