Buscar

processos gerenciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como otimizar a distribuição e reduzir os custos?
O Carrefour tem, em Manaus, uma Central de Distribuição para prevenir o desabastecimento das três lojas que possui na cidade, que já ficaram sem alguns produtos devido a problema de navegação nos rios da região, tanto pelo excesso quanto pela falta de chuva. Manaus importa e exporta mercadorias pelos rios amazônicos. "A central garante o abastecimento contínuo das nossas lojas e ainda exporta produtos regionais para as demais lojas do País", explica o novo Diretor para o Norte e Nordeste do Grupo. 
Com capacidade para distribuir 600 toneladas/mês, a central custou R$ 500 mil e criou 100 empregos. Além de evitar a falta de produtos nas gôndolas, a central permitirá a redução dos preços aos consumidores entre 5% e 10%. 90% do transporte do grupo para Manaus é realizado por navios e pelo sistema rodo fluvial. Entre as centrais do Sudeste e Manaus, as mercadorias viajam, em média, durante vinte dias. Com a central de Manaus, o grupo elimina o risco da falta de produtos e, ainda, pretende conquistar novos consumidores. O principal concorrente do Carrefour em Manaus é o grupo DB, com uma rede de quatro hipermercados e lojas na periferia. 
A central sinaliza que o Carrefour, com 80 hipermercados no Brasil e mais de 200 lojas do Champion, aposta no crescimento do mercado de consumidores de Manaus. A implantação das centrais é uma tendência do Carrefour em todo País. Atualmente, elas existem em São Paulo, Rio, Minas e agora no Amazonas. 
Além de resolver os problemas das lojas de Manaus, o Carrefour busca usar a central para exportar produtos da Amazônia para todas as lojas do grupo nas demais regiões do País. A central de Manaus compra produtos regionais, reunindo os 200 fornecedores cadastrados, para verificar o potencial exportador de cada um. "Inicialmente, pretendemos vender para as cidades do Nordeste". No ano passado, o Carrefour exportou 80 toneladas de peixe surubim (pintado) dos rios amazonenses para as lojas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia. O Carrefour também exportou o peixe "dourado" e, neste ano, pretende dobrar a venda de surubim em outras praças. A proposta do grupo "é valorizar os produtos regionais" e torná-los comercializáveis em todo País. Informou ainda que, pelo menos, 60% dos atuais fornecedores tem algum potencial paras vender fora de Manaus. Eles estão distribuídos nas áreas de mercearia, bazar e hortifrutigranjeiros. 
Fonte: MARTINS, Petrônio G.; ALT, Renato Campos. Administração de Materiais e Logística. São Paulo: Saraiva, 2009. (Adaptado).
 
Questões.
1) Como a implantação do centro de distribuição de Manaus irá contribuir para que a Carrefour diminua seus custos?
2) Como o novo centro de distribuição poderá reduzir as faltas de produtos nos supermercados da rede Carrefur na região?
3) Utilizando um forte relacionamento na cadeia de suprimentos, quais são os ganhos esperados com a implantação do centro de distribuição da rede Carrefur em Manaus?

Outros materiais