Buscar

SÍNTESE, RESENHA E RESUMO

Prévia do material em texto

SÍNTESE - RESENHA E RESUMO
Estudaremos duas técnicas simples, mas bastante funcionais, de práticas de leitura, que podem ser usadas no dia-a-dia em quase todos os estilos de textos acadêmicos, veremos um quadro com os três tipos textuais – SÍNTESE, RESUMO e RESENHA (ou seja SR2 ) mais exigidos no contexto da educação superior. Observe as diferenças entre eles:
	SÍNTESE
	RESUMO
	RESENHA
	
-representa o equivalente a 10% do tamanho do texto em estudo.
	
-representa o equivalente a 30% do tamanho do texto em estudo.
	
-representa o equivalente a 50% do tamanho do texto em estudo.
	
-aborda a ideia geral, no caso, o ASSUNTO tratado no texto; o que é possível detectar com uma palavra ou expressão ou uma frase.
	
-aborda as ideias principais do texto, trabalhadas em cada parágrafo e apresentadas pelos tópicos frasais e/ou palavras-chave/expressões-chave;
	
-aborda as ideias consideradas mais relevantes do texto, acrescidas do posicionamento crítico-analítico do redator;
	
-o texto síntese é, na verdade, tudo que se consegue dizer, em um parágrafo, para se responder à seguinte pergunta: DE QUE TRATA O TEXTO?
- é uma espécie de “resumo do resumo”.
	
-é a paráfrase fiel das ideias principais de cada parágrafo, identificadas pelos tópicos frasais dos parágrafos, cuja característica é apresentar de forma sucinta o tópico a ser tratado no parágrafo. No caso da introdução, o tópico frasal aborda o tema a ser tratado ao longo do texto. 
OBS.:
1-O resumo é o tipo do texto que não admite qualquer intervenção do redator, por isso a técnica mais eficiente é a de PARÁFRASE DOS TÓPICOS FRASAIS;
2-O tópico frasal deve ser, em princípio, o ponto de vista do autor, e não citações de exemplo e/ou outros recursos argumentativos.
2- O tópico frasal, em um texto convencional, geralmente é a primeira frase do parágrafo; ou quando apresenta exemplos que levam o leitor a deduzir o que o autor pretende defender, essa frase é a que revela, literalmente, o ponto de vista do autor, que pode vir no meio ou no final do parágrafo.
	
- o texto resenha é o mais livre desses três, por isso a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define-o como resumo crítico, porque o redator pode fazer suas intervenções, “dialogando” com o autor. Por isso pode-se afirmar que a resenha é um texto dialógico, porque o redator pode concordar ou discordar do autor; e dialético, porque pode estabelecer questionamentos a partir de outras leituras ou da chamada leitura de mundo.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES!
1-Os textos do tipo resumo e resenha devem conter antes do texto, propriamente dito, as referências bibliográficas da obra em estudo.
2- As intervenções do redator em uma resenha poderão ser feitas paralelamente às partes resumidas ou depois do resumo.
Agora procederemos às técnicas de leitura:
1ª técnica: FICHAMENTO dos TÓPICOS-FRASAIS, que são as frases que apresentam o assunto ou tema do texto, no caso do primeiro parágrafo; e no caso dos parágrafos de desenvolvimento, o tópico-frasal apresenta os tópicos específicos sobre o tema a serem discutidos em cada parágrafo. A partir dos TÓPICOS-FRASAIS, deve-se aplicar a técnica da PARÁFRASE, que é a reprodução fiel das ideias destacadas em cada parágrafo, para a composição do RESUMO. Ou seja, faz-se “cópia” das ideias, mas jamais da frase do autor. Uma sequência de três palavras do texto, no seu resumo, já pode ser caracterizada como plágio. Lembre-se de que, em um resumo, jamais poderá haver intervenção do redator.

Continue navegando