trabalho leandro final
8 pág.

trabalho leandro final


DisciplinaProjeto Profissional Interdisciplinar II14 materiais241 seguidores
Pré-visualização1 página
ANHANGUERA EDUCACIONAL
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
Leandro da Silva
RA: 6015391661
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia (PROINTER II) - Relatório Final
Tutora EAD Online: Rosane Bellé
PAROBÈ/RS
2017 
Resumo
	O objetivo desse projeto é o estudo das atividades da organização Pizzaria do Popis, buscando a adequação das atividades em relação a legislação socioambiental, usando como diretrizes as ferramentas de gestão, Direito Empresarial e conscientização para melhorar o convívio da organização, colaboradores e da sociedade com o meio ambiente. Abordaremos práticas de gestão sustentável, com a finalidade de promover a exploração dos recursos naturais de forma sustentável, visando o bem estar do meio ambiente e das novas gerações. As ações abordadas englobam os impactos dos resíduos remanescente na geração de produtos e serviços, bem como as ações preventivas disponíveis para um melhor aproveitamento dos resíduos gerando uma renda extra para ser investida em novos projetos, proporcionando a todos, organizações e sociedade, qualidade de vida, produtividade, crescimento econômico e bem estar.
SUMÁRIO
Introdução...................................................................................................4
Levantamento de Campo.............................................................................5
Considerações Finais................................................................................7
Referências Bibliográficas........................................................................
3 
 
INTRODUÇÂO
O presente trabalho tem como objetivo expor propostas para a implementação de ferramentas e práticas de gestão para a redução dos impactos ambientais, bem como melhorias dos processos e resultados das atividades socioambiental da organização Pizzaria do Popis. Apresentamos um modelo de gestão para usar com consciência e de forma correta os recursos naturais nas atividades de produção da organização, buscando despertar nos empresários e colaboradores a pratica de conscientização da cidadania por meio de treinamento, inserção e envolvimento junto com a comunidade onde está inserida.
Levantamento de Campo 
Qual o posicionamento da organização em relação à questão socioambiental? 
A empresa diz ser um diferencial para o mercado de trabalho, e contribui para uma melhoria no meio ambiente.
Há consciência socioambiental por parte dos proprietários, funcionários, clientes e fornecedores? E compromrtimento?
Os empresários mostram-se preocupados em relação a questão socioambiental, mas deixam a desejar no comprometimento do mesmo.
Existe uma politica socioambiental definida na organização? 
A organização se preocupa com o desperdício, trocaram as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de led, e com as sobras de alimentos é feito uma troca com um agricultor da cidade onde ele recolhe semanalmente para usar como adubo ou alimentos para seus animais, e em troca fornece verdura e saladas para a empresa.
Quais são os tipos de resíduos produzidos pela organização?
A empresa produz resíduos de papelão, plástico, metal. E resíduos orgânicos. 
Quais atividades realizadas pela organização podem ser consideradas sustentáveis? A organização tem um baixo nível de poluição.
Resultados
A partir do que foi analisado no levantamento de campo, conseguimos verificar oportunidades de melhorias, assim proposto um plano de ação com três propostas de melhorias.
Proposta 1:
Como a organização só faz a separação dos resíduos orgânicos foi proposto á mesma, a separação dos outros resíduos como papelão, plástico e metal. Onde facilitara o descarte e assim gerando uma renda extra, pois uma empresa de sucatas da cidade compra esses resíduos para reciclagem.
Proposta 2:
A renda extra dos resíduos que serão vendidos vai ser destinado para a realização de um projeto onde o mesmo vai ser responsável pela captação da agua da chuva. Para poder usar, por exemplo, em banheiros e na limpeza do ambiente da organização, onde a mesma gasta em média R$60,00 com agua por mês, fazendo assim baixar o valor, gerando mais renda para a organização investir no ambiente socioambiental, como por exemplo, na captação de energia solar.
Proposta 3
Promover nos dias destinados como pouco movimentado, promoções como 15% para clientes que trazerem algum agasalho para doação, onde a organização poderá distribuir para pessoas carentes dos bairros mais pobres da cidade de Parobé.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	O estudo permitiu concluir que a implementação dos sistemas de gestão da qualidade e gestão ambiental é de grande valia, não importando o tamanho da organização. Foram agregados valores a empresa como a importância de estabilizar o consumo de matéria prima para diminuir os excessos, padronizando os processos de operação do produto. Esclarecendo a importância da separação do lixo para a reciclagem e reutilização, podendo ter uma nova renda em revenda dos materiais separados para empresas que reutilizam ou trabalham com sucatas. Com essa implementação, visamos a tentativa de melhorar a imagem da empresa para com seus donos, e facilitar no processo de suas atividades.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
FERREIRA, R. C. A evolução da Política Ambiental no mundo, disponível em http://www.cenedcursos.com.br/politica-ambiental.html.
acesso em 20/10/2017, às 12:35mim.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.M. Metodologia do Trabalho Científico, São Paulo. Ed. Atrás, 6ª edição, 2006.
FRANCO, Décio Henrique; RODRIGUES, Edna de A.; CAZELA, Moisés M. etal. Tecnologias e Ferramentas de Gestão. Campinas: Átomo, 2011. (Livro Principal)
GOMES, Fabio Bellote. Manual de Direito Empresarial. 4 ed. São Paulo: RT, 2013. (Livro Principal)
GORGES, Eduardo. A Lei de Murphy no Gerenciamento de Projetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2010. (Livro Principal)