Buscar

administração pessoal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Administração de pessoal
	1-Qual o prazo máximo para um contrato de experiência? 90 dias
	2-Findo a experiência, se não houver manifestação das partes esse contrato, automaticamente, se transformará em contrato por prazo: indeterminado
	3-Segundo a CLT no seu art. 2º emprego é: Trabalho com subordinação, remunerado e não eventual de um empregado a um empregador.
	4- Sabemos que o contrato de trabalho é o instrumento legal que consolida a relação do trabalhador com a empresa, dando a ambas as partes garantias importantes diante da legislação trabalhista vigente. Dentre os elementos elencados abaixo, qual NÃO estaria enquadrado como um conceito básico do contrato de trabalho?
Os serviços são sempre prestados por necessidade eventual.
	5-Qual das alternativas abaixo NÃO é uma característica verdadeira quanto ao contrato de experiência? Pode exceder 90 dias
	6-Das afirmativas abaixo é FALSO afirmar que alguns dos principais documentos exigidos pelas empresas na contratação de empregados são? Carteira Nacional de Habilitação (Independente do Cargo a ser ocupado), PIS, CTPS
	7-O trabalhador eventual não é empregado e sua atividade é regulada pelo Direito Civil (locação de serviços). Ele presta trabalho subordinado, mas ocasionalmente, apenas para um evento determinado, em atividade diversa da atividade fim do empregador. É eventual o trabalho de um (a): Jardineiro contratado esporadicamente para manutenção de determinado jardim.
	8-A terceirização é modalidade contratual inadmissível em nosso ordenamento jurídico quando levada a cabo para: Locação permanente de mão de obra em atividade-fim da empresa tomadora de pessoal;
	9-Como se distingue salário de remuneração?
	
Sua Resposta: Salário é a contraprestação devida ao empregado pela prestação de serviços, em decorrência do contrato de trabalho. Já a remuneração é a soma do salário contratualmente estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem entre outras.
	
Compare com a sua resposta: Embora os dois termos sejam utilizados indistintamente, a diferença feita pela doutrina é a seguinte: salário é a importância paga diretamente pelo empregador ao empregado, enquanto remuneração é o conjunto dos valores que o empregado recebe, direta ou indiretamente (caso de gorjetas, por exemplo), pelo trabalho realizado. Gorjetas são pagos por terceiros.
	10-O que é salário Complessivo?
	
Sua Resposta: Salário complessivo é o pagamento ao empregado de um valor remuneratório englobando vários direitos.é o pagamento de uma determinada importância para remunerar o salário ordinário, hora extra e adicional noturno sem discriminar o valor que está sendo pago a cada título. Isto não permite que o empregado possa identificar e conferir a exatidão do pagamento que está sendo efetuado.
	Compare com a sua resposta: É a retribuição fixada para atender, de forma global, ao pagamento do salário básico e outras prestações devidas pelo empregador ao empregado. Essa modalidade de pagamento de salário é proibida por lei.
De acordo com a jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho:O contrato de experiência pode ser prorrogado, desde que respeitado o limite máximo de noventa dias.
A todo empregado é assegurado um descanso semanal remunerado. Este descanso deve, preferencialmente, coincidir com o domingo, salvo conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço. Ele deve durar quantas horas? 24
Qual o prazo máximo que o empregador tem para devolução da CTPS? 48horas
Visando adequar seu horário de trabalho a seus concorrentes, a empresa XYZ pretende regularizar tal situação, de acordo com o artigo 58 da CLT. Independente dos horários que serão adotados, qual a jornada de trabalho semanal máxima permitida por Lei? 44 horas semanais
O comportamento do Setor/Departamento de Pessoal é que determina o seu grau de importância dentro de uma organização empresarial. Pois, de certa forma, a omissão ou o desconhecimento dos acontecimentos internos ou externos da empresa, certamente trarão: Prejuízos à organização empresarial
O EMPREGADO QUE FALTA AO TRABALHO, MESMO QUE POR UM CURTO ESPAÇO DE TEMPO, PERDE: O TEMPO DA FALTA, MAIS O DESCANSO SEMANAL REMUNERADO CORRESPONDENTE.
Considera-se trabalho noturno urbano aquele realizado entre: As 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte, computando-se a hora noturna como de 52 minutos e 30 segundos.
A CLT prevê uma tolerância para descontos de atrasos e também para o pagamento de horas extras, ou seja, determina que devem ser desconsiderados atrasos e horas extras até determinados minutos. Qual é a variação de minutos, na entrada e na saída, que devem ser desconsiderados no cálculo de desconto de atrasos ou pagamento de horas extras?
A CLT prevê tolerância diária de 10 minutos, sendo no máximo 5 minutos na entrada e no máximo 5 minutos na saída, os quais devem ser desconsiderados, tanto para desconto de atrasos, como para pagamento de horas extras.
	Pedro Henrique que trabalha na empresa XYZ teve que se afastar do trabalho para cumprir com suas obrigações militares. Explique o que acontece com os depósitos do FGTS deste empregado no período em que ele está no cumprimento de suas obrigações militares:
Sua Resposta: Segundo a lei os depósitos de seu FGTS deverão continuar sendo feitos da mesma forma como se estivesse empregado.
Compare com a sua resposta: O aluno deverá ter em sua resposta pelo menos a afirmação de que segundo a lei os depósitos de seu FGTS deverão continuar sendo feitos da mesma forma como se estivesse empregado.
Afonso é dono de uma empresa que tem 12 empregados. Sabendo disso, explique se Afonso, segundo a legislação vigente, é obrigado a ter um controle diário da jornada de trabalho em sua empresa.
	Sua Resposta: è sim, Toda empresa com mais de 10 empregados devem ter controle de jornada de trabalho
	Compare com a sua resposta: O aluno deverá ter pelo menos em sua resposta a firmação de que toda empresa que possua 10 ou mais empregados é obrigada a efetuar o controle diário da jornada de trabalho.
Quem custeia o atestado médico admissional? Empregador
A sigla PIS significa Programa de? Integração Social
A lei limitou o prazo máximo de duração do contrato de experiência em 90 dias. Assim, nada impede que se celebre contrato de experiência por prazo menor, além disso, poderá haver prorrogação: Uma única vez
Somente por exceção se admite a existência de contrato de prazo determinado, em casos especificamente previstos na lei. Em relação ao contrato de trabalho por prazo determinado, este não poderá ser estipulado por período superior a: 2 anos
A Administração de Pessoal gerencia SOMENTE a folha de pagamento. Considerando a afirmação anterior, é possivel afirmar que: A afirmação é limitada, pois a administração de pessoal inclui esta rotina e várias outras.
No contrato de trabalho com cláusula de prazo de experiência de 90 dias, que venha a ser rescindido antes de completar esse prazo, aquele que deu a causa deverá indenizar a outra em parte do montante salarial devido até o último dia do contrato. Essa parte corresponde a qual percentual? 50%
Considera-se como hora extra a hora de trabalho que ultrapassa a jornada diária e/ou semanal estipulada em contrato, como 8 horas por dia e/ou 44 horas semanais; 6horas por dia e/ou 36 horas semanais. Quem trabalha 4 horas por dia, terá quantas horas semanais de trabalho?24
	Sonia completou 1 ano de atividades na empresa onde trabalha, em 2 de junho de 2010. Sonia planeja entrar de férias no mês de janeiro de 2011 e para isso solicitou ao Setor de Pessoal da empresa que marcasse suas férias. Todavia o pedido foi recusado pela sua chefia que a remarcou para março de 2011. Diante do exposto responda asseguintes perguntas: 1) Sonia, ao completar um ano de serviço, adquiriu que período de férias? 2) Sonia irá tirar férias em março de 2011. Esse mês de março de 2011 se refere a qual período de férias? 3) A princípio Sonia solicitou férias para janeiro de 2011, mas foi negada. A quem compete a marcação do mês de férias? O período aquisitivo 2009/2010. 2)Refere-se ao período concessivo. 3)Compete ao empregador a marcação do mês das férias de Sonia.
	Podemos conceituar salário, do ponto de vista econômico, como sendo o preço da força de trabalho que o empregado põe à disposição do empregador mediante um contrato entre as partes, onde versa o valor a ser pago ao empregado. O preço e a demanda dessa força de trabalho resultarão, no mercado, o ¿jogo da oferta e procura¿. Diante deste conceito responda as seguintes perguntas: 1) Onde deve constar, obrigatoriamente, a determinação do valor a ser pago ao empregado? 2) O que deverá ser respeitado em relação ao salário a ser pago ao empregado? 3) Que nome se dá a contraprestação devida pelo empregador ao empregado? Compare com a sua resposta: 1)No contrato de trabalho ou Carteira de Trabalho e Previdência Social. 2)O valor mínimo legal. 3)Salário
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina as características e condições para contratos de trabalho por prazo determinado. Assinale a alternativa que não corresponde a uma das condições estabelecidas na CLT. O período máximo de duração é de três anos.

Continue navegando