Buscar

Simulado ludicidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2
Leia o seguinte extrato de texto:
“Acredito que uma educação voltada para a integração dos vários aspectos do ser humano — corporal, emocional, mental, e espiritual, traga possibilidades a cada educando (e a cada educador) de se conhecer um pouco mais, de se relacionar melhor consigo mesmo e com o outro, possibilidades de se expressar de forma mais espontânea e criativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Lucia Helena Pena. Ludicidade e Arte-Educação: tecendo fios e cores. In: PORTES, Écio Antônio (Org.). Diálogos sobre ensino, educação e cultura. Rio de Janeiro: E-papers, 2006. p. 129.
Apreender os sentidos do Lúdico na escola é tarefa dos professores e pedagogos. De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, é correto afirmar que:
	
	A
	O lúdico encontra-se em brincadeiras entre crianças que estão entrando na fase de “pré-adolescência”.
	
	B
	Ludicidade e infância são conceitos divergentes e devem ser tratados de forma separada.
	
	C
	A ludicidade na infância, quando estimulada, promove o disciplinamento e a individuação.
	
	D
	A formação lúdica se assenta em pressupostos que valorizam a criatividade, o cultivo da sensibilidade e a busca da afetividade.
	
	E
	A ludicidade está presente na infância nos momentos com seus familiares. A escola deve se resguardar ao papel de ensinar conteúdos.
	1(?)
	2(?)
Questão 2/2
Considere a seguinte afirmação:
“No espaço da sala de aula, a criança procura satisfazer seus desejos não realizáveis imediatamente envolvendo-se em um mundo imaginário, onde os não realizáveis podem ser concretizados; a este mundo é que se chama da brincadeira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUEIROZ, Norma Lucia Neris de; MACIEL, Diva Albuquerque; BRANCO, Angela Uchôa. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 16, n. 34, p. 169-179, ago. 2006. p. 173.
Sobre os conceitos de brincadeira, brinquedo e jogo abordados no livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, assinale (V) para a(s) alternativa(s) Verdadeira(s) e (F) para a(s) alternativa(s) Falsa(s):
I. ( ) O jogo é caracterizado pela presença de regras que sistematizam as ações dos sujeitos envolvidos.
II. ( ) A brincadeira caracteriza-se por iniciar pela imaginação e despir-se de intencionalidade na ação.
III. ( ) A regra não se faz necessária no decorrer da brincadeira.
IV. ( ) Os brinquedos nada mais são do que a imaginação colocada em prática.
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – F – F – V
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F – V – F – V
	1(?)
	2(?)
Questão 1/2
Leia o texto a seguir:
Um professor atento ao desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos verifica por meio dos jogos e das brincadeiras os desafios, as dificuldades e superações das crianças, adolescentes e jovens. Essa observação é necessária e deve ser feita sempre que possível.
Fonte: a autora.
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, a ludicidade é uma concepção que deve ser desenvolvida em sala de aula, deve ser pensada em todo o planejamento, desde o objetivo até a avaliação, portanto:
	
	A
	As regras do jogo, por exemplo, são as condições em que o professor pode impor a disciplina aos alunos, ao criá-las de forma rigida e não negociáveis.
	
	B
	Do ponto de vista da avaliação, o jogo proporciona a comparação clara e precisa entre os participantes, podendo o professor incentivar a competição.
	
	C
	Os jogos podem conter regras. As regras ajudam a organizar todo o cenário para que o professor possa ter condições de levantar algumas hipóteses para sua avaliação.
	
	D
	Quando um aluno não consegue dominar as regras de um jogo proposto, o professor deve encaminhá-lo diretamente para o acompanhamento psicopedagógico.
	
	E
	Os erros que aparecem durante as tentativas das crianças em determinado jogo devem ser evitados e, quando possível, penalizados.
uestão 2/2
Leia o seguinte extrato de artigo:
“Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso haver consciência de diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se. Neste sentido, para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0358.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2016.
A brincadeira de faz de conta como ação lúdica pedagógica, de acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, é entendida como:
	
	A
	A separação das áreas de desenvolvimento e aprendizagem, mesmo quando há o objetivo direcionado ao estímulo de mais de uma área de desenvolvimento.
	
	B
	Representações de papéis em uma situação imaginária, em que se alteram significados de objetos e de situações.
	
	C
	Aquelas que perpetuam a manifestação livre e espontânea da cultura popular local.
	
	D
	As construções montadas e desmontadas continuamente, com materiais concretos.
	
	E
	A criação de símbolos a partir de temas sugeridos pelos professores.
	1(?)
	2(?)

Outros materiais