apol metodologia e letramento
6 pág.

apol metodologia e letramento


DisciplinaMetodologia, Prática de Alfabetização e Letramento865 materiais10.187 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o seguinte fragmento de texto:
\u201cO estudo do desenvolvimento das operações nas crianças leva a uma constatação muito instrutiva: as operações que permitem reunir (+)  ou dissociar (-) as classes ou relações são ações, propriamente ditas, antes de serem operações do pensamento\u201d.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução de Maria Alice Magalhães D\u2019Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24. ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999. p. 81.
O estágio do desenvolvimento infantil que contempla as operações concretas realizadas pela criança é definido por Piaget como:
Nota: 20.0
	
	A
	Período que contempla o nascimento da criança. Envolve suas primeiras atitudes, como o reconhecimento do mundo que a cerca;
	
	B
	Período que envolve as crianças de 07 aos 11/12 anos; momento em que ela apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações imaginárias de seu desenvolvimento mental. Dessa maneira, a criança desenvolve maior dependência em relação ao adulto.
	
	C
	Período que envolve a infância propriamente dita, ou seja, entre os 07 e 11/12 anos. Nele, a criança apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento mental, ela adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais.
Você acertou!
O estágio do período das operações concretas corresponde à infância propriamente dita, ou seja, entre os 07 e 11/12 anos. Nele, a criança apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento mental, ela adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais (livro-base, p. 25,26).
	
	D
	Período que contempla o nascimento da criança e vai até os 07 anos. Este período contempla a autonomia e a organização dos pensamentos da criança.
	
	E
	Período que envolve as primeiras etapas de vida, ou seja, entre os 03 e 07 anos. Nele, a criança apresenta a capacidade de comunicação, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento, ela adquire uma percepção do que a cerca, desenvolvendo diferentes maneiras de se comunicar e organizar o pensamento.
Questão 2/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a seguinte citação:
\u201cOs métodos sintéticos foram os primeiros a serem utilizados [e], pode-se dizer, que estes métodos, sob forma dos métodos alfabéticos, são os mais antigos, sendo utilizados, sem outros competidores, desde a antiga\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: MATTHEWS, M. M. Teaching to read historically considered. Chicago: The University of Chicago Press, 1966. p. 6. (Tradução nossa).
De acordo com o livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização em relação aos métodos sintéticos alfabetizadores e suas funcionalidades, analise as afirmativas abaixo:
 I. Nos métodos sintéticos, o processo de alfabetização é iniciado por uma palavra, uma frase ou uma história.
II. Nos métodos sintéticos, a alfabetização parte das menores unidades da língua, como letras, fonemas e sílabas, para as maiores, no caso, palavras e frases.
III. Os métodos sintéticos estabelecem que a criança estará alfabetizada a partir do momento em que conhecer e reconhecer as famílias silábicas.
IV. Nos métodos sintéticos, a alfabetização se restringe ao reconhecimento das letras e de seu valor fonético.
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas II e III.
	
	B
	Afirmativas I e II.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV.
	
	D
	Afirmativas II e IV.
Você acertou!
As afirmativas II e IV são corretas. Os métodos sintéticos são aqueles em que a alfabetização parte das menores unidades da língua, como letras, fonemas e sílabas, para as maiores, como as palavras e frases. A alfabetização fica restrita ao reconhecimento das letras e de seu valor fonético. Nesta conjuntura, as alternativas I e III tornam-se incorretas (livro-base, p. 56).
	
	E
	Afirmativas I, II e IV.
Questão 3/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a passagem de texto a seguir:
\u201cOs métodos [de alfabetização] nasceram nas salas de aula. Em todos os casos foram o produto da criatividade dos professores e por eles foram aperfeiçoados, através de sucessivas experiências que visavam responder às demandas crescentes de uma população que enfatiza sua necessidade de aprender\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível no livro: BRASLASVKY, Berta. Escola e alfabetização: uma perspectiva didática. São Paulo: UNESP, 1988. p. 44.
De acordo com os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, considere as afirmativas abaixo sobre os métodos tradicionais de alfabetização:
 I. Alguns métodos tradicionais de alfabetização almejavam a leitura, a escrita e a necessidade de fazer o aluno chegar ao conhecimento das palavras.
II. Os métodos tradicionais de alfabetização, baseados na cópia, na repetição e no reforço, concebem a alfabetização tal qual o processo atual de alfabetização e letramento.
III. Os métodos de alfabetização tradicionais, que defendiam o processo comportamental da aprendizagem, se baseavam na cópia, na repetição e no reforço.
IV. Alguns métodos de alfabetização tradicionais preconizavam as associações entre fonemas e grafemas e com a memorização dessas correspondências.
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas II e III.
	
	B
	Afirmativas I e III.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV.
	
	D
	Afirmativas I, III e IV.
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV. A ideia de utilizar métodos para a alfabetização é fruto de concepções diferentes das que estão vigentes hoje, mas esse assunto ainda é alvo de muita discussão. De acordo com Lucia Lins do Rego (2007), \u201ctoda esta tradição estava vinculada a uma concepção de alfabetização segundo a qual a aprendizagem inicial da leitura e da escrita tinha como foco fazer o aluno chegar ao reconhecimento das palavras garantindo-lhe o domínio das correspondências fonográficas. [...] Tratava-se de uma visão comportamental da aprendizagem que era considerada de natureza cumulativa, baseada na cópia, na repetição e no reforço. A grande ênfase era nas associações e na memorização das correspondências fonográficas. A alternativa II, nesta conjuntura, torna-se incorreta (livro-base, p. 64).
	
	E
	Afirmativas I e IV.
Questão 4/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere a seguinte citação:
 \u201cA escola rural representava o local onde se pretendia dizer que se estuda. De fato, pouco de escola poderíamos encontrar nos contextos dilapidados espalhados pelo interior do Brasil; escolas sem qualquer condição de abrigar suas crianças para o mínimo de ambiente qualitativo de aprendizagem\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: CAVALCANTE, Ludmila Oliveira Holanda. Das políticas ao cotidiano: entraves e possibilidades para educação do campo alcançar as escolas no rural. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 549-564, jul./set. 2010. p. 554.
Considerando o fragmento do texto acima, bem como os conteúdos abordados no livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, com relação à alfabetização no ambiente rural segundo o Censo do ano de 2000 e o Ministério da Educação e Cultura \u2013 MEC, analise as afirmativas a seguir:
 I. Foi constatado na época que muitos estudantes brasileiros de 10 até 14 anos ainda não estavam alfabetizados.
II. O Censo constatou que os alunos brasileiros entre 07 a 14 anos apresentavam alto índice de alfabetização.
III.O Censo constatou que aproximadamente 59% dos alunos