Buscar

micro dos alimentos3

Prévia do material em texto

Surto de Doenças transmitidas por Alimentos (DTA) é a ocorrência de dois ou mais casos de doença associados a um único alimento. Para realizar uma investigação de surto é necessário usar a ficha de inquérito epidemiológico, padronizada pelo Ministério da Saúde, na qual deve ser coletado os seguintes dados: I- Devem ser entrevistados tanto os indivíduos que consumiram e os que não consumiram o alimento suspeito. II- Entrevistar indivíduos com sintomas ou não, ou seja, doentes e não doentes. III- Devem ser coletadas amostras clínicas e de alimentos para serem analisadas, para tentar isolar os micro-organismos patogênicos causadores do surto. IV- É possível identificar o alimento causador do surto através de cálculos estatísticos com os dados coletados pela ficha de inquérito epidemiológico.
		
	
	I apenas
	
	II e IV apenas
	 
	I, II, III e IV
	
	I e II apenas
	
	I e III apenas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603472205)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os alimentos mal preparados ou conservados de forma inadequada podem estar contaminados pela bactéria anaeróbia obrigatória denominada Clostridium botulinum. Essa bactéria é produtora da neurotoxina botulínica, que pode acumular-se nos alimentos mal conservados e causar a doença botulismo. Essa doença é grave, não muito frequente e provoca paralisia flácida (fraqueza dos músculos), dificuldade de engolir, vômito, fala ininteligível, retenção de urina, podendo evoluir para paralisia respiratória, se não for tratada rapidamente. Com relação a essa doença, assinale a alternativa correta.
		
	
	As latas que possuem alimentos contaminados pela bactéria Clostridium botulinum podem ficar estufadas devido ao acúmulo de nitrogênio.
	 
	As bactérias Clostridium botulinum somente se desenvolvem na ausência de oxigênio.
	
	As bactérias causadoras do botulismo são autótrofas.
	
	As bactérias causadoras do botulismo obtêm a energia necessária ao seu metabolismo, a partir da quebra de compostos orgânicos na presença de oxigênio.
	
	O botulismo é uma doença contagiosa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602962836)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre as diversas formas de deterioração ou alteração de alimentos, cita-se a rancificação. A respeito desse processo, pode-se afirmar que:
		
	
	corresponde a deterioração das proteínas contidas nos alimentos;
	
	provoca a produção de pigmentos lipossolúveis que alteram a viscosidade do alimento;
	 
	pode ocorrer de forma oxidativa ou hidrolítica, mas somente a hidrolítica pode ser provocada por microrganismos;
	
	sua ocorrência, principalmente em carnes, tem origem exclusivamente microbiana;
	
	favorece a produção de uréia e amônia, responsáveis pelo odor desagradável.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602961511)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A salmonelose é uma zoonose de distribuição mundial, responsável por significante índice de morbidade e mortalidade, tanto nos países em desenvolvimento como nos desenvolvido, determinando pequenos e grandes surtos, sendo os alimentos de origem animal, como ovos, aves, carne e produtos lácteos os principais veículos de sua transmissão. A vigilância sanitária recebeu uma denúncia de surto de salmonelose, que o alimento suspeito era uma carne cujo rótulo continha nitrato e nitrito como conservantes e apresentava 12 % de concentração de sal. Pode-se afirmar:
I- Este alimento pode veicular Salmonela e causar o surto;
II- A concentração de sal acima de 9% e presença do aditivo nitrito não permite o desenvolvimento de Salmonella sp.;
III- A concentração de sal e de nitrito não interfere no desenvolvimento de Salmonella sp.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	I e II, apenas
	 
	II, apenas
	 
	I e III, apenas
	
	III, apenas
	
	I, apenas
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602783343)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Desde a Idade Média apareceram as primeiras intoxicações por derivados de ergotamina. Eram descritas, naquela época, estranhas epidemias cujo sintoma característico era a gangrena das extremidades. O ergot é produto de um microrganismo, que cresce no centeio e em outros cereais. Os componentes ativos da droga são derivados do LSD. Esse microorganismo pertence ao grupo:
		
	
	dos vírus
	
	dos helmintos
	
	das bactérias
	 
	dos fungos
	
	dos príons

Continue navegando