A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Pré-visualização | Página 7 de 8

Tem como objetivo identificar candidatos para as oportunidades de estágio, com um amplo cadastro de estudantes, apoiando o processo seletivo, recrutando e selecionando de acordo com o perfil de estágio estipulado pelas empresas.
Esta afirmativa diz respeito a que tipo de instituição?
		
	
	Faculdades Integradas.
	 
	Agente de Integração.
	
	Centros acadêmicos.
	
	Universidade Privada.
	 
	Centro Universitário.
	Uma empresa que valoriza seus estagiários e trainee's, através de programas bem definidos para essas duas categorias, certamente está buscando desenvolver estratégias de desenvolvimento organizacional a médio e longo prazos. Considerando esta afirmativa como sendo verdadeira, é correto afirmar que:
		
	
	Um Estagiário que está no último ano se formando não poderá na mesma empresa ingressar no Programa de Trainee, sendo admitido como funcionário.
	 
	Um  Trainee pode ser desenvolvido para ocupar um cargo gerencial em um curto espaço de tempo.
	
	Um bom Programa de Trainee permite que não haja mais necessidade de outras capacitações e cursos quando o treinee assumir um outro cargo futuramente.
	
	Estagiários e Trainees representam sempre um bom investimento para as organizações fazerem, mesmo que a empresa não tenha programas específicos.
	
	Um bom Estagiário, quando terminar o seu período de estágio, não poderá no futuro retornar à empresa e concorrer a um cargo que esteja dentro do seu perfil.
	
	Estagiários são estudantes que estão geralmente receptivos a aprender tudo que a organização pode ensinar, porém a área de RH deve acompanhar de perto o cumprimento do programa de estágio pelas áreas a fim de não  ser desviado o objetivo do aprendizado do estagiário. Diante disso pode-se afirmar que:
		
	
	O programa de Estágio deve ser elaborado após a entrada do Estagiário pela área.
	
	A área de RH não deve intervir em outra área caso perceba que o  programa de Estágio não está sendo cumprido como deveria.
	 
	Estagiários devem aprender tudo o que a organização puder oferecer, mesmo que não esteja contemplado no programa de estágio.
	 
	Estagiários devem preocupar-se em aprender o que está relacionado a sua área acadêmica, pois esse é o momento de praticar.
	
	Estagiários devem submeter-se a tarefas rotineiras como tirar cópias, fazer café, ente outros.
	
	Atualmente com as mudanças ocorridas no mercado de trabalho mesmo para selecionar um Estagiário as empresas estão fazendo um processo bem apurado e longo, como provas de línguas, conhecimentos gerais e específicos, dinâmicas de grupo ,entrevista, enfim como se fosse para um cargo de um funcionário. Podemos afirmar que as organizações que agem dessa forma estão:
		
	
	As mudanças do mercado de trabalho nada influenciam na decisão de uma organização.
	
	Essas organizações não valorizam o Estagiário
	
	Querendo um Estagiário como se fosse mão de obra barata servindo como funcionário.
	
	Ultrapassando limites do número de técnicas necessárias a ser aplicada em uma Seleção.
	 
	Pensando desde o início tentar escolher um Estagiário que se adeque mais ao perfil da organização e caso ele seja bom ter a oportunidade de ser contratado posteriormente.
	
	Os Programas de Estágio e Trainees são excelentes fontes de formação de jovens profissionais em início de carreira que buscam oportunidades de crescimento diferenciado dentro das organizações. O Programa de Estágio, em algumas empresas, é elaborado anualmente com o objetivo de identificar jovens profissionais, canalizando esforços para divulgação de todas as vagas existentes para esse mercado. Assinale a resposta correta que diz respeito ao programa de estágio.
		
	
	treinamento para assumir posteriormente um cargo de gerente ou coordenador
	
	precisa ter 2 anos de formado em um curso de graduação
	
	o profissional passa por diversos setores da empresa
	
	preparam os jovens para ocupar cargos altos, liderar equipes
	 
	forma de complementar com a prática a aprendizagem acadêmica
	
	As organizações utilizam-se dos programas de trainees para preparar pessoal para assumir responsabilidades futuras. Assim, o objetivo do programa trainee é investir numa estratégia de oxigenação, buscando jovens com novas ideias e alta motivação, preparando esses jovens para:
		
	 
	Assumir cargos de liderança.
	
	Assumir cargos de auxiliar.
	
	Assumir cargos de assistentes.
	
	Assumir cargos subalternos.
	
	Assumir cargos operacionais.
	
	É importante a empresa investir em Programas de Estagiários e Trainees para desenvolver talentos para ela mesma. Estagiários e Trainees possuem diferenças básicas. É correto afirmar que:
		
	
	O Estagiário se tiver um bom desempenho sempre pode ingressar no Programa de Trainee.
	
	Estagiário é um estudante e Trainee é um profissional já formado há dez anos.
	
	Estagiários e Trainees são regidos pelas mesmas leis.
	
	O programa de Estagiários leva em conta que sirvam de mão-de-obra barata para a organização.
	 
	Estagiário é um estudante e Trainee é um profissional recém-formado.
	
	O processo de Seleção de Estagiários e Trainees numa dada organização deve acontecer de forma que os mesmos sejam atraídos pela mesma e queiram fazer parte  dela. Diante disso podemos afirmar que:
		
	
	As organizações não precisam se preocupar em como devem atrair Estagiários e Trainees, eles aceitariam qualquer coisa , pois querem experiência.
	
	O RH terá sempre mais condições de decidir pela contratação dos Estagiários e Trainees já que é ele quem controla os Termos de Compromissos.
	
	Trainees são profissionais recém formados e por isso o perfil a ser avaliado deve ser mais flexível.
	
	As organizações não devem levar em consideração as solicitações das áreas, o RH decidirá pela Seleção dos Estagiários.
	 
	As organizações devem escolher técnicas adequadas ao perfil do cargo de Estagiário e Trainee que ela deseja e avaliá-los a partir disso e de quemsolicitou.
AULA 10
	
	O número de candidatos selecionados é um indicador de quantidade e expressa:
		
	
	O número de candidatos oriundos do recrutamento interno, considerando a cultura da empresa.
	 
	O úmero de candidatos selecionados para envio ao requisitante em um determinado processo seletivo.
	 
	O número de candidatos que apresentaram o perfil de competências definido pela empresa.
	
	O número de candidatos que responderam à convocação após a triagem.
	
	O número de candidatos que participaram da entrevista por competências.
	
	Um elevado índice de rotatividade ou turnover numa organização demonstra que algo não vai muito bem. Várias podem ser as causas do turnover, entre elas:
		
	
	Nenhuma das alternativas acima.
	
	Uma boa política de RH como benefícios, planos de carreira podem ajudar para o turnover elevar-se.
	
	A Entrevista de Desligamento não auxilia em nada para descobrir algumas causas do turnover.
	 
	Falta de transparência na organização com seus colaboradores, clima tenso, dificuldades na comunicação podem elevar o indice do turnover.
	
	Um bom clima organizacional bem como boa relação interpessoal elevam o turnover.
	
	Vimos que existem alguns indicadores quantitativos e qualitativos determinados pela área de Recursos Humanos que irão mensurar o grau de satisfação dos clientes com os serviços prestados e o alcance dos objetivos estabelecidos pela organização. É um dos indicadores quantitativo:
		
	
	pesquisa de clima identificando o grau de satisfação dos funcionários com as estratégias corporativas adotadas é composta de perguntas relacionadas aos valores organizacionais.
	 
	levantamento, por meio de perguntas, buscando respostas que são confidenciais e que, após consolidadas, é apresentado o percentual de favorabilidade, satisfação, dos