Buscar

RELAÇÕES HUMANAS INTERPESSOAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELAÇÕES HUMANAS INTERPESSOAIS - O fortalecimento para o desempenho profissional
ADMINISTRACAO
27/09/2012
Não há quem duvide que o sucesso de uma empresa esta intrinsecamente ligada às boas Relações Humanas Interpessoais entre equipe de trabalho e os objetivos a serem alcançados, permitindo maior cooperativismo entre líder, por meio de conhecimentos, valorização do profissional alcançando uma integração real e um ambiente de trabalho direcionado a obtenção de qualidade.
As nossas relações humanas estão sempre voltadas ao nosso convívio familiar, educacional ou profissional e é no ambiente profissional que passamos a maior parte de nossas vidas. Segundo Chiavenato (1989, p 18), “[...] é difícil separar as pessoas das organizações, e vice versa [...]. 
As organizações estão presentes na nossa sociedade e na vida de todas as pessoas: escolas, igrejas, vida social, trabalho.
O ser humano é eminentemente social: ele não vive isolado, mas em continua interação com seus semelhantes. Nas interações humanas, ambas as partes envolvem-se mutuamente, uma influenciando a atitude que a outra irá tomar, e vice-versa. Devido às suas limitações individuais, os seres humanos são obrigados a cooperarem uns com os outros, formando organizações para alcançar objetivos. A organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas. A cooperação entre elas é essencial para a existência da organização. (CHIAVENATO, 1993, p.20)
As relações humanas interpessoais são fundamentais para o sucesso do nosso dia a dia nas empresas. Se vivermos harmoniosamente com nossos colegas de trabalho, tornar-se-á um circulo alegre, divertido e inspirador. Qualquer relacionamento envolve expectativas, responsabilidades, vantagens, decepções, pois o fato de envolver ao menos duas pessoas já se faz disso um envolvimento algo excepcional e ter de conviver eventualmente e ainda depender de outro individuo pode não ser muito confortável para muitos, o que não é raro você encontrar pessoas que escolherem a solidão por ter outras prioridades.
Delimitando-se o que se conceitua a cultura organizacional está às normas, valores e padrões sociais que influenciam este ambiente, absorvendo características de cada membro. O gestor empresarial deve criar condições de adaptação e mudanças na empresa, onde o potencial humano é estimulado juntamente com a qualidade associada à produtividade.
Segundo Gramigna: Normalmente, em qualquer empreendimento em equipe (pessoal ou profissional), tudo se inicia com um contrato de expectativas e responsabilidades. Nesse contrato são definidas as normas de participação, as responsabilidades, as metas a alcançar, os prazos etc...Enquanto todos os envolvidos cumprem sua parte, tudo segue bem. No momento em que alguém quebra um item do que foi negociado, inicia-se o processo de conflitos. Muitas vezes, o processo é lento e as pessoas não se confrontam imediatamente, mas dão pistas de sua insatisfação. Algumas mais visíveis (mau humor, agressividade no trato com o outro, atrasos, etc.) e outras pistas surgem de maneira mais velada, por boatos, fofocas, formação de “panelinhas” e redução do nível de produtividade (2004, p.149).
Os fatores ocasionais são vários e a organização percebeu a importância do comportamento e de entender o ser humano e desta forma procurou novas perspectivas de fortalecer as Relações Humanas Interpessoais, fortalecendo o desempenho profissional, fazendo com que a equipe atinja objetivos e superem as metas que agreguem valores aos negócios.

Outros materiais