Buscar

Exercicios - GEstão de qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 – NO PROCESSO PARA CERTIFICAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO, UMA DAS ETAPAS É A AUDITORIA, QUE PODE SER DE 1ª, 2ª OU 3ª PARTE. EM RELAÇÃO ÀS AUDITORIAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
- AS AUDITORIAS DE TERCEIRA PARTE SÃO REALIZADAS POR ORGANIZAÇÕES CERTIFICADORAS.
2 – AS EMPRESAS PASSARAM A PERCEBER A IMPORTÂNCIA DA REALÇÃO QUALIDADE E COMPETITIVIDADE. NO MUNDO GLOBALIZADO JÁ NÃO BASTAVA APENAS PRODUZIR EM GRANDES VOLUMES, ERA PRECISO MAIS QUE ISSO. OS PROGRAMAS DE QUALIDADE TOTAL FORAM DESENVOLVIDOS EM FUNÇÃO:
- DA BUSCA POR GARANTIR A SATISFAÇÃO DO CLIENTE E A REDUÇÃO DOS CUSTOS OPERACIONAIS PELA MINIMIZAÇÃO DAS PERDAS. 
3 – NO MUNDO GLOBALIZADO A COMPETITIVIDADE PODERÁ SER BASE DO SUCESSO OU FRACASSO DE QUALQUER NEGÓCIO DESTACANDO UM NEGÓCIO EM RELAÇÃO A OUTRO, TRAZENDO SUSTENTAÇÃO A UMA ECONOMIA E PADRÃO DE VIDA MAIS FAVORÁVEL A UMA POPULAÇÃO, DIANTE DISSO É CORRETO AFIRMAR QUE:
- A GESTÃO DA QUALIDADE ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA À CAPACIDADE DE COMPETITIVIDADE DAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS.
4 – INTRODUZIDO POR JAMES CHAMPY E MICHAEL HAMMER, ATRAVÉS DO BEST SELLER REEGINNERING THE CORPORATION PUBLICADO EM 1993, O CONCEITO DE REENGENHARIA CONSISTE EM:
- REPENSAR E REDESENHAR RADICALMENTE AS PRÁTICAS E PROCESSOS DA ORGANIZAÇÃO.
5 – CADA VEZ MAIS AS EMPRESAS ADOTAM INDICADORES DE DESEMPENHO PARA SEUS PROCESSOS, E É BASTANTE COMUM TAMBÉM A CITAÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE. QUAL A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO DE PROCESSOS OU DE QUALIDADE?
- PARA O GERENCIAMENTO É FUNDAMENTAL A MEDIÇÃO DOS RESULTADOS, E OS INDICADORES TÊM ESTA FINALIDADE, DEMONSTRAR EM NÚMEROS, PERCENTUAIS, ÍNDICES, TAXAS OU DA MANEIRA MAIS APROPRIADA, COMO ESTÁ O DESEMPENHO DE UM PROCESSO OU ATIVIDADE, COMPARANDO-O COM RESULTADOS ANTERIORES, COM A META ESTABELECIDA OU UM VALOR DE BENCHMAKR, PARA ENTÃO DIREICONAR CORRETAMENTE AS AÇÕES CONFORME A SITUAÇÃO REQUERER.
6 – ELE OFERECE UMA VISÃO DO FUTURO E UM CAMINHO PARA CHEGAR ATÉ ELE. TRATA-SE AINDA DE UMA TÉCNICA QUE BUSCA A INTEGRAÇÃO E O BALANCEAMENTO DE TODOS OS PRINCIPAIS INDICADORES DE DESEMPENHO EXISTENTES EM UMA EMPRESA SEGUNDO (KAPLAN E NORTON), DESDE OS FINANCEIRO/ADMINISTRATIVOS ATÉ OS RELATIVOS AOS PROCESSOS INTERNOS, ESTABELECENDO OBJETIVOS DA QUALIDADE (INDICADORES), PARA FUNÇÕES E NÍVEIS DA ORGANIZAÇÃO, OU SEJA, DESDOBRAMENTO DOS INDICADORES CORPORATIVOS EM SETORES, COM METAS CLARAMENTE DEFINIDAS. ENFIM, PODEMOS DIZER QUE ESSA TÉCNICA DE QUE FALAMOS PODERÁ SER O:
- BSC – BALANCED SCORECARD
7 – ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE AO DIAGRAMA DE PARETO:
- UTILIZADO PARA ESTABELECER A PRIORIDADE PARA ATUAÇÃO SOBRE OS PROBLEMAS
8 – NAS PRÓPRIAS PALAVRAS DE GARVIN: “AS DIMENSÕES DA QUALIDADE TOMAM-SE MAIS DO QUE SIMPLES SUTILEZAS TEÓRICAS, PASSAM A CONSTITUIR A BASE DO USO DA QUALIDADE COMO ARMA DE CONCORRÊNCIA”. – E COMO TODO ARSENAL, DEVEM SER USADAS DE FORMA ADEQUADA E ORDENADA, SABIAMENTE DECIDINDO QUAIS E QUANDO CONSIDERAR SUA APLICAÇÃO, POIS NEM TUDO PRECISA ATENDER A TODAS AS DIMENSÕES, QUE SÃO:
- CONFORMIDADE, CONFIABILIDADE, DURABILIDADE, ESTÉTICA, DESEMPENHO, CAPACIDADE DE ASSISTENCIA TÉCNICA E QUALIDADE PERCEBIDA.
9 – A CIA INDUSTRIAL VARGEM GRANDE, EMPRESA METALÚRGICA DE MÉDIO PORTE, NECESSITA DE REDUZIR OS DESPERDÍCIOS PARA SE MANTER COMPETITIVA PERANTE OUTRAS EMPRESAS DO SETOR, NACIONAL OU INSTALADAS EM OUTROS PAÍSES. PARA TANTO, RECOMENDA-SE:
- IMPLANTAR O SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE.
10 – COMO PODEM SER CLASSIFICADAS AS AUDITORIAS DA QUALIDADE?
- PODEM SER CLASSIFICADAS COMO AUDITORIA INTERNA (1ª PARTE), AUDITORIA EXTERNA (2ª OU 3 ª PARTEE, REALIZADA POR CLIENTES, EMPRESAS CONTRATADAS OU ÓRGÃOS CERTIFICADORES), AUDITORIA DE ADEQUAÇÃO (SE A DOCUMENTAÇÃO ATENDE AOS REQUISITOS DE UMA NORMA) E AUDITORIA DE CONFORMIDADE (VERIFICAÇÃO SE A PRÁTICA REPRODUZ A DOCUMENTAÇÃO).
11 – GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL – GAT – TORNOU-SE UMA IMPORTANTE OPÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES CONQUISTAREM VANTAGEM COMPETITIVA SOBRE OS CONCORRENTES. APESAR DO RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DA GQT, MUITAS ORGANIZAÇÕES AINDA MEDEM O DESEMPENHO SEM CONSIDERAR AS MUDANÇAS DECORRIDAS PELA ADOÇÃO DE TAL SISTEMA DE GESTÃO. EXPLIQUE QUAIS OS OBJETIVOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO E SUA RELEVANCIA NO PROCESSO GERENCIAL DE QUALIDADE TOTAL.
- OS INDICADORES DE QUALIDADE ANALISAM E DETERMINAM A MEDIDA DO DESEMEPNHO DE CADA SETOR NAS ORGANIZAÇÕES, AVALIANDO AS METAS ALCANÇADAS PARA A EXCELÊNCIA EM QUALIDADE. TAIS INDICADORES BASEIAM-SE NA CONFORMIDADE DOS PADROES ESTABELECIDOS PARA MONITORAR OS PROCESSOS E OS RESULTADOS. SUA RELEVÂNCIA SE DÁ PELO FATO DE QUE POR MEIO DE DADOS OBSERVADOS PELOS INDICADORES DE DESEMEPNHO, É POSSÍVEL AVALIAR AS TENDêNCIAS E COMPARAR A INSTITUIÇÃO EMQ UESTÃO COM AS CONCORRENTES. COM A ANÁLISE DESSAS INFORMAÇÕES A ORGANIZAÇÃO TERÁ A OPORTUNDIADE DE REFORMULAR SEU PROCESSO DE TRABALHO NOS PADRÕES DETERMINADOS.
12 – O BALANCED SCORECARD TRABALHA COM QUATRO PERSPECTIVAS DIFERENTES. CITE ESSAS QUATRO PERSPECTIVAS E SEUS OBJETIVOS:
- FINANCEIRO (AUMENTAR O INVESTIMENTO INTERNO), 
CLIENTES (QUANTIDADE DE PRODUTOS),
 PROCESSOS INTERNOS (AUMENTAR A PRODUTIVIDADE) 
CRESCIMENTO E APRENDIZADO (DIMINUIR A ROTATIVIDADE).
13 – A PARTIR DA DECADA DE 50, SURGE A PREOCUPAÇÃO COM A GESTÃO DA QUALIDADE, ESTABELECENDO UMA NOVA FILOSOFIA GERENCIAL BASEADA NO DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS, MÉTDOSO E TÉCNICAS DENTRO DE UMA NOVA REALIDADE, IDENTIFICADA COMO:
- GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
14 – A ESCOLA DAS CIENCIAS HUMANAS, CONTRIBUIU MUITO NA FORMULAÇÃO DOS CONCEITOS DE QUALIDADE. ELA FEZ PERCEBER A IMPORTÂNCIA DE ALGUNS FATORES COMO MOTIVAÇÃO, ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DAS PESSOAS NA BUSCA DA OBTENÇÃO DA QUALIDADE. DENTRO ESTUDIOS DE RELAÇÕES HUMANAS RELACIONADOS ABAIXO, ASSINALE AQUELE QUE CRIOU A PIRAMIDE DAS NECESSIDADES:
- MASLOW
15 – É MUITO IMPORTANTE QUE AS ORGANIZAÇÕES ESTEJAM PREPARADAS PARA O MERCADO E PARA ISSO HÁ UMA ECESSIDADE DE ETABELECER ALGUNS COMPONENTES QUE NORTEARÃO O SEU CAMINHO DENTRE ESSES COMPONENTES ESTÃO:
- ESTABELECIMETNO DA MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO, A VISÃO DE FUTURO, SEUS PRINCIÍPIOS E VALORES.
16 – O SETOR DE QUALIDADE EM UMA REUNIÃO DE DEFINIÇÃO DE INDICADORES, SUGERIU QUE SE MEDISSE A RELAÇÃO DE UNIDADE PRODUZIDAS COM O OTAL DE RECURSOS CONSUMIDOS, COMO O PROPÓSITO DE ANALISAR A EFICIÊNCIA DO PROCESSO PRODUTIVO. ASSIM, O SETOR DE QUALIDE SUGERIU UM INDICADOR DE:
- PRODUTIVIDADE
17 – A CERTIFICAÇÃO DOS PROCESSOS ATRAVÉS DAS NORMAS ISSO ESTABELECE ALGUNS OBJETIVOS QUE SÃO OS SEGUINTES:
III – ELIMINAÇÃO DE BARREIRAS TÉCNICAS E COMERCIAIS, EVITANDO A EXISTêNCIA DE REGULAMENTOS CONFLITANTES ENTRE PAÍSES FABRICANTES.
IV – PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR – PROVER A SOCIEDADE DE MEIOS EFICAZES PARA AFERIR A QUALIDADE DE BENS E SERVIÇOS.
18 – JOAO E CARLA, GERENTE DE UMA EMPRESA DE COSMÉTICOS, SEMPRE CONVERSAM DURANTE O ALMOÇO A RESPEITO DA PRATICA DO PDCA DENTRO DA EMPRESA. AS EXPERICÊNCIAS DE AMBOS NO USO DO PDCA NA QUALIDADE, SEMPRE FORAM FAVORAVEIS AO LONGO DE SUAS CARREIRAS PROFISSIONAIS. PODEMOS CHAMAR O PDCA COMO CICLOE DE:
- DEMING EDWARS.
19 – ANALISE AS ALTERNATIAVS SOBRE AUDITORIA DA QUALIDADE E ASSINALE A INCORRETA:
- A AUDITORIA DA QUALIDADE GARANTE A QUALIDADE DOS PRODUTOS\SERVIÇOS DA EMPRESA.
20 – APÓS A IMPLATAÇÃO DE UM SISTEMA DE QUALIDADE, TORNA-SE NECESSARIA A AUDITORIA DA QUALIDADE POR MOTIVOS ESPECIFICOS, DESENOLVIVDA POR UM AUDITOR. O AUDITOR É:
 - A PESSOA QUALIFICADA PARA REALIZAR AUDITORIA DA QUALIDADE.

Outros materiais

Outros materiais