Buscar

Aula 10 A Redação Final e a Formatação do TCC TCC PEDAGOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 10 A Redação Final e a Formatação do TCC
Disciplina: TCC PEDAGOGIA
(p.2)
OBJETIVO DESTA AULA
Ao final desta aula, você será capaz de:
1. Entender algumas dúvidas comuns na redação das considerações finais;
2. finalizar o texto da sua monografia;
3. conhecer as normas de formatação do TCC segundo os padrões da Unesa e as normas técnicas para trabalhos acadêmicos segundo a ABNT;
4. conhecer orientações necessárias para a entrega do trabalho.
(p.3)
A Redação Final do TCC
Estamos concluindo a realização e escrita da monografia. E, como qualquer trabalho de natureza científica, é neste momento que nossas considerações finais serão feitas. Há tempos costumava-se fechar um relatório, artigo, monografia, dissertação ou tese com uma conclusão. No entanto, o debate na comunidade acadêmica levou pesquisadores a reconhecer os limites da produção científica e, portanto, a considerar que nenhum trabalho se encerra definitivamente, mas que os resultados que ele apresenta e as reflexões que propõe são necessariamente provisórios, pois expressam um momento na longa caminhada que um estudioso está trilhando.
Hoje assume-se que nessa última etapa do trabalho apenas apresentaremos algumas considerações finais, ou seja, fazendo uma síntese dos principais resultados, tendo em vista responder à problematização que motivou a pesquisa, nos posicionando quanto a eles, levantando algumas questões e reflexões pertinentes, e fazendo algumas indicações de novas problemáticas a serem investigadas e/ou recomendadas.
(p.4)
SÍNTESE DOS RESULTADOS
Síntese dos Resultados: não é preciso reescrever toda a análise, mas apenas retomar destaques, dados e análises que você considerar mais importantes. Não é adequado o uso de tabelas ou citações nesse momento do texto.
RESPONDER AO PROBLEMA DE PESQUISA
Responder ao problema de pesquisa: os dados/resultados destacados por você devem permitir responder ao problema de pesquisa. Não é possível que, depois de todo esse esforço, o problema que deu origem a pesquisa fique esquecido, sem resposta.
POSICIONAR-SE
Posicionar-se: agora é o momento de você se colocar, assumindo uma postura crítica quanto aos resultados, fazendo a denúncia de uma situação grave que eles apontam, reclamando uma atitude da sociedade ou valorizando uma experiência, destacando como ela lhe parece exemplar, o quanto ela deveria ser seguida.
LEVANTAR QUESTÕES, FAZER RECOMENDAÇÕES
Levantar questões, fazer recomendações: reconhecer que o estudo ora realizado não encerra o debate sobre a problemática e propor novas questões, fazer recomendações demonstra humildade e compromisso frente à realidade.
E LEMBRE-SE
E lembre-se: seu trabalho é um trabalho de conclusão no curso de Pedagogia! Dessa forma, suas considerações e reflexões devem valorizar o papel do Pedagogo como pesquisador e agente de transformação da realidade educacional.
(p.5)
Finalizada a redação preliminar das “Considerações Finais”, é momento de fazer uma revisão de todo o trabalho e prepará-lo para avaliação. Estamos considerando que a redação das considerações finais feita até agora é preliminar, porque ela é o seu primeiro movimento de síntese de todo o esforço intelectual implementado na elaboração do trabalho. No entanto, somente depois de toda a revisão do texto é que você vai se sentir seguro(a) para “fechar” sua monografia.
(p.6)
A Redação Final do TCC
Como você viu ao longo de todo o curso, todos os trabalhos acadêmicos devem respeitar normas técnicas para que possam ser aceitos e submetidos a leitura e avaliação de estudiosos, pesquisadores, professores. A não observância dessas regras implica em prejuízo à sua avaliação. Por isso, vale a pena rever algumas normas:
Quanto às referências bibliográficas
Quanto à redação científica
Quanto à disposição gráfica
(p.7)
Quanto a Redação Científica:
• O texto científico deve obedecer à norma culta da língua, e ser claro, preciso (uso adequado dos termos/conceitos), coerente e objetivo. Recomenda-se evitar as expressões não acadêmicas, de uso comum, que não são fundamentadas, assim como uma linguagem pomposa, sentimental, excessivamente técnica ou pretensiosa. 
• O autor deve ter cuidado com especulações sem base científica, assim como com o excessivo uso de citações. A melhor forma de apresentar a contribuição de outros autores é fazendo uma síntese de suas ideias, analisando-as. 
• Sempre que citar texto ou ideia/conceito de outro autor deve-se referenciá-lo no corpo do texto (autor, ano) e no item “Referências” (ver normas a seguir). 
• É usual que o texto esteja no infinitivo ou na 1ª pessoa (do singular ou do plural). • Os períodos devem ser curtos, pois frases ou parágrafos muito longos podem comprometer a compreensão do texto.
• Como a realidade é complexa e a ciência é limitada, deve-se evitar expressões taxativas (sempre, nunca, etc.), que outorgam as colocações feitas um valor por demais definitivo e absoluto.
• Do mesmo modo, posto que o conhecimento científico busca uma abordagem o mais objetiva possível sobre a realidade, também devem ser evitadas expressões valorativas (melhor, pior, bom).
• Na primeira vez em que utilizar siglas e abreviaturas, estas devem vir acompanhadas pela forma completa. Ex: Secretaria Estadual de Educação/SEEDUC. Somente aquelas muito conhecidas podem ser utilizadas sem explicações da sua forma completa. Ex: MEC.
• Informações complementares devem vir em nota de rodapé.
(p.8)
Quanto à Disposição Gráfica:
- Letra: times ou arial, corpo do texto tamanho 12, títulos e subtítulos tamanho 14.
- Espaçamento: 1,5 cm.
- Alinhamento: justificado.
- Margens: superior e esquerda - 3 cm; inferior e direita - 2 cm. 
- Numeração nas páginas: todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha.
- Citações (fontes bibliográficas no texto):
citação direta/literal: as transcrições no texto de até 3 linhas devem estar incorporadas ao parágrafo, com aspas duplas (Ex: “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”); transcrições com mais de 3 linhas (citação longa) devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor (corpo 10) que a do texto utilizado e sem as aspas, acompanhadas do número da página.
Exemplo: Não se deve concebê-la [a sexualidade] como uma espécie de dado da natureza que o poder é tentando a pôr em xeque, ou como um domínio obscuro que o saber tentaria, pouco a pouco, desvelar. A sexualidade é o nome que se pode dar a um dispositivo histórico: não à realidade subterrânea que se apreende com dificuldade, mas à grande rede da superfície em que a estimulação dos corpos, a intensificação dos prazeres, a incitação ao discurso, a formação de conhecimentos, o reforço dos controles e das resistências, encadeiam-se uns aos outros, segundo algumas grandes estratégias de saber e de poder. (FOUCAULT, 2003, p. 100)
citação indireta/paráfrase: quando o texto não é uma transcrição do texto original, mas uma síntese elaborada pelo autor, exige-se apenas a referência habitual ao autor e ano da publicação. (Ex: FOUCAULT, 2003)
- Quando, em citações literais ou paráfrases, usamos um autor que tomamos pela obra de outro autor ("Eu li Paulo Freire no livro do Moacir Gadotti") e não no original, a citação deve referir-se à obra propriamente lida usando-se a expressão apud (que significa “conforme” em latim), ou seja, em nosso exemplo (FREIRE apud GADOTTI, 1992).
- Para trechos demasiadamente longos, que necessitem de cortes: utilização de colchetes [...] para a parte omitida.
(p.9)
Quanto às Referências Bibliográficas:
As referências devem ser feitas apenas para as obras citadas no corpo do texto. Texto que foi lido, mas não foi citado não entra nas referências. 
A referência pode aparecer:
a) no rodapé;
b) no fim de texto ou de capítulo;
c) em lista de referências.
Em nosso caso, nos trabalhos monográficos, adotamosas referências no fim do texto. Assim, no final de todo o trabalho, as obras devem ser apresentadas em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor.
Toda referência deve conter:
• Sobrenome, nome do autor
• Título da obra
• Cidade de publicação
• Editora
• Ano de publicação
Exemplos: 
para livros de até três autores: ARANHA, M. L. A. História da educação. São Paulo: Ed. Moderna, 1996.
VASCONCELOS, A.; PINTO, C.; SILVA, R. F. da. Modelos econômicos de casas de hoje. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1983.
para livros com mais de três autores: FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 3. ed. rev. aum. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996.
para capítulos de livros: FALCON, F. J. C. A história cultural. In: ______. Rascunhos de História. Rio de Janeiro: PUC/Rio História, 1990.
Exemplos:
para artigos retirados da Internet: 
MELLO, Luiz Antonio. A onda maldita: como nasceu a Fluminense FM. Niterói: Arte&Cultura, 1992. 226 p. Disponível em:
<http:// www.actech.com.br/aondamaldita/creditos.html>.
Acesso em: 13 out. 97; 16h44m57s. On-line.
Para outros tipos de publicações consulte as normas da ABNT.
(p.10)
Revisão de Conteúdo
A revisão do trabalho não deve ser apenas de natureza técnica. Não basta que ele esteja nas normas da ABNT para ser bem avaliado. Embora você certamente tenha buscado realizar uma pesquisa com todo o rigor científico, seguindo as orientações dos seus professores tutores ao longo desse percurso, como sua monografia foi desenvolvida parte a parte, em diferentes momentos, é necessário agora um “olhar de conjunto”, ou seja, ler e rever todo o texto quanto ao estilo redacional e a sua consistência teórico-científica.
Não deixe de ler cuidadosamente todo o trabalho!  É muito importante que você se aproprie do conjunto das leituras e análises que fez. E se encontrar incongruências, procure corrigi-las. Peça a algum parente ou amigo para fazer essa leitura de conjunto e apontar dúvidas ou contradições que encontrar. Não se furte a aperfeiçoar o texto, revisar uma ideia, corrigir uma análise. Esse movimento intelectual vai lhe permitir aprofundar sua compreensão do fenômeno estudado e mostrar o quanto você é capaz!
(p.11)
Apresentação e Entrega do TCC
Depois de escrever e revisar todo o trabalho, é hora de prepará-lo para a avaliação. Os alunos da EAD não são obrigados a fazer apresentação oral de seus Trabalhos de Conclusão de Curso. No entanto, se você tiver interesse em realizá-lo, converse com seu coordenador de EAD do Polo. Para que isso aconteça, você tem que preparar uma apresentação em PowerPoint e seu coordenador agendar equipamento e espaço para esse fim.
Esta pode ser uma experiência interessante para compartilhar sua descobertas, assim como para ouvir as contribuições e críticas de outros alunos e professores que vocês convidarem para a apresentação. Seja como for, essa apresentação não terá caráter avaliativo, ou seja, em nada ela significará perda ou ganho em sua nota final na disciplina.
Fazendo ou não a apresentação oral, de qualquer forma você terá que entregar a versão final de seu trabalho. A entrega do seu TCC se dará em dois momentos:
1 - Entrega Virtual
Primeiramente, de acordo com o calendário acadêmico e as orientações do seu professor–tutor, você deverá entregar a versão digital de seu TCC completo, na área de trabalho, como temos feito em outros momentos. Após a sua entrega, seu professor-tutor irá encaminhar o trabalho para um professor-parecerista que também irá avaliar seu trabalho. A nota e aprovação do trabalho se dará por um consenso entre os dois professores, será lançada no SAI e comunicada a você. Caso seja necessário fazer algum tipo de alteração no texto, ela será recomendada em nota/anotação feita pelos professores e encaminhada a você quando da devolução do trabalho. Depois da devolução, você deve fazer as revisões necessárias segundo as orientações do seu professor-tutor.
2 - Entrega da Versão Final, Impressa
Toda monografia precisa ter uma cópia impressa, com capa dura, para ser arquivada na biblioteca do campus. Por isso, quando você finalizar a revisão final do seu trabalho, deve procurar a biblioteca de seu Polo para receber as orientações acerca de como e onde preparar a cópia impressa do seu TCC. Feita essa impressão e encadernação, então você fará a entrega dessa cópia impressa e encadernada do trabalho à coordenação de EAD do seu Polo.
Importante: não basta ter recebido a devolutiva com nota e aprovação do professor-tutor. A nota acima de 6,0 garante a sua aprovação na disciplina. Mas a elaboração da monografia não é apenas um trabalho de uma disciplina. A monografia é seu Trabalho de Conclusão de Curso. Portanto, somente a entrega dessa cópia impressa e encadernada é que valida a conclusão do curso e permite a sua graduação. As universidades não estão autorizadas, pelo MEC, a permitir que um aluno participe da colação de grau e mesmo a emitir seu diploma se essa cópia impressa não for entregue.
(p.12)
Querido(a) aluno(a), foi realmente um imenso prazer para todos(as) os professores(as) desta instituição ter partilhado com você essa jornada. Contra a ideia de educação como espaço apenas de reprodução da vida social, acreditamos que ela pode ser processo de reflexão e transformação da realidade. Por isso, temos um forte compromisso com a qualificação da formação e da prática docentes. Não obstante o debate em torno do tema, a intensidade como a pesquisa é vivida no curso de Pedagogia da Unesa, através de PPE, transcende os limites dos discursos e tem se colocado como uma rica experiência em favor da profissionalização de alunos e professores. Ela mostra que, de uma forma ou de outra, a pesquisa oportuniza rever ideias, problematizar nossas realidades, promover nossa autonomia e nos pôr em movimento. É sempre uma emoção muito grande para nós olhar para trás e ver toda a caminhada percorrida. O quanto aprendemos, amadurecemos, crescemos juntos. Sabemos que não foi fácil, mas também que esta conquista é uma realização única.
(p.13)
ATIVIDADE PROPOSTA
Antes de concluir a aula, vamos realizar um exercício? 
Sobre o desenvolvimento e a entrega do seu TCC, todas as afirmativas abaixo são verdadeiras. Exceto:
Todo o aluno de EAD é obrigado a fazer apresentação oral de seu TCC, sendo pré-requisito para a conclusão do curso.
A referência bibliográfica pode aparecer: no rodapé; no fim de texto ou de capítulo; em lista de referências.
Somente a entrega da cópia impressa e encadernada de seu TCC é que valida a conclusão do curso, permitindo sua graduação.
Sempre que citar texto ou ideia/conceito de outro autor deve-se referenciá-lo no corpo do texto (autor, ano) e no item “Referências”.
GABARITO: Todo o aluno de EAD é obrigado a fazer apresentação oral de seu TCC, sendo pré-requisito para a conclusão do curso.
(p.14)
SÍNTESE DA AULA
Nesta aula, você:
Esclareceu algumas dúvidas sobre a redação das considerações finais;
recebeu orientações quanto à finalização do texto da sua monografia;
revisou as normas de formatação do TCC segundo os padrões da Unesa e as normas técnicas para trabalhos acadêmicos segundo a ABNT;
recebeu as orientações necessárias para a entrega do trabalho.
O QUE VEM NA PRÓXIMA AULA
Na próxima aula, você vai estudar:
Você concluiu esta disciplina.

Continue navegando