Buscar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Ensino fundamental

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
ANDREA LUCIA FRANÇA REIS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
JOÃO MONLEVADE
2017
ANDREA LUCIA FRANÇA REIS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
 Relatório de Estágio Supervisionado:
 Educação Fundamental Apresentado a
 UTA Historicidade
 Do curso de pedagogia do
 Centro Universitário Internacional
JOÃO MONLEVADE
2017
INTRODUÇÃO 
 
 O estágio é entendido como eixo articulador da produção do conhecimento em todo o processo de desenvolvimento do currículo do curso. Baseia-se no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica “pôr em uso” conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica, quer na vida profissional e pessoal. Como instrumento de integração, o Estágio Curricular constitui-se numa atividade centrada no homem como ser ativo e capaz de fazer a articulação entre a teoria e a prática, entre o saber e o fazer. É também uma atividade de relacionamento humano comprometida com os aspectos afetivos, sociais, econômicos e, sobretudo, político cultural, porque requer consciência crítica da realidade e suas articulações.
 O estágio possibilita ao aluno entrar em contato com problemas reais da sua comunidade, momento em que, analisará as possibilidades de atuação em sua área de trabalho. Permite assim, fazer uma leitura mais ampla e crítica de diferentes demandas sociais, com base em dados resultantes da experiência direta. Deve ser um espaço de desenvolvimento de habilidades técnicas, como também, de formação de homens e mulheres pensantes e conscientes de seu papel social. O estágio deve ainda, possibilitar o desenvolvimento de habilidades interpessoais imprescindíveis à sua formação, já que no mundo atual são priorizadas as ações conjuntas e a integração de conhecimentos.
 O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações relacionadas ao estagio supervisionado na Educação Fundamental realizado na Escola Estadual Louis Ench A intervenção foi feita no período vespertino no mês de Julho de 2017 conforme combinado com a professora regente, tendo como base aprimorar a pratica em sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas. 
 Este relatório é composto da descrição das observações vivenciadas nesse período, essa observação foi participativa, pois é impossível não estar junto ás crianças e não participar.
A experiência vivida na sala do Louis Ench me mostrou claramente o que significa ser professor na Educação Fundamental saber como trabalhar determinado conteúdo, para que a criançada realmente se desenvolva, aprenda com compreensão. Portanto, é no estágio pratico em sala de aula que o professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão. Segundo Silva, 2007, p.35, “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado”. 
 
 
2. Desenvolvimento
2.1 A escola estagiada 
 O Estágio Supervisionado Educação Fundamental, tendo como orientadora a professora , foi realizado na Escola Estadual Louis Ench, situada à Rua: São Domingos, número 37, no bairro José Elói, CEP 35.930-196, localizada na cidade de João Monlevade, no estado de Minas Gerais. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (31) 3851-1620 e do e-mail 
 O estagio foi realizado no período de 26 de Junho de 2017 a 28 de Julho de 2017 nos turnos Vespertino para entrevista e verificação de informações pertinentes ao estagio em documentos da escola e no turno vespertino para observações participativas das aulas, e aplicação do plano de ação, sendo observada a turma de 4° ano. 
 A escola oferta atendimento nos níveis educação infantil no período vespertino. A instituição atende a um número total de 60 alunos é um centro educativo que harmoniza fé, cultura e vida. Cada aluno é considerado um sujeito ativo que constrói seu conhecimento através das interações e que pode ser um agente de transformações sociais.
 A instituição conta com uma completa infraestrutura: salas de aulas amplas e adequadas à faixa etária, parque infantil; casinha de boneca; biblioteca; banheiros masculino e feminino; sala de arte; laboratório de informática.
 As atividades realizadas pelas crianças ficam em exposição, fazendo parte também da organização da sala de aula. Há um ambiente de afetividade e respeito entre todos, que proporciona às crianças acolhimento e segurança ao sentirem amadas e respeitadas.
 Quando inicie o estagio as crianças estavam aprendendo sobre o corpo humano, partes do corpo (cabeça, tronco e membros) cuidados com o corpo; higiene, órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar).
 As crianças são sempre ouvidas pela professora, o material para construir e fazer a montagem de um corpo humano foi doado pelos pais em materiais recicláveis e foram as crianças que confeccionaram, de acordo com suas ideias, vontades e opiniões, colocando a criança como centro do processo de ensino e aprendizagem.
 A rotina de sala de aula e estabelecida pela professora no começa da aula, na roda de conversa, onde são mostradas as atividades que serão realizadas durante o dia, proporcionando certa autonomia, pois estão conscientes das atividades que vão realizar durante o dia.
 A rotina diária ou semanal das crianças inclui roda de conversa, parque externo, atividades dirigidas, lanche, hora da fruta, espaços, culinárias, educação física, aula de Inglês, aula de musica, aula de informática e hora do conto.
 As atividades são desafiadoras, significativas e integradas, proporcionam às crianças investigarem a realidade observando, explorando, fazendo perguntas, criando hipóteses, experimentado possibilidades e partilhando ideias e sentimentos.
 
2.2 Atividades desenvolvidas no estágio
 O estágio teve a duração de 41 horas. A proposta da disciplina è que o estudante orientado pela professora participe de todas as atividades de uma sala de aula.
 Participei de todas as atividades que compõe a rotina da turma, dentre elas as aulas de musica, aulas de e educação física.
 Quando iniciou o estágio elas estavam terminando uma atividade na qual o pai ou a mãe de cada criança com o dia agendado iam ate a escola contar uma historia infantil para as crianças. O que mais me chamou a atenção e principalmente me encantou no estágio foi perceber a criança como sujeito ativo no processo de aprendizagem e formação. 
 As salas de aula da educação infantil são organizadas por espaços com suas próprias características que estimulam a leitura, imaginação e criatividade das crianças.
2.3 Plano de ação
Identificação
Instituição: Centro de Educação Infantil Barquinho Amarelo
Professora: Cibele Cristina da Silva Andrade
Estagiaria: Andrea Lucia França Reis
Turma: 3° período
Numero de alunos: 15 
Tempo de duração da aula: 4 horas
Eixo de trabalho e conteúdo
O corpo Humano e os sentidos 
Objetivos
Identificar as partes do corpo para familiarizar-se elas valorizando suas funções 
Conscientizar sobre os cuidados e higiene do corpo para termos saúde.
Expressar sua criatividade em atividade de arte ampliando seu conhecimento de criação.
Desenvolver a coordenação motora ampla nas atividades.
Materiais utilizados/recursos
Frutas: laranja, limão.
Agua, gelo
Folhas impressas 
Fundamentos teórica/ síntese do assuntoO estágio nos dá a oportunidade de testar na prática, o aprendizado teórico que tivemos ao longo do curso.
 Segundo Paulo Freire Apud Weiduschat (2007, p, 51):
Quero dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal maneira que quem ensina aprende [...] o fato, porém, de que ensinar ensina o ensinante a ensinar certo conteúdo não deve significar, de modo algum, que o ensinante se aventure e ensinar sem competências para fazê-lo [...] A responsabilidade ética, politica e profissional do ensinante lhe coloca o dever de se preparar, de se capacitar, de se formar antes mesma de iniciar sua atividade docente.
Trabalhar o tema corpo humano e prazeroso porque as crianças já tem certa curiosidade sobre o assunto, que pode ser estimulada e ajudara a abordar outros temas relacionados.
Encaminhamento metodológico 
 A proposta foi trabalhar como funcionam os sentidos no corpo humano, a turma de 15 alunos com a proposta de atividade de pratica, foi bem empolgante ver os alunos trabalhar o que antes era teoria agora se transformando em algum concreto pra eles, superfícies lisas e ásperas; as crianças puderam analisar suas diferenças. E principalmente compreender e identificar o que foi proposto os materiais utilizados foram laranja, limão, agua, gelo. Começamos demostrando e deixando as crianças experimentar a laranja como o doce, o limão como o azedo e claro nenhuma criança quis provar o limão, pois, já tinham experiências com o mesmo, ah, é azedo.
A agua em seu estado sólido (gelo) e líquido, som (audição), imagem (visão), e olfato (odor). Usando o gelo, explicamos a diferença do frio, gelado, quente, dos cuidados que devemos ter em relação ao fogo, não ficar perto do fogão quando a mamãe estiver cozinhando. Percebe-se que através de momentos lúdicos, há muito mais interação, aprendizado entre as crianças. 
 Depois foi feito uma atividade de colorir e identificar as partes do corpo e para encerramento da aula cantamos a musica cabeça, ombro, joelho e pé.
Referências 
Para Vygotsky a aprendizagem se dá através da interação com os outros indivíduos. É a partir dos saberes que os indivíduos já possui que o professor deve começar a educa-lo formalmente. Para isso, o educador precisa entender que educar é escutar a criança, envolvendo-se com criatividade na vida da mesma. Respeitando-a como ser único capaz de criar e produzir ações. 
Anexo
3. Considerações finais
 Ao término do estagio exigido pela disciplina estagio curricular supervisionado educação infantil, ficou a certeza da importância de conhecer a realidade de uma instituição escolar infantil, foi gratificante e de grande importância, de maneira que contribuiu para minha pratica pedagógica, pois foi possível colocar em pratica todos os conhecimentos adquiridos durante o curso.
 Cabe ao educador buscar praticas educativas prazerosas e geradoras de conhecimentos estabelecendo, desta maneira, uma relação entre o aprender e aprender brincando, que, por consiste em encantar as crianças e de forma lúdica. 
 Dai se entende que o professor deve sempre buscar propostas desafiadora e que auxiliam na descoberta do novo, sempre com a ajuda de estudos bibliográficos e metodológicos.
 Todo esse tempo de observação e regência comprovou o quanto se faz necessário realizar o estagio supervisionado, pois traz benefícios tanto para o estagiário quanto para a instituição que recebe o estagiário.
 O aluno estagiário pode compreender melhor o que aprendeu durante o curso, pois a vivencia em sala de aula muda completamente o pensamento de que toda criança reagem de maneira igual o que e apresentado pelo professor.
 A escola de certa forma também e beneficiada com a presença do estagiário, a sala de aula ganha um novo ajudante que pode intervir e trazer coisas novas ao professor se assim permitir, colaborando para o desenvolvimento das melhorias em sala de aula.
 Portanto pode se concluir que principal objetivo desse estudo e formar profissional capaz de colaborar para o desenvolvimento da educação infantil, oferecendo atividades novas que iram contribuir no aperfeiçoamento de habilidades motoras, intelectuais e cognitivas, levando a criança se tornarem um adulto criativo, críticos e que possa agir com autonomia.
4. Referências
 
SCHOTTEN, Neuzi. Processos de Alfabetização. Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). Indaial: Ed. ASSELVI, 2006.
SILVA, Daniela Regina da. Psicologia da Educação e Aprendizagem. Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). – Indaial: Ed. ASSELVI, 2006.
SILVA, Daniela Regina da. Psicologia Geral e do Desenvolvimento. Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). – Indaial: Ed. ASSELVI, 2005.
WEIDUSCHAT, Íris. Didática e avaliação. Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI): Indaial: Ed. ASSELVI, 2007, 2. ed.
 
Manual de Estágio- Curso de pedagogia. Centro Universitário Uninter

Continue navegando