Buscar

CAP 3 Exercícios Ambiente Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO (EXERCÍCIO CAP 3 AMBIENTE ORGANIZACIONAL) 
DOCENTE: CHRISTIANNI MARÇAL
DISCENTE: GILBERTO CABRAL
TURMA: SA
1º - QUAL A INFLUCÊNCIA DO AMBIENTE NA AÇÃO GERÊNCIAL? VOCÊ CONCORDA MAIS COM A VISÃO ONIPOTENTE OU SIMBÓLICA DA ADMINISTRAÇÃO? JUSTIFIQUE.
Independentemente do tipo de organização, o ambiente é uma força poderosa com impacto no sucesso ou no insucesso delas. Cabe aos administradores monitorarem e analisarem o ambiente organizacional para detectar potenciais oportunidades e ameaças para sua organização, sejam elas externas ou internas. Eu concordo mais com a teoria simbólica, pois creio que alguns atos do administrador ficam limitados por ele não ter controle sobre as forças ambientais que afetam a organização.
2º - O QUE É AMBIENTE ORGANIZACIONAL? EM QUE MEDIDA A TEORIA DOS SITEMAS CONTRUBUI PARA A SUA COMPREENSÃO E DE SUA IMPORTÂNCIA PARA ADMINISTRAÇAO? 
Ambiente organizacional é um conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas a organização, que tem potencial para influenciar seu desempenho. A teoria dos sistemas teve o mérito de diluir as dronteiras da organização e chamar atenção pela interdependência mútua organização-ambiente.
3º - DEFINA CULTURA ORGANIZACIONAL E EXPLIQUE A SUA IMPORTÂNCIA. QUAIS SÃO SEUS NÍVEIS E ELEMENTOS?
Cultura organizacional é um sistema de valores e significados compartilhados pelos membros da organização, transmitidos por meio de histórias, símbolos, linguagem, entre outros, que diferenciam uma organização da outra. A cultura organizacional é importante pois as organizações que tem conhecimento cultural pode ter bom ou mau desempenho, serve de apoio a adaptação da organização ao ambiente externo e a integração eficaz dos processos internos. Ela pode ser dissernida por histórias, rituais, símbolos e slogans.
4º - COMO A CULTURA ORGANIZACINAL AFETA A AÇÃO GERÊNCIAL? 
A cultura organizacional afeta os administradores estabelecendo os critérios da ação gerencial. Esses critérios raramente são explícitos e nem mesmo falados. Contudo, estão presentes na organização, e rapidamente os administradores percebem o que podem ou não fazer. A cultura organizacional pode condicionar o processo de tomada de decisão em todas as funções de administração.
5º - O QUE É AMBIENTE EXTERNO? DISTINGA O AMBIENTE CONTEXTUAL DO AMBIENTE OPERACIONAL. 
 O ambiente externo é o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização. 
O ambiente contextual inclui todos os fatores que existem fora dos limites da organização, mas que independem das ações dela, como fatores econômicos, políticos, socioculturais. 
O ambiente operacional é a parte do ambiente externo diretamente relevante para o alcance dos objetivos da organização. É composto pelas forças, atores e instituições que podem influenciar de forma positiva ou negativa o desempenho da organização envolvendo fornecedores, clientes, empresas competidoras.
6º - IDENTIFIQUE OS FATORES QUE CONSTITUEM O AMBIENTE CONTEXTUAL DE UMA ORGANIZAÇÃO. COMO ELES INFLUENCIAM UA ORGANIZAÇÃO? DÊ EXEMPLOS.
- Fatores demográficos: eles afetam o tamanho do mercado, a composição e a oferta da força de trabalho, assim como as características dos clientes, oque, naturalmente, influencia os produtos ou serviços que a empresa pode oferecer.
- Fatores socioculturais: ela afeta o comportamento e as atitudes dos consumidores e trabalhadores
- Fatores político-legais: o governo intervêm de forma direta e indireta na vida econômica e social, influenciando o rumo das empresas por meio de leis e tributos que: 1)impulsionam ou inibem os investimentos e as barreiras a entrada e a saída de empresas em determinados setores; 2) liberalizam ou não a gestão das relações de trabalho; 3) regulam as relações com os consumidores e os usuários dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa; 4) obrigam as empresas a tomar medidas de proteção ao meio ambiente, de segurança, trabalho, etc.
7º - QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DO AMBIENTE OPERACIONAL DE UMA ORGANIZAÇÃO? VOCÊ CONCORDA QUE OS CLIENTES SÃO O ELEMENTO MAIS IMPORTANTE?
Clientes, fornecedores, concorrentes, instituições financeiras, meios de comunicação social e grupos de interesses especiais.
Não concordo que os clientes sejam o mais importante, acho que todos os elementos juntos formam uma massa consistente de casos a serem levados em conta. Um sozinho apenas não pode ser discutido.
8º - EM QUE O AMBIENTE OPERACIONAL DE UMA EMPRESA PRIVADA É DIFERENTE DO DE UMA OMG? DISCUTA.
Uma empresa operacional é criada visando o lucro, enquanto uma ONG é criada com objetivos contrários, sem fins lucrativos, desenvolvidas para políticas sociais.
9º - O QUE É INCERTEZA AMBIENTAL? DE QUE FORMA ELA AFETA AS ORGANIZAÇÕES? 
A incerteza ambiental refere-se à existência de informações insuficientes sobre os fatores ambientais e é definida pelo ritmo de mudança não planejada e a complexidade ambiental. O ritmo de mudança não planejada define se a organização agirá em um ambiente estável ou dinâmico e o grau de complexidade ambiental refere-se ao número de fatores que ambientais que afetam a empresa. Se a organização atua em um ambiente de poucos fatores ambientais e um ritmo baixo de mudança, ela pode dedicar menos atenção às questões externas do que uma organização em um ambiente com um alto número de fatores ambientais e alto ritmo de mudança.
10º - QUE AÇÕES UMA ORGANIZAÇÃO PODE DESENVOLVER PARA INFLUÊNCIAR OU ALTERAR O SEU AMBIENTE ORGANIZACIONAL? 
O ambiente ao qual uma organização está inserida é amplo, instável e longe do controle do administrador. Qualquer detalhe ocorrido neste cenário implica diretamente em alterações estratégicas por parte do gestor. Percebe-se o alto número de interferências ambientais em uma organização apenas de observar o contexto econômico de uma região, ou mesmo ao sermos noticiados de alterações legislativas, ou até fatos menores, como alteração de um fornecedor direto. O ambiente está, portanto, intimamente relacionado com o processo administrativo. Pode-se presumir que a visão simbólica da administração esteja mais adequada á realidade, uma vez que tantos fatores ambientais estejam fora do controle do administrador, limitando o processo administrativo visto no quadro onipotente. Contudo, a visão onipotente garante apenas ao administrador a responsabilidade pelo êxito ou não da organização, o que não está tão distante da realidade, sendo o administrador o mais capacitado para gerir e tomar decisões estratégicas em prol da conquista de um objetivo. 
11º - O QUE SÃO STAKEHOLDERS? COMO UMA ORGANIZAÇÃO DEVE ADMINISTRAR SUA RELAÇÃO COM ELES? 
Os Stakeholders são indivíduos ou grupos direta ou indiretamente afetados pela ação de uma organização, e podem ser externos ou internos, em resumo são todos aqueles que influenciam de forma decisiva ou são importantes para o sucesso da organização. Pela análise stakeholders, a organização pode identificar os principais atores envolvidos, seus interesses e o modo como esses interesses afetarão os riscos e as chances de sucesso da organização. A gestão dos stakeholders se diferencia das demais visões sobre relacionamento organizacional por ter importância e caráter estratégicos. Se bem trabalhada, a interação dos stakeholders com a empresa é vista como oportunidade, podendo funcionar, até mesmo, como ferramenta para planejamento estratégico e gestão empresarial. Ter a capacidade para satisfazer as necessidades dos diferentes stakeholders nem sempre é tarefa fácil, na prática pouca são as organizações de um modo geral que o conseguem fazer com sucesso. No entanto, é essa capacidade de satisfazer os stakeholders que garante sua sobrevivência no mercado.
12º - SERÁ QUE UMA CULTURA FORTE É SEMPRE SINÔNIMO DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL? DISCUTA A RELAÇÃO ENTRE CULTURA ORGANIZACIONAL, AMBIENTE EXTERNO E DESEMPENHO.
Nem sempre. Uma cultura organizacional fortenão garante por si só o sucesso da empresa, a não ser que ela incentive uma adaptação saudável ao ambiente externo.
A cultura organizacional influencia o comportamento dos indivíduos e grupos dentro da organização, ou seja, ela impacta em tudo que está relacionado ao cotidiano da organização, como decisões, recompensas e punições, relacionamento com parceiros comerciais, liderança, processo de comunicação e o comportamento no dia a dia de trabalho. Assim, a cultura organizacional mostra como é o comportamento das pessoas dentro da organização em que estão inseridas, pois busca o que deve ser seguido e o que deve ser evitado, no que a organização exerce um sentido político e de controle. A cultura organizacional representa um conjunto de crenças, valores, estilos de trabalho e relacionamento, distinguindo uma organização da outra (DIAS, 2003).

Continue navegando