Buscar

Conflito de Interpretação de Lei e Princípio da Razoabilidade

Prévia do material em texto

Aula 3
1- A solução mais adequada para o conflito do enunciado exposto, é a rejeição do mandato de segurança, pois o artigo 99, da lei 9112/90, diz expressamente que para aceitação da instituição de ensino deve ser congênere, sendo assim não se aplica ao caso proposto, tendo em vista que a instituição de ensino de origem do militar é particular, diferentemente da UERJ. Violando o Principio da Insonomia.
2- Assite razão ao Estado, pois este pode corrigir seus próprios atos a demiass não é razoavel pensa que o erro material no edital haja induzimento aos canditados ao cargo de Policial Militar a erro. 
O principio da razoabilidade, trata da seguinte questão: O princípio da razoabilidade é uma diretriz de senso comum, ou mais exatamente, de bom-senso, aplicada ao Direito. Esse bom-senso jurídico se faz necessário à medida que as exigências formais que decorrem do princípio da legalidade tendem a reforçar mais o texto das normas, a palavra da lei, que o seu espírito. Enuncia-se com este princípio que a Administração, ao atuar no exercício de discrição, terá de obedecer a critérios aceitáveis do ponto de vista racional, em sintonia com o senso normal de pessoas equilibradas e respeitosas das finalidades que presidiram a outorga da competência exercida (fonte retirada do site http://www.jusbrasil.com.br/topicos/292526/principio-da-razoabilidade)

Continue navegando