Buscar

ESTAGIO GESTAO 2

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ALUNA: Neide Augusta Martins
RU:1751383
TURMA: Pedagogia segunda licenciatura
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO EDUCACIONAL: FORMAL E INFORMAL
BELO HORIZONTE
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ALUNA: Neide Augusto Martins
RU:1751383
TURMA: Pedagogia segunda licenciatura
Relatório de Estágio Supervisionado Gestão Educacional: Formal e Informal. Apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia segunda licenciatura do Centro Universitário Internacional Uninter.
 
 Belo Horizonte
 2017
 
 
 
 
 
 
 
SUMÁRIO 
 
 
1 Introdução ............................................................................................................ 03 
2. Desenvolvimento .................................................................................................. 04 
2.1 Concepção pedagógica....................................................................................... 04 
2.2 Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado ........... 05 
2.3 Caracterização estrutural................................................................................. ...06 
2.4 Caracterização dos profissionais que atuam na escola/instituição estagiada.....06 
2.5 Caracterização da turma estagiada ................................................................... 07 
2.6 Perfil do Professor observado durante o Estágio Supervisionado ..................... 07 
2.7 Descrição das aulas observadas/ministradas......................................................08 
2.8 Plano de oficina pedagógica................................................................................09 
3 Considerações finais..............................................................................................13 
4 Referências bibliográfica........................................................................................ 14 
5 Anexos I – Fichas de Freqüência...........................................................................15 
1-Introdução 
O presente relatório tem como objetivo documentar minhas experiências do estágio Gestão Escolar: Formal e Informal apresentará à descrição do local do estágio, período de duração, as atividades desenvolvidas e reflexões sobre a prática realizada. O estágio Gestão Escolar: Formal e Informal teve como objetivos, aprimorar a prática de gestão, estudos realizados na sala de direção e secretaria e sala de professores proporcionando uma aproximação concreta da realidade profissional, através de situações cotidianas de trabalho, envolvendo toda uma equipe pedagógica. No estágio temos a oportunidade de vivenciar, tudo o que acontece na escola, como planejar conforme a realidade dos alunos, pensar sobre nossas práticas, e também aprender as formas de agir, em todo contexto escolar. As atividades presenciadas neste processo se tornam essenciais quando percebemos que o desenvolvimento de nossas competências são prioritárias para uma atuação pedagógica qualificada. Por meio delas, é possível refletir o quanto tais atividades contribuem para o aprendizado dos alunos e para nossa formação continuada.
 Para a formação profissional do acadêmico em Pedagogia o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo e a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. A metodologia utilizada do estágio e no relatório foi à visita pessoal na instituição, entrevista com a equipe diretiva (direção e coordenação), análise na documentação escolar e também o Projeto Político Pedagógico. 
 
2. A instituição estagiada 
A escola Estadual Afrânio de Melo Franco está inserida em uma comunidade que se constitui historicamente com formas de organização, valores, normas e regras próprias e que se modificam continuamente. De acordo com as instruções e resoluções da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, SEEMG. A Instituição tem como função social a apropriação do conhecimento de forma a tornar possível a compreensão da realidade e atuação consciente sobre ela pelos alunos. Além das orientações advindas da SEEMG a escola conta com o Regimento Escolar que estrutura, define, regula e normatiza as ações do coletivo escolar, já que a escola é um espaço em que as relações sociais se desenvolvem como preparação para o mundo fora de seus muros. Sabe-se que a escola, a educação, numa perspectiva de democratização da escola pública, é direito de todo cidadão e independe de sua condição social, econômica, étnica, de gênero e cultural. 
2.1 Identificação da escola estagiada
A instituição de Educação é mantida pelo Governo do Estado de Minas Gerais e está localizada no bairro Santa Mônica, na Rua dos Comanches 678. A escola foi criada pela Lei/Decreto Estadual de número 7661, de 03/06/1964. A autorização de funcionamento dos anos iniciais (1ª à 4ª série) foi dada pela Portaria/Resolução SEEMG de número 094 de 15/02/1986. O funcionamento do ensino fundamental (6ª a 8ª serie). O Decreto de número 37373 de 05/10/1995 e Portaria de número 10166/95 de 20/10/1995 permitiram à escola ministrar o Ensino Médio. A escola, atualmente, funciona nos três turnos: manhã, tarde e noite e ministra o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e a Educação Integral dos anos iniciais, segundo a Portaria de número 01/2000, sob o código 31002259. Hoje, a escola funciona em três turnos: manhã, tarde e noite e possui sob seus cuidados 1.127 alunos. 
2.2 Concepção pedagógica da Escola Afrânio de Melo Franco
A Escola Estadual Afrânio de Melo Franco tem como objetivo oferecer um ensino de qualidade e que atenda as necessidades da comunidade do seu entorno. O aluno tem como direito garantido por “legislação educacional” de apropriar-se do conhecimento advindos dos conteúdos da “base nacional comum” estabelecido pelo MEC. Outra função da escola é desenvolver valores éticos e morais que transforme os alunos e os tornem cidadãos críticos e criativos, ou seja, que os tornem capazes de tomarem decisões acertadas e economicamente viáveis para que a vida da sua comunidade torne-se mais fácil e justa. 
Os princípios que regem a educação são: igualdade de condições para acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. Defesa do pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, respeito à liberdade e valorização da tolerância.
A Escola Estadual Afrânio de Melo Franco tem como função primeira formar cidadãos que modifiquem a realidade para transformá-la e modificá-la de acordo com as necessidades da comunidade criando condições ideais de aprendizagem e desenvolvendo as habilidades coletivas e individuais inerentes ao ser humano. 
2.3 Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado:
 A concepção da pedagoga sobre a gestão escolar, segundo a pedagoga é para que tenha nas escolas uma gestão democrática de qualidade, todos devem estar envolvidos com os problemas da escola e buscar soluções para uma melhor gestão buscando sempre ajuda necessária para melhorar o ensino.Percebe-se que são alunos interessados que devemos conhecer suas características desenvolver suas potencialidades, reconhecer seus limites para o crescimento e desenvolvimento da identidade proporcionando uma conquista de autonomia para a formação pessoal e social.A possibilidade de, efetuarem escolhas e começar a assumir suas responsabilidades, favorecem o desenvolvimento da auto-estima, o que é essencial para que se sintam confiantes e capazes. 
É notório que o número de alunos é significativamente grande para ministrar as aulas, que se fosse possível diminuir essa demanda de alunos o aprendizado seria de melhor qualidade, mas diante do questionado, a realidade imposta não tem como ser mudada diante do que é previsto pela escola, pela comunidade e pelo governo.
Partindo desse pressuposto, a Escola, procura direcionar a sua prática de ensino, assim como, a sua metodologia, as temporalidades escolares desde o ensino fundamental até o Ensino Médio, levando em consideração, as características, as especificidades, as dificuldades e os anseios que perpetua a esses jovens, de maneira que o professor seja um mediador nesse processo e que a sua transposição didática seja a mais legível possível, agregando estímulo e incentivo n o aprendizado quanto à participação e interesse. Todavia, todo seu plano de ensino tem que ser inclusivo de seus sujeitos.
2.4 Caracterização estrutural da Escola estadual Afrânio de Melo Franco:
A escola Estadual Afrânio de Melo Franco possui uma boa estrutura física, proporcionando segurança aos seus alunos e funcionários, possui 14 salas de aula que são amplas e iluminadas e arejadas, sempre bem limpas, moveis bem conservados, com turno matutino vespertino e noturno, as classes possuem em média 35 a 40 alunos, possui 02 banheiros adequados aos alunos, não possui banheiros de acesso a cadeirantes. A escola possui 01 sala para diretoria, 01 sala para secretaria, 01 sala para xerografia, 01 sala de vídeo, 02 banheiros para funcionários, 01 sala para professores, 01 auditório, 01 biblioteca arejada e iluminada, 01 sala laboratório de informática, 02 pátios, 02 quadras de esportes, uma coberta e outra descoberta, área verde e 01 cantina.
2.5 Caracterização dos profissionais que atuam na Escola Estadual Afrânio de Melo Franco:
O quadro de funcionários é formado por 100 pessoas, sendo professores, diretores, coordenadores, secretárias, cozinheiras e faxineiras, todos formados de acordo com a área destinada. A escola atende a Educação Fundamental, Ensino Médio e EJA. Foi observado que no relacionamento entre funcionários e alunos existe respeito recíproco e quando não ocorre são tomadas as providências cabíveis. A escola possui um calendário escolar com um total de 200 dias letivos e férias durante o mês de julho, tendo eventos comemorativos como: semana de Educação para a vida, dia das mães, dia dos professores, festa junina, festa da família, dia das crianças, semana da consciência negra, entre outros. De acordo com a lei127-96, de 04 de abril de 2013, que altera a LDB número 9394-96, os alunos devem freqüentar 60%do total das horas.
2.6 Contextualização das observações de Estágio
A Escola Estadual Afrânio de Melo franco, está localizada na região de Venda Nova, no Bairro Santa Mônica, na Rua dos Comanches, número 678, Belo Horizonte. Foi observado principalmente entre os dias 21,22 e 23 de agosto de 2017, que os alunos atendidos na instituição são pessoas da comunidade local, de baixa renda, a escola tem uma boa estrutura física e pedagógica seguindo os parâmetros do projeto político pedagógico. 
2.6.1 Caracterização dos Espaços de Observação
A escola Estadual Afrânio de Melo Franco possui uma boa estrutura física, proporcionando segurança aos seus alunos e funcionários, possui 14 salas de aula que são amplas e iluminadas e arejadas, sempre bem limpas, moveis bem conservados, com turno matutino vespertino e noturno, as classes possuem em média 35 a 40 alunos, possui 02 banheiros adequados aos alunos, não possui espaços acessíveis, nem banheiros próprios para cadeirantes. A escola possui 01 sala para diretoria, 01 sala para secretaria, 01 sala para xerografia, 01 sala de vídeo, 02 banheiros para funcionários, 01 sala para professores, 01 auditório, 01 biblioteca arejada e iluminada, 01 sala laboratório de informática, 02 pátios, 02 quadras de esportes, uma coberta e outra descoberta, área verde e 01 cantina.
2.6.2 Caracterização dos Envolvidos
A escola Estadual Afrânio de Melo Franco possui sob seus cuidados 1.127 alunos. Foi observado que no relacionamento entre funcionários e alunos existe respeito recíproco e quando não ocorre são tomadas as providências cabíveis. Percebe-se que são alunos interessados e respeitados que se esforçam para conhecer suas características desenvolver suas potencialidades, ampliando seus limites para o crescimento e desenvolvimento, proporcionando uma educação de qualidade e de conquistas futuras. A escola Estadual Afrânio de Melo tem como função primeira formar cidadãos que modifiquem a realidade para transformá-la e modificá-la de acordo com as necessidades da comunidade criando condições ideais de aprendizagem e desenvolvendo as habilidades coletivas e individuais inerentes ao ser humano. 
2.6.3 Caracterização da Equipe Pedagógica
 Os professores da escola e os demais funcionários são efetivos e designados 
e 100% deles com formação em cursos superior , com licenciatura plena e 8 0% são pós graduados , a maioria com experiência na área educacional com anos de serviços na escola.
 Adriana Maria Cardoso é formada em letras, trabalha na Escola Estadual Afrânio de Melo a 19 anos e há 2 anos está como diretora da instituição.
Maria Geralda da silva é formada em pedagogia, trabalha na escola a 8 anos é vice-diretora do turno matutino, atua como professora pedagoga no turno vespertino.
Tulius Mendonça de Lourdes, formado em letras, pós-graduado em psicopedagogia, trabalha na escola há 5 anos,atua há 2 anos no turno da noite como vice-diretor da escola. 
À hora-atividade é reservada ao professor em exercício de docência, para estudos, avaliação e planejamento, três horas de hora -atividade semanais. A pedagoga organiza o quadro, faz a distribuição e verifica o cumprimento da hora-atividade. No conselho de classe a pedagoga conduz a reunião de forma democrática, usando o bom senso para resolver situações de conflito, participam do conselho de classe: Professores, diretor, vice-diretor e Pedagogo, esse acontece no final de cada bimestre, participativo tem como objetivo fazer com que a escola garanta o padrão de qualidade de ensino. Através d o conselho de classe é possível verificar que a postura do educador frente ao processo ensino-aprendizagem, a coerência entre prática pedagógica e a proposta da escola, a aproximação e melhor relacionamento entre professor e aluno, o comportamento do aluno frente à classe, ao professor e à escola e 
avaliação do trabalho pela visão do aluno. Durante a reunião com os pais a pedagoga é encarregada pela organização, que são comunicados através da agenda escolar em forma de bilhete, as reuniões são registradas em livro ata e se realizam no final de cada bimestre em horário acessível aos pais. O atendimento individual é agendado com familiares para falar sobre as conquistas 
e dificuldades do aluno, sempre que necessário. As organizações do trabalho do pedagogo são as ações anuais que a escola garante em seu calendário escolar duzentos dias letivos no mínimo, e oitocentas horas ações semanais que o atendimento aos pais acontece no momento da procura ou através de agendamento, ações diárias que os educadores seguem as instruções dos 
Referenciais Curriculares Nacionais e do Projeto Pedagógico, porém não realizam um planejamento diário para as aulas e as ações de gestão democrática que são realizadas reuniões quinzenais e com os professores procuro, junto com a equipe pedagógica, interagir, constantemente, no horário destinado à horaatividade, reuniões pedagógicas e de Conselho de Classe. É aproveitado estes momentos para troca de experiências, tomada de decisões e avaliação do trabalho pedagógico da escola. 
 O processo de formação continuada se dá através de cursos, seminários, treinamentos que são oferecidos pelo governo do estado de acordo com o livre interesse dos profissionais.
2.6.4 Atendimento à Comunidade 
9 
 
 
 
 O envolvimento da comunidade no âmbito escolar é de extrema relevância para o bom funcionamento d a escola, as festividades e reuniões com palestras e dinâmicas para a participação de pais acontece com freqüência, o contato também é feito se necessário por meio de telefonemas, bilhetes e avisos. 
O Calendário Escolar Padrão é o documento que fixa as datas que organizam o ano letivo, em todas as unidades de ensino da rede pública estadual,atendendo à legislação em vigor, fixa duzentos dias de efetivo trabalho escolar. O calendário é feito pela direção da escola e enviado para aprovação da SEED.O horários de funcionamento do escola é de segunda a sexta no horário das 07:00 ás 11:30 no turno da manhã, no vespertino o horário é de 13:00 as 17:30 e no período da noite das 19h ás 22:30h. 
O planejamento de ensino é realizado pelos professores periodicamente, e cabe á 
orientadora escolar revisar e fazer as devidas sugestões. Critérios para organização das turmas: As turmas são organizadas conforme faixa etária de cada aluno.
 A escola Estadual Afrânio de Melo Franco possui uma boa estrutura física, proporcionando segurança aos seus alunos e funcionários, possui 14 salas de aula que são amplas e iluminadas e arejadas, sempre bem limpas, moveis bem conservados, com turno matutino vespertino e noturno, as classes possuem em média 35 a 40 alunos, não possui espaços acessíveis, nem banheiros próprios para cadeirantes. O espaço do auditório é pequeno onde normalmente não consegue atender a quantidade de pessoas necessárias para os eventos como reuniões e festividades, a escola ainda não consegue atender a cadeirantes, o que conforme a diretoria é um plano já em pauta dependendo de ações do governo. A comunidade necessita de cursos gratuitos que normalmente são fornecidos por intituições públicas , o magistério foi aberto a comunidade, mas barrado pelas áreas financeiras do governo. Atas e reuniões são registradas sempre quando acontece a contratação de um profissional ou algum problema referente ao aluno.
 
 
2.6.5 Plano de Ação
Tema: Importância da leitura na formação do aluno. 
 
Justificativa 
Na entrevista com a pedagoga percebi que não ha uma prática de leitura com os alunos, porem sabemos que a leitura é de fundamental importância para desenvolvimento intelectual do educando. 
 
Objetivo 
• Estimular ao aluno condições de falar em situações formais, adequando sua 
linguagem. 
• Proporcionar que a través das diversas práticas da leitura o aluno aprenda a convivência democrática, pelo livre direito à expressão e sinta -se bem ao expressar suas idéias com segurança e facilidade além de adquirir culturas variadas. 
 
Proposta de trabalho 
Uma das tarefas do trabalho do professor é desenvolver o intelecto do aluno através da organização de momentos de leitura, (momento s esses que devem ser prazerosos) a partir da percepção da necessidade em se estabelecer essa prática, convém que o professor reserve, no espaço de suas aulas, toda semana, um tempo para a leitura. 
É necessário que o aluno se torne um continuo leitor, ele mesmo selecionará os textos que serão trabalhados é importante que o aluno observe e registre as próprias práticas de leitura.O professor deverá acompanhar o desenvolvimento e a aplicação do plano de leitura, poderá propor aos alunos momentos de discussões, debate, lembranças de um filme, musica e outras atividades que lhe permitam a compreensão do texto lido e o seu posicionamento diante do tema, bem como valorizar a reflexão que o aluno faz a partir do texto. 
 
 3. Considerações finais:
A experiência do Estágio Supervisionado Gestão Escolar:Formal e Informal foi gratificante e de grande importância, muito contribuiu para minha prática pedagógica, pois foi possível colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso de pedagogia. Porém, despertou mais interesse em desenvolver meus estudos, ocupando um lugar de um agente de transformações junto aos dirigentes,secretários,professores e alunos. 
 O trabalho pedagogo só terá sentido se for feito em colaboração com o restante da equipe, seja na escola, seja em outros espaços sócio- educativos. Além de uma sólida formação teórica, ele deve ser um bom pesquisador, ter compromisso social, político e técnico, bem como denominar os saberes e promover a articulação desse saberes com toda a comunidade de aprendizagem.
As atividades são desafiadoras, significativas e integradas, proporcionam aos alunos investigarem a realidade observando, explorando, fazendo perguntas, criando hipóteses, experimentando possibilidades e partilhando idéias e sentimentos. É necessário uma maior reflexão sobre o dia a dia na escola, para possibilitar ao educando uma educação autônoma, livre de repetições e baseadas na construção de perguntas e respostas, atingindo um conhecimento mais significativo e independente.De uma forma geral o estágio foi gratificante, prazeroso, somatório e os objetivos de aprendizado foram atingidos dentro do que foi proposto,contribuiu muito para minha formação enquanto aluna e educadora.
4- Referências Bibliográficas:
 
BASTIANI, JeisonArenhart De. Como Executar Planos de Ação? Disponível em: <http://www.blogdaqualidade.com.br/como-executar-planos-de-acao>. Acesso em: 12 Nov. 2015
SIQUEIRA, Jairo. Como transformar ideias em ações: o plano de ação. Em: Criatividade Consultoria e treinamentos. Disponível em: <http://criatividadeaplicada.com/2010/12/20/como-transformar-ideias-em-acao-o-plano-de-acao/>. Acesso em: 21 Nov. 2015
Educação.mg.gov.br. Formulários. Disponível em: <https://www.educacao.mg.gov.br/servidor/formularios>. Acesso em: 10 Nov. 2015

Continue navegando