Buscar

AV3 CIVIL1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Em recente julgado no STJ (Superior Tribunal de Justiça - Resp 1120676) foi reconhecido o direito dos pais de receberem a indenização por danos pessoais, prevista na legislação regulamentadora do seguro DPVAT, em face da morte do feto por atropelamento de mulher grávida. Assim, essa decisão corrobora com a seguinte teoria a respeito da personalidade civil:
		
	
	teoria concepcionista
Paula Paulete, modelo internacionalmente conhecida, foi fotografada (sem sua autorização) enquanto enquanto descansava com o marido em sua ilha particular no litoral fluminense. As fotos, vendidas pelo "paparazzi", ainda não foram publicadas. As providências que Paula deverá tomar são:
	 Deverá ingressar com medida judicial visando fazer cessar a ameaça de lesão (publicação), bem como uma ação visando a reparação de danos pela quebra de seu direito à privacidade.
	
Pedro e seu avô, Paulo, viajavam de avião de Nova Iorque para Berlim. Durante a viagem, o avião apresentou problemas e veio a explodir no ar. Diante desta situação é correto afirmar: O Direito Brasileiro irá considerar que Pedro e Paulo morreram simultaneamente.
Paulo tem 17 anos de idade e foi emancipado por seus pais. Possui um automóvel em seu nome. À noite, sai de casa com o referido veículo, sem o conhecimento de seus pais, e acaba por atropelar duas pessoas, causando em ambas lesões graves. Diante da situação fática narrada, é correto afirmar: 
Paulo não responderá por crime, pois apesar de emancipado não possui maioridade penal, responderá de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
(FCC ¿ Juiz do Trabalho Substituto 6ª região/2013) A Lei nº2 dispôs sobre toda a matéria de que tratava a Lei nº1; a Lei nº4 trouxe disposição incompatível com a Lei nº3, a Lei nº6 expressamente revogou algumas disposições da Lei nº5 e a Lei Geral nº8 trouxe, sobre a mesma matéria, disposições a par da Lei Especial nº7. Pode-se então, afirmar que:
	 A Lei nº5 foi derrogada e a Lei nº7 não sofreu revogação parcial, nem total.
	
Assinale a alternativa correta Consideram-se bens móveis para os efeitos legais, de acordo com o Código Civil:
 As energias que tenham valor econômico
Antônio, 35 anos, trabalha numa plataforma de exploração de petróleo em alto-mar. Por motivos não esclarecidos, a estrutura naufraga e a maioria das pessoas embarcadas não são resgatadas. Esgotadas as buscas, muitos corpos não são encontrados, inclusive o de Antônio. Considerando haver prova do embarque, do naufrágio e dos encerramentos das buscas sem sucesso em localizar o corpo de Antônio, verifica-se no caso em tela o seguinte instituto jurídico
	 Morte presumida
	OAB 12º EXAME/2013) José, brasileiro, casado no regime da separação absoluta de bens, professor universitário e plenamente capaz para os atos da vida civil, desapareceu de seu domicílio, estando em local incerto e não sabido, não havendo indícios ou notícias das razões de seu desaparecimento, não existindo, também, outorga de poderes a nenhum mandatário, nem feitura de testamento. Vera (esposa) e Cássia (filha de José e Vera, maior e capaz) pretendem a declaração de sua morte presumida, ajuizando ação pertinente, diante do juízo competente. De acordo com as regras concernentes ao instituto jurídico da morte presumida com declaração de ausência, assinale a opção correta: 
Quanto ao casamento de José e Vera, o Código Civil atual reconhece efeitos pessoais e não apenas patrimoniais ao instituto da ausência, possibilitando que a sociedade conjugal seja dissolvida como decorrência da morte presumida do ausente.
Alberto instituiu uma fundação por escritura particular, com finalidade educacional, e com dotação de bens livres, tendo registrado o instrumento no Cartório de Títulos e Documentos, deixando de mencionar a maneira de administrá-la.
A instituição fundacional é nula, integralmente, como nulo é o seu registro.
	 Código Civil de 2002 prevê como princípios a socialidade, a eticidade e a operabilidade que atendem aos preceitos do princípio da dignidade da pessoa humana e:
		
Da teoria tridimensional do direito
	(Questão 26 - 126º Exame OAB-SP) - Assinale a alternativa incorreta:
		
As ofensas aos direitos da personalidade dão origem ao dano moral puro, que jamais poderá traduzir-se num dano patrimonial indireto se impedir ou dificultar a atividade profissional da vítima.
Preceitua o artigo 6º do Código Civil que ¿a existência da pessoal natural termina com a morte¿, destacando-se assim a importância da indicação do momento da morte, já que com a morte abre-se a sucessão. Se duas pessoas ou mais morrerem no mesmo momento sem se poder indicar se uma morte antecedeu a outra, essas mortes serão consideradas simultâneas, também denominadas de:
 Comoriência
	X EXAME DE ORDEM UNIFICADO
A hermenêutica aplicada ao direito formula diversos modos de interpretação das leis. A interpretação que leva em consideração principalmente os objetivos para os quais um diploma legal foi criado é chamada de
		
Interpretação teleológica, pois o sentido da lei deve ser considerado à luz de seus objetivos.
XVI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Os tutores de José consideram que o rapaz, aos 16 anos, tem maturidade e discernimento necessários para praticar os atos da vida civil. Por isso, decidem conferir ao rapaz a sua emancipação. Consultam, para tanto, um advogado, que lhes aconselha corretamente no seguinte sentido:
José poderá ser emancipado em procedimento judicial, com a oitiva do tutor sobre as condições do tutelado.
No tocante aos bens, é correto afirmar:
	Consideram-se imóveis, para efeitos legais, os direitos reais sobre imóveis e as ações que os asseguram, bem como o direito à sucessão aberta.
	
	É finalidade da fixação dos domicílios da pessoa natural e da pessoa jurídica, exceto:
		
A fixação do domicílio está tão somente adstrita às questões de natureza civil, razão pela qual está normatizado através de nosso Código Civil.
	
A respeito dos negócios jurídicos podemos afirmar, exceto:
É certo que nem todo negócio existente é válido, porém se pode afirmar que o negócio válido é eficaz.
	No que concerne à lei e sua vigência:
	
	Como regra, tem ela caráter permanente, pois se mantém em vigor até que outra a modifique ou revogue.
	
(Procurador - Fundação Hospitalar Getúlio Vargas - 2014 - FUNDATEC) No Direito Civil, em relação à prescrição, é correto afirmar que:
Não corre prescrição contra absolutamente incapaz.

Outros materiais