Buscar

LISTA 1 DE INORGÂNICA (RESPONDIDA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA INORGÂNICA I
1ª Lista de Exercícios- 2017.1
1. Explique o que significa Afinidade Eletrônica de um elemento. Como ela varia na tabela periódica, entre o hidrogênio e o neônio? Discuta como essa variação pode ser relacionada à estrutura eletrônica dos átomos.
R: É uma medida de intensidade da atração do átomo pelo elétron adicionado. Exceção aos gases nobres. Quando um átomo recebe um elétron sua energia, sua enegia é menor e deve estar em estado gasoso. A afinidade eletrônica na tabela, é da esquerda para direita e de cima para baixo. Com relação a estrutura eletrônica, os metais alcalinos e alcalinos terrosos, tem maior facilidade de liberar e-, pois estão mais disponíveis em seu orbital.
2. Porque a segunda energia de ionização é menor do que a primeira energia de ionização nos átomos?
R: A segunda E.I. é maior, pois é mais fácil retira e- quando se retira e-, a força de atração do núcleo é mais forte, quanto menor o raio atômico maior a energia de ionização, e nos gases nobres é de cima para baixo.
3. Descreva resumidamente quatro métodos de obtenção do hidrogênio em escala industrial. Mostre apenas um método de preparar hidrogênio em laboratório.
R: 	1°	C + H2O CO + H2 100°
		CO + H2 + O2 CO2 + H2O + CALOR
	2° 	CH4 + H2O CO + 3H2
		CH4 + H2O CO2 + 4H2
	3°	Refinarias misturas naturais de HC de elevado peso molecular são submetidos ao craqueamento para formar HC de peso molecular menor.
	4°	H2 Muito puro:
	An:	2OH - H2O + 1/2O2 + 2e-
	Cat:	2H2O + 2e- 2OH-+ H2
		---------------------------------------------------
Equação global: H2O H2 + 1/2O2
4. Descreva os principais usos do gás hidrogênio.
E: Combustíveis para foguetes, hidrodessulfurização, processamento de combustíveis fósseis, produção de amônia, hidrodesalquilação, agente redutor de minérios metálicos, fibras sintéticas, tratamento de combustíveis, hidrogenação de óleos vegetais e em hidrocraqueamento.
5.) Escreva as equações que representam as reações do hidrogênio com:
a) Na
R: 2Na + H2 2NaH 
b) Ca 
R: Ca + H2 CaH2
c) CO 
R: CO + 2H2 CH3OH 
d) N 
R: N2 + 3H2 2NH3
e) S 
R: S + H2 H2S
6. Cite as principais características dos metais alcalinos, justifique sua resposta. Apresente algumas aplicações desse grupo. 
E: Sólidos em temperatura ambiente, maior raio atômico, brilho característico, facilidade de perder e- na camada de valência, conduzem calor e eletricidade, reativos. Aplicações: Li tratamento de depressão, Na Indústria alimentícia(NaCl) formam bases fortes, bomba Na-K
7. Cite as principais características dos metais alcalinos terrosos e compara com os metais alcalinos(Justifique). Apresente algumas aplicações desse grupo. 
R: Baixos valores de eletronegatividade e energia de ionização, sólidos a temperatura ambiente, formam retículos, são mais duros que os alcalinos. Eles formam óxidosais mais estáveis. Aplicações: Ca Remédios para fortalecer os ossos e giz escolar, Mg Favorece a ação de enzimas e na alimentação. 
8. Alguns dos metais encontrados na tabela periódica podem ser isolados por um processo denominado eletrólise. Faça um pequeno resumo sobre esse processo.
R: A eletrólise é um processo que converte energia elétrica em energia química. É muito utilizada na indústria. Se dá apenas om o fornecimento de energia por meio de um gerador como uma pilha. Na 1º semirreação, o gerador atrai os ânions para o pólo positivo e os força a perder e-. Já na segunda semirreação, o gerador faz com que os cátions recebem e-.
9. Ao colocar água destilada, gotas de solução de fenolftaleína e, em seguida, pedaços de sódio metálico em um recipiente de vidro, pode-se observar uma reação violenta do metal com a água, resultando
numa chama na superfície exposta do metal e coloração rósea na solução. A chama e a coloração resultam, respectivamente, da queima de:
A) oxigênio produzido na reação e aumento de pH.
B) hidrogênio produzido na reação e aumento de pH.
C) nitrogênio do ar e aumento de pH.
D) hidrogênio produzido na reação e diminuição de pH
Comentário: ocorre a reação a seguir: Na + 2H2O H2 + 2NaOH
10. “Foi preparado pela primeira vez por Paracelsus, alquimista suíço do século XV I, fazendo reagir certos ácidos com alguns metais já conhecidos ”.
PEIXOTO, Eduardo M. A. Hidrogênio e Hélio. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 1, maio 1995. p. 35.
Essa reação, comumente utilizada em experimentos didáticos em laboratórios de ensino e até em salas de aula, produz a seguinte substância:
A) enxofre.
B) oxigênio.
C) nitrogênio.
D) hidrogênio.
Comentário: um exemplo é a reação a seguir: Cu + 2HCl H2 + CuCl2

Continue navegando