Buscar

trab marcia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A matéria do Valor Econômico de 5/1/2016 é um bom exemplo de como o Governo pode usar os impostos para proteger as indústrias siderúrgicas nacionais. Como você explicaria o efeito dessa medida utilizando o modelo estudado?
O aumento das alíquotas é uma medida para aumentar a arrecadação, equilibrar o balanço de pagamentos brasileiro e uma tentativa de reanimar a indústria brasileira, que está sucateada por falta de demanda do aço nacional. Pois está havendo muita oferta do mercado internacional que atinge diretamente a indústria brasileira. 
O aumento das alíquotas de importação de aço de outros países iria aliviar a pressão que as siderúrgicas brasileiras estão passando iria aumentar significativamente a demanda nacional, o que ajudaria como uma medida temporária para amenizar o estado atual.
Mas deve ser discutido quais efeitos isso causaria nos outros setores que utilizam o aço em suas atividades pois será um golpe, e talvez fatal, na competitividade da indústria de transformação, que se utiliza do aço para a produção de seus produtos. Com efeito, basta ver a queda vertiginosa na produção de máquinas, automóveis, caminhões e de tantos outros segmentos que se utilizam do aço. No caso específico da indústria de máquinas, a queda acumulada de faturamento, de janeiro de 2012 até outubro de 2015, já é da ordem de 30%, uma queda sem precedentes, que já provocou a demissão de mais de 60 mil trabalhadores.
Então pode ser analisado que o aumento da alíquota seria bom para as siderúrgicas brasileiras, mas em contrapartida seria ruim para os demais segmentos que utilizam do aço. Pois estaria aumentando seus custos, o que tornaria a competitividade menor e causaria um número elevado de demissões que poderia ser maior que o das indústrias siderúrgicas.

Outros materiais