Buscar

AV de psicologia da aprendizagem 06-06-14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sabemos que o genótipo é o conjunto de genes de um organismo e que estão presentes em todas as células somáticas. São responsáveis pela transmissão de informações dos genitores para a sua prole. Nos seres humanos, há alguns comportamentos e características que são herdados geneticamente e acabam por alimentar uma crença de que a herança genética é decisiva na definição de padrões comportamentais e cognitivos. O documentário sobre Victor de Aveyron, dirigido por François Truffaut, traz uma reflexão sobre os impactos do ambiente sobre a hereditariedade. Analise como a concepção interacionista compreende a influência da hereditariedade e a cultura no desenvolvimento humano, marcando a resposta correta.
		
	
	Na concepção interacionista não há supremacia de um elemento sobre outro, ou seja, a hereditariedade é mais importante que a cultura na definição dos caracteres que serão amadurecidos no desenvolvimento do sujeito.
	 
	A concepção interacionista vai compreender o desenvolvimento humano como sendo uma relação dialética entre fatores internos e externos ao sujeito, um tendo influência sobre o outro.
	
	Os fatores maturacionais não apresentam qualquer relevância para a concepção interacionista de desenvolvimento, pois toda a aprendizagem ocorre apenas com os estímulos e modelagens de comportamento que ocorrem no ambiente social.
	
	Para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica.
	 
	O desenvolvimento humano é uma soma de fatores internos e externos ao sujeito, dessa forma, só ocorrerá um bom desenvolvimento se houver equiparação na qualidade de ambos os fatores.
	
	
	  PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	
	A doença de Alzheimer é uma degeneração primária do sistema nervoso central, em que, por causas desconhecidas, há uma progressiva perda da memória para fatos recentes e depois em outras regiões do cérebro. Deste modo a pessoa começa esquecendo fatos recentes, depois passa a ter dificuldade de planejamento, por exemplo, para manter a casa abastecida ou preparar-se para uma viagem. Aqui é possível perceber uma diferença fundamental entre as alterações da memória do envelhecimento normal e doença de Alzheimer, no sentido de que nesta as alterações vão além da memória. Também já no início da doença podem acontecer alterações do comportamento, como depressão, apatia e tendência a isolar-se socialmente. Estes sintomas progridem, aparecem outros e o efeito final é uma progressiva dependência para as atividades do dia-a-dia. Destacamos importantes características de uma doença séria que afeta milhares de pessoas no mundo e que precisa de tratamento adequado para diminuir seus impactos sobre a qualidade de vida dos adultos e idosos. Nas Universidades para a Terceira Idade há um bom trabalho para incentivar a autonomia do idoso, bem como para continuar estimulando a sua função executiva e as memórias relacionadas aos fatos diários, as mais esquecidas de acordo com o relato acima. Das atividades abaixo, qual delas contempla os dois objetivos juntos: estimular as funções executivas e as a consolidação das memórias recentes.
		
	
	Ajudar ao idoso em sua organização cotidiana oferecendo um menu de atividades que ele deve cumprir diariamente para não se esquecer das mesmas.
	 
	Planejar um passeio, sua organização, formular listas e depois do ocorrido, relatar como foi fazendo uma cronologia dos fatos e relacionando fotos aos eventos.
	
	Fazer o idoso decorar as poesias e declamá-las semanalmente para treinar a capacidade de retenção da informação.
	 
	Incentivar o idoso a anotar tudo o que fez durante o dia num caderno para ser consultado caso ele se esqueça de algum fato importante.
	
	Incentivar o idoso a jogar palavras cruzadas que é bom para a memória e resgate de vocabulário.
	Paula é a primeira filha de um casal. Ela está com 10 meses e está fisicamente perfeita. A mãe, entretanto, surpreende-se ao vê-la levar objetos na boca todo o tempo, para morder ou lamber. Paula quer tudo que consegue alcançar. A mãe, preocupada, procura informações com a vizinha professora. Segundo Piaget, esta criança encontra-se em um estágio do desenvolvimento cognitivo onde este movimento é esperado, pois as crianças utilizam as habilidades com as quais já nasceram, primordialmente a de sugar e de agarrar. Este estágio é denominado:
		
	 
	pré-operatório
	
	operatório concreto
	
	pré-intelectivo
	
	operatório formal
	 
	sensório-motor
O apego, ou vínculo emocional, é formado nos seres humanos ao longo de muitas horas de interação, durante as quais os bebês e os pais constroem uma estreita relação. Como consequência do apego inseguro, desenvolvido através de relações onde os bebês nem sempre têm suas necessidades satisfeitas, temos crianças cujos comportamentos se apresentam: 
 medrosas e ansiosas com relação à sua própria segurança. 
 mais sociáveis e mais positivas em seu comportamento em relação aos outros. 
 confiantes na sua autonomia e capacidade. 
 com vínculos fortes em relação a seus pais. 
 confiantes em outras pessoas e em si mesmo

Outros materiais