Buscar

Avaliação Educacional (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considere o trecho e as afirmativas que seguem.
Os testes objetivos eliminam o aspecto subjetivo da correção e a interferência das características pessoais do aluno (tais como fluência verbal, habilidade em escrever etc.), pois de limita ao conteúdo da matéria. (HAYDT, 1995, p. 60).
Segundo Haydt, para elaborar bons testes de aproveitamento é importante:
I - Conhecer adequadamente o conteúdo a ser avaliado.
II - Ter objetivos claros e definidos.
III - Conhecer as técnicas de construção de testes.
IV - Expressar as ideias por escrito de forma clara e concisa, usando linguagem adequada ao nível dos alunos.
Assinale a alternativa correta:
E)Todas as afirmativas estão corretas.
Leia o enunciado e considereas afirmativas que seguem. 
Para Hoffmann (1994, p. 80-1), a valorização das respostas dos alunos pode acontecer justamente ao transformarmos suas alternativas de solução em outras perguntas, ou ao considerá-las como argumentos dignos e importantes para discussão. A confiança mútua entre educador e educando quanto às possibilidades de reorganização conjunta do saber pode transformar o ato avaliativo em um momento prazeroso de descoberta e troca de conhecimento. Em busca da concreticidade desses princípios, a autora aponta algumas linhas norteadoras de avaliação numa perspectiva mediadora. São elas:
I - Conversão dos métodos de correção tradicionais em métodos investigativos, de interpretação das alternativas de solução propostas pelos alunos às diferentes situações de aprendizagem. 
II - Privilégio para tarefas intermediárias e sucessivas em todos os graus de ensino, descaracterizadas de funções de registro periódico por questões burocráticas. 
III - Compromisso do educador com o acompanhamento do processo de construção do conhecimento do educando, numa postura epistemológica que privilegie o entendimento, e não a memorização. 
IV - Tomada de consciência coletiva dos educadores sobre sua prática, desvelando os princípios coercitivos da avaliação e direcionando a ação avaliativa para o caminho das relações dinânicas e dialógicas em educação.
Assinale a alternativa correta: .
E)Todas as afirmativas estão corretas.
Considere os itens a seguir, de acordo com a proposta de Haydt (1995) sobre Técnicas e Instrumentos de Avaliação.
I - Ao avaliar o rendimento escolar do aluno, o professor deve utilizar técnicas diversas e instrumentos variados, pois quanto maior for a amostragem, mais perfeita é a avaliação.
II - Todos os instrumentos de medida e avaliação são eficientes quando usados criteriosamente e de acordo com os objetivos previstos.
IV - Não se deve apresentar aos alunos apenas uma nota fria, sem significado. O resultado das provas e testes deve ser comentado com eles, indicando-lhes acertos e erros, a fim de que a avaliação contribua para o aperfeiçoamento da aprendizagem.
Assinale a alternativa correta:
A)As afirmativas I, II e IV estão corretas.
De acordo com Perrenoud (1999), a avaliação será formativa quando ajudar o aluno a aprender a se desenvolver, ou melhor, participar da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo. Todas as afirmativas estão de acordo com uma concepção de avaliação formativa de avaliação, exceto:
C)A comunicação contínua entre professores e alunos impede uma interação equilibrada e que o professor desenvolva os conteúdos necessários a serem aprendidos; portanto, no combate ao fracasso escolar, prejudica o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade do aluno.
5) Em relação à avaliação classificatória e à mediadora, podemos afirmar que:
D)A primeira considera o aproveitamento do aluno por meio de provas de desempenho, e a segunda considera a aprendizagem a partir das hipóteses e trabalha com os “erros” dos alunos.
Zabala (1998) divide a avaliação formativa em quatro momentos: 
I - Avaliação inicial. 
II - Avaliação reguladora. 
III - Avaliação final. 
IV - Avaliação integradora.
Relacione os respectivos conceitos às definições a seguir: 
( 3 ) É entendida como um informe global do processo que, a partir do conhecimento inicial, manifesta a trajetória seguida pelo aluno, as medidas específicas que foram tomadas, o resultado de todo o processo e, especialmente, a partir desse conhecimento, as previsões sobre o que é necessário continuar fazendo ou o que é necessário fazer de novo.
( 1 ) Consiste em conhecer o que cada um dos alunos sabe, sabe fazer e o que pode chegar a saber, saber fazer ou ser, e como aprendê-lo. Nessa avaliação, cabe ao educador responder às perguntas: O que sabem os alunos em relação ao que quero ensinar? Que experiências tiveram? O que são capazes de aprender? Quais são seus interesses? Quais são seus estilos de aprendizagem?
( 2 ) Conforme se desenvolve o plano previsto e conforme a resposta dos alunos, é fundamental que o professor introduza atividades novas com diferentes níveis de desafios. Portanto, refere-se ao momento da avaliação que permite ao professor organizar e reorganizar as intervenções de ensino, propiciando situações de aprendizagem de acordo com as particularidades de cada aluno.
( 4 ) São os resultados obtidos e os conhecimentos adquiridos ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa cuja sequência está correta:
D)III, I, II, IV.	
	
 Maria Adelaide é professora da terceira série do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Sebastião. Há vinte anos trabalha com crianças dessa série, mudando para a segunda série em alguns momentos da sua atuação. Julga-se uma ótima professora, pois seus alunos sabem ler e escrever, e aqueles que não conseguem logo são detectados, em provas mensais, e são colocados numa fileira à parte, para que ela faça mais cobranças a eles. Para Maria Adelaide, esses alunos deverão, ao final do ano letivo, ser reprovados, para que refaçam a série com mais maturidade e seriedade.
Essa prática de Maria Adelaide pode ser denominada como:
C)Classificatória.
Quando uma criança diz que 4 + 2 = 5, a reação da professora, zelosa para que a aprendizagem realmente se efetue, é dizer: “Como foi que você chegou a esse resultado, 5?”.
Hoffmann (1996) afirma que a correção dos erros de aprendizagem dos alunos faz parte da atividade pedagógica do professor. Por sua vez, na prática pedagógica costumeira, os erros significam derrota e, por isso, devem ser punidos, temidos ou evitados. Essa visão, porém, não mais se sustente na atualidade. Para a melhoria das condições de aprendizagem, é fundamental que os professores compreendam que:
D)Rigorosamente, não há erros de aprendizagem, mas sim uma interpretação docente equivocada dos procedimentos empregados pelo aluno para solucionar tarefas escolares no contexto de sua estrutura de pensamento.

Outros materiais