A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Pré-visualização | Página 8 de 8

funcionários com as políticas da organização.
	 
	todos os custos incorridos para a realização de um processo seletivo, técnicas e ferramentas de seleção, viagens, consultorias, etc., que irão compor o custo total do processo.
	
	pesquisa de qualidade conduzida pelo RH. Trata-se de um formulário com questões relativas ao nível de satisfação do requisitante com o processo seletivo realizado.
	
	entrevista de desligamento conduzida pelo RH no momento de saída do funcionário da organização é um processo voluntário de participação para aqueles que solicitam desligamento ou são desligados.
	
	Um dos indicadores utilizados no processo seletivo é o indicador de quantidade. Neste sentido, assinale a opção, cuja definição expressa este indicador:
		
	
	O número de candidatos desejados pelo setor requisitante.
	
	O número de candidatos que compareceram para a dinâmica de grupo.
	
	O número de candidatos que resultou da triagem.
	 
	O número de candidatos que foram identificados durante o processo seletivo.
	 
	O número de candidatos que passaram para a etapa final do processo.
	
	O processo de recrutamento e seleção, assim como qualquer processo, deve ser acompanhado e mensurado. Um dos indicadores para se verificar esse processo se utiliza da reunião com o profissional que está saindo da empresa. Nessa oportunidade, esse profissional tem a oportunidade de expressar sua percepção em relação aos gestores, clima interno, remuneração, benefícios etc. e o RH pode avaliar eventuais problemas no processo de seleção. Esse momento é denominado de:
		
	
	Pesquisa de percepção
	
	Entrevista de saída
	 
	Entrevista de desligamento
	
	Análise interna
	
	Hora da verdade
	
	Maria, assistente de RH em sua empresa, deverá apresentar a seu gerente um relatório, avaliando o número de candidatos selecionados no processo de recrutamento e seleção realizado para o prenchimento de determinada vaga. Maria deverá, então, tratar:
		
	 
	Do número de candiddatos que foram identificados em todo o processo seletivo, através do envio de currículos.
	
	Do número total de candidatos oriundos dos recrutamentos interno, externo e misto.
	
	Do índice de rotatividade no mes em que ocorreu o processo seletivo.
	
	Do número de candidatos oriundos do recrutamento interno.
	 
	Do número de candidatos que foram enviados ao gestor do setor requisitante da vaga.
	
	O recrutamento e seleção é um subsistema que deve apresentar indicadores de monitoramento de resultados, de forma a garantir uma reavaliação permanente do processo, levando a possíveis ajustes para melhoria contínua. Qual a alternativa abaixo que não faz parte dos indicadores quantitativos:
		
	
	custo da seleção
	
	tempo de seleção
	 
	candidatos selecionados
	
	rotatividade
	 
	pesquisa de clima
	
	Alfredo Souza, responsável pelos processos de recrutamento e seleção em sua empresa, precisa emitir um relatório, avaliando qualitativamente a eficácia e eficiência do último processo conduzido. Alfredo decidiu, então, realizar:
		
	
	Comparar o número de candidatos que se apresentaram com o número de candidatos que foram enviados ao setor requisitante.
	 
	Calcular o índice de rotatividade do último mes no setor requisitante da vaga, para verificar a adequação dos novos funcionários às suas funções.
	
	Levantar o número total de candidatos que se apresentaram através do recrutamento interno, do externo e do misto.
	 
	Uma Pesquisa de Qualidade junto ao requisitante da vaga, com questões pertinentes ao processo em questão, tais como: rapidez do processo, qualidade dos candidatos apresentados etc.
	
	Calcular o tempo gasto para a realização do processo e seu custo total.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.