Buscar

CCJ0014 DIREITO CIVIL III AVALIANDOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201603160589)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ricardo firmou com Emanuel contrato por meio do qual adquiriu safra de milho que viria a colher no ano seguinte. Em referido contrato, estabeleceu-se preço certo e inalterável, a ser pago quando do dia previsto para a colheita, não importando a quantidade de milho colhida, se maior ou menor do que a originalmente esperada. Estipulou-se, ainda, que o pagamento seria devido mesmo que, por qualquer causa, nenhum grão viesse a ser colhido. As partes expressamente assumiram o risco de o contrato ser mais ou menos vantajoso a qualquer uma delas e também quanto à possibilidade de que os grãos não viessem a ser colhidos. Referido contrato
		
	
	tem como objeto coisa futura, o que é admitido pelo Código Civil, mas não obriga as partes se os grãos não vierem a ser colhidos, tendo em vista a vedação ao enriquecimento sem causa.
	
	é nulo, porque o Código Civil não admite a compra e venda de coisa futura.
	
	é inexistente, porque o Código Civil não prevê a compra e venda de coisa futura.
	
	tem como objeto coisa futura, o que é admitido pelo Código Civil, mas somente obriga as partes se os grãos vierem a ser colhidos, tendo em vista a vedação a que se firmem contratos aleatórios.
	 
	tem como objeto coisa futura, o que é admitido pelo Código Civil, e obriga as partes ainda que nenhum grão venha a ser colhido, tendo em vista tratar-se de contrato aleatório.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201603168057)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a boa-fé objetiva, é INCORRETO afirmar:
		
	 
	significa a ignorância de vício que macula o negócio jurídico.
	
	aplica-se aos contratos do Código Civil e do Código de Defesa do Consumidor.
	
	diz respeito ao dever de honestidade e colaboração na relação contratual.
	
	implica a observância de deveres anexos ao contrato, tais como informação e segurança.
	
	implica o dever de conduta probo e íntegro entre as partes contratantes.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201603208401)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta:
		
	
	todas as alternativas estão corretas
	
	os contratos de depósito e seguro são consensuais.
	
	segundo o princípio da continuidade, a norma jurídica terá vigência pelo tempo de duração previamente fixado pelo legislador;
	
	assim como ocorre com a cláusula penal, a multa penitencial é instituída em beneficio do credor;
	 
	enquanto a acessão altera a substância da coisa, a benfeitoria gera conservação, melhoramento ou aformoseamento da coisa;
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201603169059)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(MPE/AL 2012 - FCC) - Sobre os contratos, de acordo com o Código Civil brasileiro, é correto afirmar:
		
	
	O estipulante pode reservar-se o direito de substituir o terceiro designado no contrato, mas deverá obter a anuência do outro contratante.
	
	A aceitação fora do prazo, com adições, restrições, ou modificações, não importará nova proposta
	
	A proposta feita por telefone não deixa de ser obrigatória se não foi imediatamente aceita.
	
	Se ao terceiro, em favor de quem se fez o contrato, se deixar o direito de reclamar-lhe a execução, poderá o estipulante exonerar o devedor.
	 
	Se o negócio for daqueles em que não seja costume a aceitação expressa, ou o proponente a tiver dispensado, reputar-se-á concluído o contrato, não chegando a tempo a recusa.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201603193627)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	((XVIII Exame Unificado/OAB - adaptada - 29/11/2015) - Renato é proprietário de um imóvel e o coloca à venda, atraindo o interesse de Mário. Depois de algumas visitas ao imóvel e conversas sobre o seu valor, Renato e Mário, acompanhados de corretor, realizam negócio por preço certo, que deveria ser pago em três parcelas: a primeira, paga naquele ato a título de sinal e princípio de pagamento, mediante recibo que dava o negócio por concluído de forma irretratável; a segunda deveria ser paga em até trinta dias, contra a exibição das certidões negativas do vendedor; a terceira seria paga na data da lavratura da escritura definitiva, em até noventa dias a contar do fechamento do negócio. Antes do pagamento da segunda parcela, Mário celebra, com terceiros, contratos de promessa de locação do imóvel por temporada, recebendo a metade de cada aluguel antecipadamente. Renato, ao tomar conhecimento de que Mário havia celebrado as promessas de locação por temporada, percebeu que o imóvel possuía esse potencial de exploração. Em virtude disso, Renato arrependeu-se do negócio e, antes do vencimento da segunda parcela do preço, notificou o comprador e o corretor, dando o negócio por desfeito. Com base na hipótese formulada, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	O vendedor perde o sinal pago e o comprador pode exigir uma indenização pelos prejuízos a que a desistência deu causa, se o seu valor superar o do sinal dado, sendo devida a comissão do corretor, não obstante o desfazimento do negócio antes de aperfeiçoar-se.
	
	O vendedor perde o sinal pago para o comprador, porém nada mais lhe pode ser exigido, sendo devida a comissão do corretor, já que o negócio foi desfeito antes de aperfeiçoar-se
	
	O vendedor perde o sinal pago para o comprador, porém nada mais lhe pode ser exigido pelo comprador. Contudo, é devida a comissão do corretor, não obstante o desfazimento do negócio antes de aperfeiçoar-se.
	
	O vendedor perde o sinal pago e o comprador pode exigir uma indenização pelos prejuízos a que a desistência deu causa, se o seu valor superar o do sinal dado, não sendo devida a comissão do corretor, já que o negócio foi desfeito antes de aperfeiçoar-se.
	
	O vendedor perde o sinal pago para o comprador, porém nada mais lhe pode ser exigido, não sendo devida a comissão do corretor, já que o negócio foi desfeito antes de aperfeiçoar-se
		
	 1a Questão (Ref.: 201602764789)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca do contrato preliminar é correto afirmar que:
		
	
	Tem a mesma função do sinal ou arras na compra e venda.
	
	Não tem força obrigatória, podendo qualquer das partes dá-lo por desfeito, mediante notificação judicial.
	
	Deve observar sob pena de nulidade, a forma do contrato a ser celebrado, em virtude da regra segundo a qual o acessório segue o principal.
	
	Não comporta em qualquer hipótese, execução específica, e seu descumprimento apenas enseja o pagamento de perdas e danos.
	 
	Deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado, exceto quanto à forma.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201603061868)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC ¿ Procurador do Estado/MT ¿ 2016) Isac vendeu seu veículo a Juliano, por preço bem inferior ao de mercado, fazendo constar, no contrato de compra e venda, que o bem estava mal conservado e poderia apresentar vícios diversos e graves. Passados quarenta dias da realização do negócio, o veículo parou de funcionar. Juliano ajuizou ação redibitória contra Isac, requerendo a restituição do valor pago, mais perdas e danos. A pretensão de Juliano
		
	
	improcede, porque, embora a coisa possa ser enjeitada, em razão de vício redibitório, as perdas e danos apenas seriam devidas se Isac houvesse procedido de má-fé.
	
	procede, porque a coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor, mas está prescrita, porque se passaram mais de 30 dias da realização do negócio.
	 
	improcede, porque não estão configurados os elementos definidores do vício redibitório e o comprador assumiu o risco de que o bem viesse a apresentar avarias.
	
	improcede, porque firmou contrato comutativo, assumindo o risco de que o bem viesse a apresentar avarias.
	
	procede, porque a coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios
ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201602187329)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação ao contrato de compra e venda regido pelo Código Civil, julgue os itens que se seguem.
I - O pacto de retrovenda é cláusula acessória aposta no contrato de compra e venda de bens imóveis, consistente na faculdade que se reserva o vendedor de resolver o contrato, por vontade unilateral e imotivada, reavendo o imóvel desde que pague ao comprador o preço original, monetariamente corrigido, as despesas por ele suportadas e o valor equivalente às benfeitorias necessárias, bem como as úteis e voluptuárias que se efetuaram com a sua autorização escrita.
II - Pela cláusula de preferência, o comprador se compromete a vender o bem móvel ou imóvel adquirido ao vendedor, em prazo certo e decadencial. Trata-se de cláusula resolutiva expressa no contrato, por ser potestativa, subordinada à vontade do antigo dono de readquirir o bem. O direito de preferência não se transmite por ato entre vivos, apenas por causa de morte do alienante aos herdeiros.
III - A cláusula de venda a contento subordina a eficácia do negócio à circunstância da satisfação do adquirente. Pela condição suspensiva desse negócio, o comprador, enquanto não se manifesta acerca da aprovação da coisa, ocupa posição jurídica análoga à do comodatário.
IV - Na venda sobre documentos, a entrega do bem é substituída pela entrega do título representativo e dos outros documentos exigidos pelo contrato. Como nesse tipo de contrato não há a tradição do bem alienado, o comprador pode condicionar o pagamento à verificação de inexistência de vícios redibitórios ou de outros tipos de defeitos ou recusar o pagamento quando comprovar tais defeitos na coisa vendida.
V - A venda com reserva de domínio é uma modalidade de venda a crédito de bens imóveis com garantia fiduciária, na qual o comprador, até a quitação integral do preço, não adquire a propriedade da coisa, embora já exerça sobre ela a posse. Essa cláusula prevê o desfazimento da venda caso o comprador deixe de cumprir a obrigação de pagar o preço no prazo estipulado, independentemente de ação judicial e do pagamento de qualquer indenização ou restituição do valor já pago. Estão certos apenas os itens:
		
	
	II e IV.
	
	II e III.
	 
	I e III.
	
	III e IV.
	
	I e IV.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201602960236)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Cláusula em que o comprador se obriga a oferecer a coisa ao vendedor antes de pretender vendê-la trata-se de:
		
	
	Da retrovenda
	 
	Da preferência
	
	Da venda a contento
	
	Da venda com reserva de domínio
	
	Da promessa de fato por terceiro
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201602211774)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A exceção do contrato não cumprido pode ser oposta:
		
	 
	Nos contratos bilaterais
	
	Nos contratos unilaterais
	
	Apenas nos contratos reais
	
	Somente nos contratos aleatórios
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201602144634)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 26 30º Exame OAB-RJ) Quanto ao vício redibitório é INCORRETO afirmar:
		
	 
	O doador, mesmo em se tratando de doação pura, irá responder pelo vício redibitório;
	
	O adquirente pode rejeitar a coisa ou reclamar o abatimento do preço.
	
	O vício ou defeito na coisa recebida devem ser ocultos;
	
	O vício redibitório compromete o negócio jurídico.
	
	O alienante responderá pelo vício, mesmo provando que o desconhecia;
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201603101040)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No contrato de compra e venda, é FALSO dizer que:
		
	
	pode ter objeto coisa atual ou futura
	 
	podem ser comprados, ainda que em hasta pública, pelos autores, curadores, testamenteiros e administradores, os bens confiados à sua guarda ou administração;
	
	há nulidade quando se deixa ao arbítrio exclusivo de uma das partes e fixação do preço;
	
	nas coisas vendidas conjuntamente, o defeito oculto de uma não autoriza a rejeição de todas.
	
	um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe o preço em dinheiro
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201603101354)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A cláusula segundo a qual o vendedor de coisa imóvel pode reservar-se o direito de recobrá-la, em determinado prazo, restituindo o preço recebido e reembolsando as despesas do comprador é denominada.
		
	
	venda a contento
	 
	retrobenda
	
	Não existe alternativa E
	
	venda com reserva de domínio
	
	preempção ou preferência
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201603097445)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC/2016 - Prefeitura de Teresina/PI - Analista Jurídico) - Amarildo, com 16 anos de idade, pretende vender um imóvel valioso de sua propriedade. Para tanto:
		
	 
	comparecerá pessoalmente ao ato da lavratura da escritura, outorgando-a, regularmente assistido.
	
	comparecerá pessoalmente e outorgará a escritura de compra e venda, sendo-lhe dispensável representação ou assistência, pois a forma do ato pode ser suprida pela declaração de vontade, independentemente da idade do declarante ou outro requisito.
	
	não precisa comparecer ao ato da lavratura da escritura, pois será representado pelo Ministério Público, que deverá comparecer pessoalmente ao ato.
	
	não precisa comparecer pessoalmente ao ato da lavratura da escritura, bastando ser representado por seu representante legal, que deverá comparecer obrigatoriamente.
	
	não precisa comparecer pessoalmente ao ato de lavratura da escritura, bastando ser assistido por seu representante legal, que deverá comparecer obrigatoriamente.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201602143486)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 24  123º Exame OAB-SP) A comprou de B uma casa, por escritura pública, pelo preço de R$ 200.000,00, pagando R$ 20.000,00 de sinal. A obrigou-se a pagar o restante do preço, ou seja, R$ 180.000,00, com financiamento da Caixa Econômica Estadual, a ser obtido no prazo de 3 meses. Acontece que, após ter sido pago o sinal, referida Caixa fechou sua Carteira de Financiamento, pelo período de um ano, o que impossibilitou o comprador A de completar o pagamento do preço. Esse fato, em si
		
	
	acarreta perdas e danos
	
	acarreta a extinção do contrato por resilição unilateral
	 
	acarreta a extinção do contrato por resolução.
	
	acarreta a extinção do contrato por rescisão bilateral
	
	não acarreta a extinção do contrato.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais