Buscar

PROVA DE PSICOLOGIA

Prévia do material em texto

Iniciado em
	Monday, 15 Feb 2016, 17:34
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	Monday, 15 Feb 2016, 17:58
	Tempo empregado
	23 minutos 39 segundos
	Avaliar
	8,00 de um máximo de 10,00(80%)
	Comentários
	Parabéns! Muito bom!
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
A influência de Piaget na Pedagogia é notável ainda hoje, principalmente através da obra de:
Escolha uma:
A. Emília Ferreiro. 
B. Paulo Freire
C. Fernando Azevedo.
D. Anísio Teixeira.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Emília Ferreiro..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Na visão de ____________, o professor na realidade não ensina, mas facilita a aprendizagem e ajuda o crescimento da pessoa. Assume quase um papel de “psicoterapeuta”, em uma relação de ajuda que permite ao aluno o melhor conhecimento de si, a tomada de consciência dos seus valores e das suas necessidades. Essa visão é de:
Escolha uma:
A. Rogers. 
B. Freud.
C. Piaget
D. Milhollan e Forisha.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Rogers..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
A aprendizagem é afetada por fatores de diversas naturezas, esses fatores são:
Escolha uma:
A. Ambientais, cognitivos, motores, afetivos, culturais e socioeconômicos.
B. Físicos, ambientais, cognitivos, afetivos, culturais e socioeconômicos. 
C. Raciais, motores, cognitivos, ambientais, físicos e culturais.
D. Físicos, motores, cognitivos, ambientais, raciais e socioeconômicos
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Físicos, ambientais, cognitivos, afetivos, culturais e socioeconômicos..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Através de diversos estudos, os gestaltistas chegaram a diversas leis ou princípios acerca de nossa percepção. Dentre estas leis, a mais importante – ou pelo menos a mais sintética pela qual o sistema tende, de forma espontânea, à estrutura mais equilibrada, mais simétrica e regular.
Assinale a alternativa que indique esta lei:
Escolha uma:
a. Lei de Semelhança.
b. Lei da Gestalt.
c. Lei da Proximidade.
d. Lei da Pregnância. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Lei da Pregnância..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
A ______________ consiste em incorporar objetos do mundo exterior a esquemas mentais que já foram formados ou que são preexistentes. Já _____________ refere-se a modificações dos sistemas de ______________, por influência do mundo externo. Complete as palavras correspondentes:
Escolha uma:
A. Acomodação, acomodação, coordenação.
B. Coordenação. Acomodação, assimilação.
C. Assimilação, acomodação, assimilação. 
D. Assimilação, coordenação, acomodação.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Assimilação, acomodação, assimilação..
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
O conhecimento significa organizar, estruturar, explicar a partir da vivência. Conhecer, entretanto, não implica somente explicar nem somente viver. Vivência e conhecimento não são excludentes: o conhecimento se dá a partir da vivência – da ação sobre o objeto do conhecimento –, mas é necessário que esse objeto seja inserido em um sistema de relações que permitirá a estruturação do vivido. Os fatos e os objetos só adquirem significado quando inseridos em uma estrutura mental, ou seja, quando são assimilados.
Escolha uma:
A. Marx
B. Piaget 
C. Freud
D. Vygotsky
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Piaget.
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
De acordo com aprendizagem por condicionamento operante. 
( ) Ao contrário do condicionamento simples ou clássico, em que a resposta é desencadeada por um estímulo específico, o condicionamento operante é involuntário. 
( ) A principal diferença em relação ao comportamento operante é que o reforço ocorre simultaneamente ou vem antes da resposta e aparece depois dela. 
( ) Reforços positivos são os estímulos cuja apresentação fortalecem o comportamento (alimento, elogio, dinheiro, entre outros). 
( ) Os reforços negativos são estímulos cuja retirada fortalecem a resposta (som desagradável, repreensão, choque elétrico, por exemplo). 
Assinale (V) para as alternativas corretas e (F) para as alternativas falsas: 
Escolha uma:
A. F, F, V, V
B. V, V, F, F.
C. V, F, V, F.
D. F, V, F, V. 
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: F, F, V, V.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Cada estrutura deve ser concebida como uma forma particular de equilíbrio. Essas estruturas vão se sucedendo, conforme uma lei de evolução, determinada de tal forma que, assim que a criança chega a um determinado nível de desenvolvimento, este garante um equilíbrio mais amplo e mais estável aos processos seguintes, intervindo naquele que o precedeu. A inteligência não é mais do que um termo genérico que designa as formas superiores de organização ou de equilíbrio das estruturas cognitivas. Assim, podemos afirmar:
Escolha uma:
A. Ao caracterizar a sequência de desenvolvimento da inteligência em seus quatro estágios deixam clara a incorporação gradativa de novas experiências e sua importância para que a criança vá atingindo os estágios subsequentes. 
B. A capacidade de abstração, que para Piaget aparece nesse último estágio, pode ser de três tipos: empírica, reflexiva, ou cognitiva.
C. Ao agir sobre objetos, o sujeito descobre suas propriedades e passa a dispor de informações retiradas de suas características mentais. A abstração será referente às ações e manipulações exercidas sobre o objeto.
D. A abstração empírica é construída pela mente e vai permitir à criança construir relacionamentos entre vários objetos, além de coordenar essas relações.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Ao caracterizar a sequência de desenvolvimento da inteligência em seus quatro estágios deixam clara a incorporação gradativa de novas experiências e sua importância para que a criança vá atingindo os estágios subsequentes..
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
A aprendizagem é o processo pelo qual uma atividade tem origem ou é modificada pela reação a uma situação encontrada, desde que as características da mudança de atividade não possam ser explicadas por tendências inatas de respostas, maturação ou estados temporários do organismo (por exemplo, fadiga, drogas etc.).  
Exceto:
Escolha uma:
A. Toda aprendizagem insinua mudança. Embora seja um processo interno, ela se apresenta de forma observável através do comportamento.
B. Existem aprendizagens que dão origem a comportamentos e processos inteiramente novos no indivíduo. Há outras, no entanto, que transformam comportamentos já existentes.
C. O processo de “aquisição e acomodação, mais ou menos consciente, de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir”. 
D. Nem todos os comportamentos humanos podem ser atribuídos a processos de aprendizagem.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O processo de “aquisição e acomodação, mais ou menos consciente, de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir”..
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
As ideias de Piaget estão presentes em diversos colégios, em quase todos os países ocidentais. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora, para que se formem cidadãos criativos e críticos. Uma escola nova, em que o professor não deva apenas ensinar, mas sim – e antes de tudo – orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma. 
I - Deve ensinar a criança a observar, investigar e estabelecer relações de cooperação.
II - O professor deve agir como um produtor, propondo situações-problema, sem ensinar as soluções, e respeitando as características próprias da fase evolutiva de seus alunos.
III - Segundo sua epistemologia genética, a escola, a família e a sociedade devem levar em consideração que o indivíduo passa por váriasetapas de desenvolvimento ao longo da sua vida e a aprendizagem é um processo que começa no nascimento e acaba na morte.
IV - O ser humano assimila os dados que obtém do exterior e, como já possui uma estrutura mental que não está “vazia”, precisa adaptar esses dados à estrutura mental já existente. As alternativas corretas são:
Escolha uma:
A. III e IV estão corretas.
B. I,III, IV estão corretas.
C. II,III, IV estão corretas.
D. I, II, III estão corretas. 
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: I,III, IV estão corretas..
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes