Buscar

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil


Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência dos anos Iniciais e Ensino Fundamental
JULIANA MONTEIRO GOMES DE AZEVEDO
Rio de Janeiro 2017
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência dos anos Iniciais e Ensino Fundamental
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência dos anos Iniciais e Ensino Fundamental sob a orientação da Professora Maria de Fatima Fernandes Rodrigues.
 
 
 Curso: Pedagogia
Rio de Janeiro 2017
 
AGRADECIMENTOS
Quero agradecer primeiramente a Deus por ter me dado forças para estar concluindo mais essa etapa da minha vida, também aos meus pais e meu esposo por estarem sempre ao meu lado me apoiando.
Ninguém ignora tudo.
 Ninguém sabe tudo. 
 Todos nós sabemos 
 alguma coisa. 
 Todos nós ignoramos
 alguma coisa.
 Por isso aprendemos 
 sempre. 
	Paulo Freire.
 
SUMÁRIO
1- Introdução 06 
2- Caracterização da escola e da turma observada 07
 2.2- Caracterização da turma e aspectos a serem observados 09
 
3- Desenvolvimento e análise das atividades observadas e realizadas 10
4- Considerações finais 12
5- Referências Bibliográficas 13
6- Anexos 14
INTRODUÇÃO
Realizei meu estágio supervisionado na escola Santa Mônica Centro Educacional, localizada na cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Freguesia.
O dia-a-dia em uma escola é muito diferente do que aprendemos na teoria, requer muita atenção, rapidez e desenvolvimento corporal, as coisas acontecem muito rápidas e requer rápidas atitudes.
Pude obter grandes experiências no ensino fundamental, são crianças mais independentes, com uma visão mais ampla.
 Conhecer o espaço que é destinado ao uso diário das crianças é fundamental para que possamos ter um bom aproveitamento pedagógico, assim podemos montar um plano de aula bem diversificado, não somente dentro da sala de aula.
No inicio desse estágio, minha preocupação era aprender como conseguir o respeito da turma. Foi muito prazeroso realizar o estágio, fui bem recebida, porém a turma tinha receio sobre a minha presença, ficavam olhando desconfiados sempre a espera de alguma atitude. A escola possui um projeto pedagógico ótimo, e também uma boa infra-estrutura, uma ótima comunicação entre os pais e escola e um desenvolvimento muito interessante entre os alunos. 
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA
O meu estágio foi realizado na instituição de ensino Santa Mônica Centro Educacional, localizada na cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Freguesia.
Tudo começou no ano de 1976 do Externato São Judas Tadeu, uma escola com apenas 19 alunos, iniciava-se o grande sonho do professor Albano Parente, essa história de trabalho começou numa casa familiar em Bento Ribeiro. Com muita determinação e idealismo, o projeto de transformar a pequena escola de 19 alunos em uma grande escola foi se consolidando até a construção de um prédio próprio, dedicado à educação.
Com muita visão educacional, espírito comunitário e a cooperação da sociedade organizada, de empresas e de grandes colaboradores, o projeto começava a prosperar e alçar voos mais audaciosos. Com o sucesso do Externato São Judas Tadeu, surgiram outros projetos. 
O Colégio São Tomás de Aquino em Santa Cruz e o Colégio Santa Mônica em Madureira passaram a fazer parte dos mesmos ideais. Em meados da década de 80, unificaram-se as unidades que passaram a se chamar Colégio Santa Mônica, e em 2004 foi aberta a unidade da Freguesia, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro localizada na Rua Geminiano Góis 331, onde realizei o estágio.
A escola possui uma infra-estrutura de acordo com as normas propostas pela educação brasileira, onde a água é encanada e devidamente tratada para o consumo, o esgoto possui o tratamento adequado e a coleta de lixo é feita três vezes por semana.
A escola é muito bem projetada em uma área com total acessibilidade, os funcionários estão sempre com um largo sorriso no rosto, prontos para ajudar em qualquer situação.
Na escola existe uma biblioteca, onde os alunos e professores possuem acesso. Possui um auditório, um refeitório para as crianças que ficam no integral e para os funcionários.
Existe um lindo pátio com brinquedos para as crianças da educação infantil e outro pátio com uma quadra direcionada para os alunos do ensino fundamental. A escola também possui uma piscina para as aulas de educação física.
As instalações são bem localizadas, sem qualquer risco para as pessoas que circulam no ambiente, contando também com um mobiliário necessário para perfeita organização escolar. 
A escola também dispõe de uma sala dos professores, um lugar leve, com boa iluminação e bem aconchegante.
A escola possui dois turnos com total de 59 turmas, as turmas podem variar entre 16 e 21 alunos, na educação infantil os critérios adotados para se iniciar uma turma é a idade.
A escola possui uma grande equipe, formada por 6 administradores, 9 técnicos-pedagógicos, e em torno de uns 30 funcionários em outras funções para dar suporte ao funcionamento da escola. A escola possui uma malharia, uma cantina, uma secretária e uma área destinada à manutenção.
A proposta pedagógica do SMCE sustenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei nº 9.394/96, e na visão de uma formação que visa ao pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
 Todos os professores possuem conhecimento e contribuem para o sucesso desse projeto. Um projeto compatível com o que é descrito no PPP e com total coerência entre a proposta e a prática em sala de aula.
O posicionamento daescola em relação à família é de muita união e parceria, desenvolvendo reuniões e festas nas datas comemorativas.
	
 - CARACTERIZAÇÃO DA TURMA E ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS
O professor separa um momento em sala de aula para estar debatendo com os alunos sobre os assuntos da semana, podendo ser politico, econômico, enfim, o mais comentado da semana. O professor escuta a opinião dos alunos sobre o tema abordado, estimulando a participação de todos e faz com que aconteça a interação entre aluno e turma e aluno e professor. O professor utiliza o tema do debate a seu favor, voltando o assunto para o que será ensinado em sala de aula, a criatividade do professor é algo surpreendente.
O professor tem uma postura firme, que passa respeito, porém não deixando de transmitir muito carinho e segurança. 
Uma das avaliações é feita através de acompanhamento do aluno dentro da sala de aula, observando o seu desenvolvimento com a turma. Outra forma de avaliação é o acompanhamento dos trabalhos que são enviados para casa, se estão sendo feitos corretamente e dentro do prazo. Além disso, também existe a prova, que é uma forma de avaliação adotada pela escola.
Na sala de aula o professor tem total domínio sobre a turma, já existe uma padronização dos horários na escola, como hora do recreio, aula extra, esses horários são informados aos alunos no início do ano e caso exista alguma necessidade podem sofrer algumas alterações. O professore e os alunos lidam muito bem com isso, por já ser uma prática adotada pela escola.
A sala de aula é bem ampla, existem murais indicando a quantidade de alunos, aniversariantes do mês, eventos e um espaço destinado a colocar as mochilas. 
Os alunos já sabem onde devem colocar seus materiais e onde sentar, então todos os dias segue a rotina.
DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS
No ensino fundamental o plano de aula normalmente é seguido a risca, porém podem ocorrer algumas mudança, mas nada que cause impacto na conclusão. O professor sempre prendia a atenção doas alunos e pensava em formas inovadoras de introduzir as atividades para a turma, com isso obtinha sucesso na realização de sua atividade proposta. 
O professor seguia a aula de acordo com plano de atividades que foi proposto, quando alguma criança tinha dificuldades ela dava uma atenção maior aquela criança por um determinado tempo, fazendo assim com que a criança entendesse o que foi passado. 
Quando surgiam dúvidas quanto à forma de abordar o tema, o professor recorria à ajuda dos profissionais pedagógicos da escola para estarem discutindo entre si a melhor forma de estar trabalhando o tema. Após essa discursão, o tema era levado ao supervisor pedagógico para uma avaliação e aprovação do que foi proposto.
As avaliações eram realizadas por meio de teste de conhecimentos, por postura em sala de aula e comprometimento nas realizações dos trabalhos enviados para casa.
 A turma que estagiei, era formada por 23 alunos, alguns possuíam maior facilidade em entender o que era passado, outros já apresentavam certas dificuldades.
 O professor em sua atividade diária com a turma, identificava esses alunos com dificuldades e direcionava para uma área específica da escola, onde se trabalha o reforço. 
Depois te estar frequentando as aulas de reforço é visivelmente notável a melhora no desenvolvimento pedagógico dentro de sala de aula. Assim o professor conseguia obter um ótimo rendimento, alcançando o que foi proposto. 
Um professor dinâmico, com flexibilidade e total interação com todos os alunos em sala. Nem sempre ocorria tudo como o planejado, porém o professor não perdia o foco, resolvia a situação e seguia com as atividades propostas.
 Com essa forma de atuar em sala de aula, o professor é muito querido e respeitado pelos alunos.
A escola possui uma ótima interação com a família, existe sempre espaço para esclarecimento de dúvidas, assim também quando o professor sente necessidade, a família é muito solicita. O espaço físico da escola é bom, possui quadra, piscina e parquinho.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 O meu tempo no estágio foi muito importante, pude ver na prática como é lidar com situações inesperadas e como um planejamento faz total diferença. 
 Tive total liberdade para interagir com a turma e com o professor, podendo assim conhecer mais profundamente a rotina diária e tirar todas às minhas dúvidas. 
 Todas as atividades que foram propostas em sala de aula foram realizadas, alcançando assim o objetivo proposto, com isso pude entender melhor como se portar em sala de aula. 
 Nesse tempo de estágio, vivenciei várias situações diferentes, umas normais do dia-a-dia e outras inusitadas, diante disso acredito ter superado as minhas expectativas. 
 Pude vê por um ângulo diferente, e também aprendi como resolver essas situações, vou levar para a vida esse aprendizado, pois sempre passamos por situações inusitadas, e agora já sei como me posicionar diante disso. 
 Tudo que vive foi muito bom e satisfatório, fiquei muito contente e realizada com a minha experiência durante o estagio, foi muito gratificante. 
REFERÊNCIAS: 
ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e formando leitores: orientações para o trabalho com a literatura infantil: circuito campeão: série inicial, primeira e segunda série. São Paulo: Editora Global, 2009. 414p. 
WINNICOTT, Donald Woods. A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1982.
	
BACHA, Magdala Lisboa. Leitura na primeira série. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S/A.1969. 268p.
ANEXOS:
Plano de Atividades
�PAGE \* MERGEFORMAT�1�