Buscar

Exame fisico da cabeça

Prévia do material em texto

Cabeça : No exame da cabeça são utilizadas a técnica de palpação, inspeção e olfato. Deve ser analisado o tamanho(macrocefalia e microcefalia) a formato do crânio (hidrocefalia, crânio maior que a face) posição e movimento .Na criança o perímetro do crânio e medido ate os 2 anos .
Na face e importante observar alterações na coloração de pele como palidez , cianose e icterícia. Algumas fáceis são relacionadas com algumas doenças como a face renal porem existes faces que não lembram nenhum doença essas são chamadas de face atípicas . 
No couro cabeludo deve-se observar a presença de nódulos , seborreia ,pediculose e na criança verificar a condição das fontanelas.
 O cabelo se verifica a qualidade em que os fios se encontram , se eles estão secos, quebradiços , sem brilhos , higienização e a presença de alopecia. Na sobrancelhas observar a implementação dos fios e se a madarose. 
O globo ocular se verifica a assimetria e a forma como a Exoftalmia e enoftalmia. Quando examinar a pálpebra verificar a presença de xantelasma que pode indicar elevação do colesterol, observar também se tem ptose palpebral (unilateral ou bilateral ) , brefarite,(infecção da pálpebra) equimose e Lagoftalmia ( não permite o cliente fechar os olhos parcial ou total) .
Na conjuntiva palpebral analisar a coloração (hipercorada,normal,Hipocorada) e umidade . No cílios notar a implementação do fio que pode ser triquíase e a presença de madarose . Já a esclera e se observa o coloração e umidade, algumas cores podem ser relacionadas a doenças, como , icterícia com hepatite e palidez (hipocorada) com a anemia . A íris todas via pode ser observado o arco senil presente geralmente um idosos, envolta da íris e possível notar a presença de um arco esbranquiçado.
 E por fim as pupilas, essas podem ser isocoricas ou anisocoria. A foto sensibilidade e um teste em que se testa a capacidade da pupila de se contrair e relaxar. Esse teste pode ser direto ou indireto . O modo direto ocorre “jogando” a luz diretamente para o olho a ser examinado, a pupila em contato com a luz realiza a miose em caso a pupila permaneça em midríase isso indica alguma alteração neurológica . Já no modo indireto a luz é “jogada “ para um olho porem são as pupilas do oposto que são analisada . Outro teste e realizado para verificar a mobilidade ocular ou seja nesse teste e feito uma cruz ( T) e um X imaginário em frente a face do cliente e sempre voltando com o dedo para o meio do face , esse teste reproduz os oitos pontos de direção do homem , em alguns casos o nistagmo é facilmente encontrado .
 O ouvido e dividido em três partes . O ouvido externo e formado por cartilagem e é aquele que vemos sem a necessidades de aparelho, nesse tipo se observa o tamanho a forma , o tamanho dele e a presença de nódulos . O ouvido médio e aquela onde esta presente a caixa do tímpano, esse ouvido so pode ser visualizado com o otoscópio . O ouvido interno por sua vez não pode ser visualizado. Vertigem e zumbidos dever ser observados . Durante o exame deve ser verificado se a cerúmen , otorreia, otorragia , otite ou otalgia. Existes também alguns teste para verificar a audição como o teste de webber onde o diapasão e batido e colocado sobre a cabeça do paciente , esse equipamentos emitem vibração que normalmente são escutados pelo paciente . O teste rinne também testa a audição, nesse onde o diapasão e batido e colocado no processo mastoide e posteriormente próximo a orelha .
Os seios paranasais pode se verificar a hipersensibilidade através da palpação que sugere sinusite em caso de positivos . São três os seios paranasais que podem ser analisados pela HHHHHH frontal, nasal e maxilar .A luz e “jogada” em cima do seio paranasais para verificar se a mucosa nos seios que normalmente estão cheios de ar . 
O nariz deve ser observado seu formato e tamanho, que podem ser alterados em casos de traumas , tumores ou doenças endocrimas . Verificar simetria e a presença de deformidades e o movimento da asa do nariz durante a respiração . Para o exame endosanal inclina-se a cabeça do paciente para trás e se possível usar uma espátula e otoscópio. Verificar a presença de epistaxe , secreção , crosta , avaliar integridade da mucosa . Observar o septo , verificando se há desvios ou sinais de sangramento . 
A boca deve se observar a presença de lesão , quelite, coloração , hidratação ou desvios. Os dentes se verifica a quantidade, qualidade e presença de caries . A gengiva olha se o tamanho porque as vezes a mesma pode ser hiperplasia gengival .Na língua verifica a coloração, presença de lesão e umidade . Observa a presença de língua saburrosa , língua geográfica e hiperemia . O hálito também devera ser avaliado porque algumas doenças fazem o hálito mudar como o hálito de maça verde (hepatite ) , hálito etílico (álcool) , hálito cetonico ( diabético ) e halitose .

Continue navegando