Buscar

Provas diversas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-
A História da Matemática está cada vez mais presente no desenvolvimento metodológico do ensino. . O educador, por meio de pesquisas, verifica a importância de aliar a sua prática ao contexto histórico da compreensão e resolução de problemas do homem durante diversos períodos da construção da sociedade.
 
MUNHOZ, M. G. Proposta metodológicas para o ensino de matemática. Curitiba: Intersaberes, 2013. p.39.
 
Sobre o uso da História da Matemática nos processos de ensino e aprendizagem de matemática, analise as afirmativas seguintes.
I. Só há espaço para a História da Matemática no ensino, quando concebemos a Matemática como atividade humana e, consequentemente, a produção de conhecimento matemático em constante evolução.
II. Devido à ausência de fontes e ao tipo de poucas fontes que existem, o trabalho com História da Matemática na Educação Básica é inadequado.
 III. Abre um campo onde especialistas em Matemática e de outros campos da ciência podem encontrar interesse comum.
IV. Ajuda a entender nossa herança cultural através do conhecimento das aplicações que a Matemática teve e tem, bem como, suas relações com outros campos.
Estão corretas as afirmativas:
C-As afirmativas I, III e IV, apenas.
Você acertou!
Questão 2/10
A atuação como docente depende de algumas premissas que proporcionam um melhor desempenho para o profissional da educação. Entre tais premissas se destacam alguns fundamentos que envolvem a profissão do professor.
 
MUNHOZ, M. G. Propostas metodológicas para o ensino de matemática. Curitiba: Intersaberes, 2013, p 22.
De acordo com o livro-base, em relação aos fundamentos que envolvem a profissão do professor, marque as alternativas relacionadas com tais premissas:
I. Encaminhamento metodológico;
II. Conhecimentos apenas dos conteúdos que vai ensinar.
III. Conhecimento da história da matemática no processo ensino–aprendizagem
IV. Estratégias para tornar o ensino prazeroso e de qualidade.
 
São corretas as afirmativas:
B- Afirmativas I, III e IV apenas.
Você acertou!
Questão 3/10
O planejamento didático visa dar sentido prático, objetivo e eficiente ao ensino das disciplinas, a fim de que os objetivos sejam alcançados. Também proporciona reflexão sobre o trabalho escolar e a prática do trabalho docente.
 
NÉRICI. Metodologia do ensino superior. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1967, p.76.
 
De acordo com  os conhecimentos aprendidos, relacione cada tipo de plano à sua característica principal.
 
Plano ou programa de ensino;
Plano de aula;
Projeto Político Pedagógico (PPP);
( ) Planejamento de todas as situações de ensino e aprendizagem que, durante uma aula, orientarão as interações entre professor e aluno em sala; é elaborado pelo professor.
( ) Planejamento anual de uma disciplina, é elaborado pelos professores da área e coordenação pedagógica.
( ) Planejamento do funcionamento de toda a escola, é elaborado por representantes da comunidade escolar, gestores , alunos e professores.
Agora marque a sequência correta:
2, 1, 3.
Você acertou!
Questão 4/10
Leia o excerto  seguinte.
 
“Embora esforços tenham sido empreendidos para equipar as escolas com computadores e facilitar as diferentes possibilidades de seu uso, sabemos que ainda são poucos os professores que os utilizam em sua prática profissional. Este tem sido um dos fatores que dificultam a consolidação do seu uso nas escolas, uma vez que o professor é tido como um elemento fundamental nesse processo. ”
PENTEADO, Miriam Godoy. Novos Atores, Novos Cenários: Discutindo a Inserção dos Computadores na Profissão Docente. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Unesp, 1999, p. 298.
Fundamentando-se na citação acima e no livro-base, assinale a alternativa correta em relação ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC - nas e
D-O que dá sentido ao uso de uma TIC é a coerência do encaminhamento metodológico preparado como um todo: conteúdo, objetivos, metodologia e avaliação.
Você acertou!
Questão 5/10
Leia os fragmentos de texto a seguir:
O planejamento é uma necessidade em todos os campos da atividade humana, é uma espécie de garantia dos resultados. Sendo a educação uma atividade sistemática que carece de planejamento,não se pode improvisar neste setor.De acordo com  as funções do planejamento escolar, leia as afirmativas seguintes, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Os procedimentos adotados para um bom planejamento devem ter coerência com o PPP da escola.
II. ( ) Ao  prever os objetivos, o ponto de partida deve ser sobre  os conteúdos e sua sequência linear. Os conhecimentos  prévios e do contexto dos alunos só devem ser considerados depois disso.
III.( ) A preparação das aulas requer estudo, pesquisa, seleção de recursos didáticos e, principalmente, a escolha da metodologia de ensino adequada para o contexto da escola em que se trabalha. 
IV.(   ) A coerência é o caminho pelo qual o educador correlaciona todos os  objetivos propostos no planejamento, desde os conteúdos até a avaliação.
Agora marque a sequência correta:
D
V, F, V, V.
Você acertou!
Questão 6/10
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A construção dos diferentes significados leva tempo e ocorre pela descoberta de diferentes procedimentos de solução. ”
 
BRASIL, Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (Matemática). Brasília: A. Secretaria, 1998, p. 69.
 
Nesse sentido, de acordo com o livro base sobre a resolução de problemas, leia as sentenças a seguir, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
I.(  ) É uma das habilidades mais importantes na aprendizagem da matemática.
II.(  ) Estratégias são inerentes à transformações cognitivas e estimulativas.
III.(  ) Resolução de problemas são como ferramentas de raciocínio. 
IV.(  ) É uma tendência metodológica, como tal, cabe ao professor usá-la ou não. Seu  uso não é obrigatoriamente necessário no ensino de matemática.
 
Agora marque a sequência correta:
C-V,V,V,F.
Você acertou!
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto:
Como sabemos, toda metodologia deve ser orientada pelo PPP da escola. [...] O professor deve decidir todos os processos que devem nortear sua prática docente. Nesse sentido, o planejamento das aulas é fundamental para a organização didática do professor.
MUNHOZ, M. G. Propostas metodológicas para o ensino de matemática. Curitiba: Intersaberes, 2013. p.32.
 
Dessa forma, o professor precisa escolher as estratégias mais adequadas de acordo com os objetivos a serem alcançados. De acordo com o livro-base, há perguntas norteadoras para elaboração do plano de aula. Relacione as perguntas norteadoras com seu significado.
 
Por que o que você vai ensinar é importante?
Qual a relação do tema com o currículo geral?
O que os alunos já conhecem sobre o tema?
O que os alunos devem ser capazes de realizar ao final da aula?
Como despertar o interesse do aluno?
 
(  ) O professor deve refletir sobre a importância do conteúdo que planeja ensinar e estar preparado para responder a esse tipo de questionamento.
(  ) O professor precisa chamar a atenção do aluno, buscar conexões entre o conteúdo e a realidade, propor situações práticas e investigativas.
(  ) Investigar previamente os conhecimentos dos alunos sobre o tema auxilia o professor a entender seus alunos e a planejar estratégias de ensino mais adequadas.
(  ) O professor precisa criar momento de apresentar os objetivos e de verificar se houve aprendizagem.
( ) O professor deve conectar o conteúdo de sua aula com o currículo geral, contextualizando suas aulas.
 
Agora, selecione a sequência correta:
B-1, 5, 3, 4, 2.
Você acertou!
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto:
“O estabelecimento de relações é tão importante quanto a exploração dos conteúdos matemáticos, pois, abordados de forma isolada, os conteúdos podem acabar representandomuito pouco para a formação do aluno, particularmente para a formação da cidadania. ”
 
BRASIL, Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (Matemática). Brasília: A. Secretaria, 1998. P. 29.
 
Sobre os modelos de ensino a partir da resolução de problemas, relacione corretamente os modelos às suas características.
 
Modelo normativo – centrado no conteúdo
Modelo incitativo – centrado no aluno
Modelo aproximativo – centrado na construção do saber pelo aluno
 
(   ) Questiona-se e considera-se os interesses dos alunos, suscita-se sua curiosidade, orienta-se a utilização de fontes de informação, responde-se  às suas demandas, procura-se a melhor motivação.
 
(  ) O professor mostra as noções, as introduz, fornece exemplos. O aluno, inicialmente, aprende, escuta, deve prestar atenção, imita, treina, exercita e, finalmente, aplica. O saber é apresentado como finalizado, já construído e sistematizado.
 
(   ) O professor organiza diversas situações didáticas. Organiza a comunicação da aula, propondo em momentos oportunos sistematizações. O aluno ensaia, busca, propõe soluções, confronta-as com a de seus colegas, defende-as, discute. O saber é considerado dentro de sua própria lógica.
 
Agora, selecione a sequência correta:
E- 2, 1, 3.
Você acertou!
 
Questão 9/10
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Pelo aspecto do cálculo, adição e subtração estão intimamente relacionadas. Para calcular mentalmente 40 - 26, alguns alunos recorrem ao procedimento subtrativo de decompor o número 26 e subtrair primeiro 20 e depois 6; outros pensam em um número que devem juntar a 26 para se obter 40, recorrendo neste caso a um procedimento aditivo”
BRASIL, Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (Matemática). Brasília: A. Secretaria, 1998, p. 69.
 
De acordo com o livro base, é importante mostrar as relações das propriedades da adição que são:
C- De fechamento, associativa, elemento neutro, comutativa.
Você acertou!
As propriedades da adição, no conjunto dos números naturais (trabalhado neste nível de ensino) são:
Fechamento: a soma de dois números naturais, resulta sempre em um número natural.
Associativa: (a + b) + c = a + (b + c)
Elemento neutro:   a + 0 = a.  (O elemento neutro é o zero)
Comutativa: a + b = b + a.
Argumento de acordo com livro base, p.78.
Questão 10/10
Leia a citação a seguir.
“A introdução das novas tecnologias – computadores, calculadoras gráficas e suas interfaces que se modificam a cada dia - tem levantado diversas questões. Dentre elas destaco as preocupações relativas às mudanças curriculares, às novas dinâmicas da sala de aula, ao ‘novo’ papel do professor e ao papel do computador nesta sala de aula.”
BORBA, Marcelo Carvalho. Tecnologias Informáticas na Educação Matemática e Reorganização do Pensamento. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Unesp, 1999, p. 285.
 
Fundamentando-se no livro-base e no texto acima, sobre as preocupações com o currículo diante do uso das TIC, analise as alternativas.
I. O uso das TIC não exige mudanças curriculares, necessariamente.
II. O uso das TIC pode ser feito paralelamente ao desenvolvimento do currículo base.
III. Para usar TIC no ensino de matemática o currículo precisa ser reestruturado.
IV. O professor precisa saber avaliar os melhores recursos tecnológicos a serem utilizados para cada conteúdo curricular.
V. Os recursos tecnológicos podem ser utilizados sem preocupação com a coerência em relação ao currículo.
 
Estão corretas:
As afirmativas I, II e IV, apenas.
Você acertou!

Outros materiais