Buscar

trab.micro e macro

Prévia do material em texto

UNOPAR
ANDERSON DA SILVA FELIPE
ANÁLISE DO MERCADO JB
CUBATÃO-SP
2017
Introducão
Considerado uma atividade de venda de produtos ou serviços para o consumidor final, o atacado pode ser visto como um ponto chave dentro da cadeia de suprimentos, embora não se faça tão visível para o consumidor. Com o intuito de melhorar a competitividade no mercado, as empresas têm buscado cada vez mais alternativas para diminuir custos e aumentar o nível de serviço ao cliente. O departamento de compras alinhado ao gerenciamento de estoque no atacado agrega valor a qualquer organização de forma estratégica. Para que o departamento atue de forma eficiente o uso de políticas de estoques elaboradas de acordo com as necessidades da empresa orientam os administradores de materiais a planejar o suprimento dentro da organização, auxiliam na seleção de fornecedores, ou seja, oferecem parâmetros para o para a gestão do departamento . Além disso, aplicação de análises feitas por métodos quantitativos como estoque máximo e estoque de segurança, se mostram eficientes para o gerenciamento do estoque. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um estudo de caso de um Mercado que pretende estabelecer critérios para a seleção de seus fornecedores e parceiros aliados aos métodos quantitativos que serão aplicados para auxiliar no controle realizado atualmente em seu estabelecimento comercial.
Microeconomia e Macroeconomia
O Mine Mercado em questão JB trabalha com produtos alimentícios, higiene pessoal e limpeza.
A faixa etária de renda dos clientes que freqüentam o local varia entre um e dois salários mínimos; são de ambos os sexos; o grau de escolaridade é de ensino médio á superior; casados e solteiros; com filhos e sem filhos; sua freqüência ao estabelecimento é de uma a duas vezes por semana; gastam em média entre dez minutos e meia e hora para realizar sua compra; o valor gasto a cada visita varia entre quarenta reais e oitenta reais; suas formas de pagamento varea entre débito, crédito ou dinheiro 
O cliente tem como preferência os produtos alimentícios que são: arroz, carnes, leite e pães. Quando ocorre aumento no valor dos produtos os clientes pesquisam entre as outras marcas para ver qual é a mais acessível.
É feito regularmente uma revisão sobre seus preços. A cada trimestre é realizado um levantamento de vendas do mercado, a partir dos resultados é decidido se haverá aumento ou redução nos preços. A cada decisão de aumento é considerado o lucro obtido e a freqüência em que os clientes visitam o estabelecimento, porque se eles não voltam e suas visitas para fazer compras diminuem é por que estão indo a outro local onde o preço esta mais acessível.
A inflação interfere diretamente nos preços, pois se há inflação haverá aumento nos preços do estabelecimento e havendo aumento cai o movimento de circulação dos clientes no local.
As formas de pagamento utilizadas para pagar seus fornecedores e feita através de boletos e cheques. Antes de ser feito os pedidos e feito uma comparação de preços entres seus fornecedores, aquele que tiver seu menor preço e levando em conta a qualidade dos produtos será o escolhido para ser realizar o pedido.
A concorrência esta presente em todos os lados, entre mercados, padarias e açougues que costumam fazer o uso de promoções, porque é um modo de chamar a clientela para seu estabelecimento.
Metodos Quantitativos 
Atualmente a empresa faz uso de uma sistemática de compras, que leva em conta a demanda apurada dentro da periodicidade de compras definida pela curva ABC, prazos de entrega dos fornecedores, margem de segurança e um controle financeiro que mantenha o equilíbrio entre o setor de vendas, compras e estoque. Para a execução do mesmo foi estabelecido uma frequência de compras sendo: semanais para produtos de classificados como A; quinzenais para produtos da classe B e mensal para os demais. 
Qfix = . VMT . * (PC + PE + MS) + PERCA 
 DV
Através desta fórmula são levas em consideração: 
VMT - Venda média do trimestre
 DV – Dias de vendas
 PC – Período de compras
PE – Prazo de entrega
 MS – Margem de Segurança
 Perca – quantidade de itens que não foram vendidos devido à falta do produto. Apresentadas as ferramentas que a organização em estudo utiliza, foram propostos outros métodos quantitativos que podem ser utilizados para controle do estoque permanecendo como base para estudo o mesmo item ilustrado no exemplo anterior. Este produto foi escolhido devido à demanda deste produto, pelo fato de ser um produto térmico o volume de venda tende a ser maior nos meses próximos ao período de inverno e em alguns anos como o de 2016, no período de verão também. A XYZ tem como característica firmar alianças estratégicas com a indústria produtora deste item para obter o mesmo a um preço mais baixo possibilitando à distribuidora fechar promoções junto com o próprio fabricante estabelecendo algumas regras que devem ser cumpridas com relação ao tempo de resuprimento, quantidade de itens, dentre outros de acordo com o planejamento de compras. O primeiro passo foi o levantamento de dados relevantes ao estoque deste produto, a tabela 2 demonstra a quantidade de itens consumidos no período de janeiro a outubro de 2016 deste item
		Período 2016 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov
	 Consumo 313 370 250 343 223 474 460 507 304 290 300
A análise da tabela demonstra que há muitas oscilações durante o ano no volume de vendas do item, sendo os maiores períodos os que se aproxima a época de inverno, nos meses de junho, julho e agosto, sendo que o valor máximo de compras ocorreu no mês de agosto de 507 unidades; nos demais meses a quantidade de vendas foi menor, sendo o menor valor de vendas no ano de 290 unidades, mas não deixou de ter saída; de acordo com estes dados verifica-se também que o consumo médio de compras foi de aproximadamente 322 unidades, com um desvio padrão de 93,42 unidades de acordo com os cálculos estatísticos apresentados na tabela 3.
	Máximo
	507
	Minimo
	223
	Médio
	321,27
	Desvio-Padrão
	93,42
A tabela 6 a seguir apresenta a previsão de consumo para o próximo mês para “mais” ou para “menos”, deste item, que apesar de não possuir um volume de saída tão expressivo quanto alguns outros.
	Periodo 2016
	Jan
	Fev
	Mar
	Abr
	Mai
	Jun
	Jul
	Ago
	Set
	Out
	Nov
	Dez
	Consumo
	313
	370
	250
	343
	223
	474
	460
	507
	304
	290
	300
	393,42
	Desvio Padrão Observado
	93,42
	93,42
	93,42
	93,42
	93,42
	93,42
	93,422
	93,42
	93,42
	93,42
	93,42
	206,58
A previsão do consumo influencia muito o setor de compras, pois através dele é possível identificar se o consumo e as vendas do produto analisado estão crescendo ou caindo. Com base no cálculo o comprador tem autonomia para fazer um pedido aumentando as quantidades ou diminuindo, esse fato irá variar de acordo com o volume consumido e a tendência que está sendo apresentada, Gráfico 1.
Em Pesquisa com o Funcionário Vitor do setor de bebidas podemos ver que ele tem grandes espectativas de ser promovido pra gerente geral, pois ele já trabalha no mercado há mais de 5 anos fazendo um otimo trabalho, nunca teve uma falta sempre realizou suas tarefas.
O setor de Bebidas tem suas vantagens que ele não precisa ficar se preocupando com outros setores a não ser o de bebidas que tem uma boa saida, assim ele não tem o risco de ter produtos vencidos e sua Grande desvantagen é que no verão a demanda mutiplica de tal forma que ele precisa de um ajudante pra poder da conta do trabalho.
Conclusão 
Cheguei na conclusão de que não importo o ramo de atividade não emporta o porte da empresa se é pequena ou grande, sempre tem que ter um bom sistema para auxialar na quantidade de produto trabalhado, ou estoque ou a produçao, somente assim teratotal controle de seus negócios de suas finanças.
Referências 
MARCELO RABELO HENRIQUE (UNINOVE) 
marcelo@mrhenriqueconsult.com.br
 Jose Abel de Andrade Baptista (FATEC) 
abel_baptista@yahoo.com.br
 Paulo Ramirez (FATEC) pramirez@uol.com.br 
ADAMARIS IZAURA CAVALCANTI (SJT) dacavalcanti@uol.com.br 
Paulo Cristiano de Oliveira (SJT) oliveirapco@yahoo.com.br

Continue navegando