Buscar

HIATA PROVA 1 primeiro período 2014 1 primeiro bimestre1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE BRASILEIRA 
Credenciada pela Portaria/MEC No 259 de 11.02.1999 – D.O.U. de 17.02.1999
MODELO 01 DE PROVA
QUESTÃO 1: Por que os pensadores socráticos viam os sofistas como uma ameaça à cidade? (1,0 ponto)
QUESTÃO 2: Discorra sobre o método dialético socrático e descreva de que modo o jurista pode se valer dele no exercício de suas funções. (1,0 ponto).
QUESTÃO 3: Quais são as características do pensamento crítico/filosófico?(1,0 ponto).
QUESTÃO 4: Considere a frase: “O homem é a medida de todas as coisas”. Ela retrata uma perspectiva sofista diante do tema da verdade e do conhecimento. Quanto ao seu significado, essa frase __________.(0,5 ponto).
(...) significa que, sendo o logos (razão) divino, todo conhecimento humano é relativo.
(...) significa, na verdade, uma exaltação da capacidade humana de construir a verdade.
(...) significa que o logos (razão) não era divino, mas decorrência do exercício técnico humano.
(...) significa que todo conhecimento é relativo e exercício técnico humano.
(...) significa que o logos (razão) não era divino nem exercício técnico humano.
QUESTÃO 5: (Prefeitura Municipal de Cubati/PB – Concurso Público 2007, cargo de professor licenciado de Filosofia – adaptado pelo professor). Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas ideias contrárias ao funcionamento daquela sociedade. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos. Sua arte de dialogar, conhecida como __________, provocava aquilo que ficou conhecido como "a parturição das ideias". (0,5 ponto).
Cosmologia.
Fenomenologia. 
Dialética materialista.
Maiêutica. 
Cosmogonia.
QUESTÃO 6: (Estado de Pernambuco/Secretaria de Administração e Secretaria de Defesa Social, s/d). Os problemas éticos caracterizam-se pela sua generalidade, e isso os distingue dos problemas morais da vida cotidiana, que são os que se nos apresentam nas situações concretas. Marque a alternativa INCORRETA sobre a ética. (0,5 ponto).
A ética parte do fato da existência da história da moral, isto é, toma como ponto de partida a diversidade de morais no tempo, com seus respectivos valores, princípios e normas.
A ética é teoria, investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens, o da moral, considerado, porém, na sua totalidade, diversidade e variedade.
A ética ou moral, conforme uma das definições mais corriqueiras é o estudo da atividade humana com relação a seu fim último, que é a realização plena da humanidade;
A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
É o ramo da filosofia que lida com a essência da realidade. A ética cria a moral.
QUESTÃO 7: (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/RS – Concurso Público – Edital 27/2012). A pergunta “o que é filosofia?” normalmente remete a outras confabulações. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e marque “V” para verdadeiro e “F” para falso. (0,5 ponto).
A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não aos „pré-conceitos,‟ aos pré-juizos‟, as fatos e às ideias da experiência cotidiana, ao que „todo mundo diz e pensa‟, ao estabelecido;
Uma segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos;
As faces da atitude filosófica constituem o que se pode chamar atitude crítica, a qual deve apresentar-se separável da noção de racional;
A filosofia inicia sua investigação naquele instante em que abandonamos certezas cotidianas e não dispomos de nada para substituí-las ou para preencher a lacuna deixada por elas;
A filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise no pensamento, na linguagem e na ação, embora seja nesses momentos críticos que se manifesta mais claramente a desnecessidade de fundamentação das ideias, dos discursos e das práticas em função da urgência nas soluções.
Avaliando essas declarações, marque a alternativa que contempla corretamente a sequência de cima para baixo.
F, F, V, F e V.
V, F, F, V e F.
V, V, V, V e V.
V, V, F, V e F.
V, F, V, V e F.

Outros materiais