Buscar

Avaliação fund comer exter

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0304_AV_201201294045 » FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201201294045 - JACKSON ALVES FERREIRA
	Professor:
	JOSE MARCOS MONTEIRO FERREIRA
	Turma: 9004/AC
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 2        Data: 10/06/2014 19:53:23
	
	 1a Questão (Ref.: 201201337781)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A saída de mercadoria nacional ou nacionalizada ou serviços do território aduaneiro brasileiro está baseada na especialização do país na produção de bens para os quais tenha maior disponibilidade de fatores produtivos, garantindo excedentes. De que tipo de operação estamos falando?
		
	
	Compras no mercado internacional.
	
	Compras no mercado interno.
	
	Vendas no varejo.
	
	Importação.
	 
	Exportação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201350946)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a opção INCORRETA em relação à Dumping:
		
	
	Regras da OMC autorizam o país prejudicado a aplicar taxas anti-dumping.
	
	Prática condenada pela OMC.
	 
	Não pode contar com subsídios governamentais.
	 
	Pode contar com subsídios governamentais.
	
	É a venda de produtos abaixo do preço de custo, com objetivo de eliminar concorrentes e dominar o mercado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201337787)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Organização Mundial do Comércio (OMC) é o órgão que administra, a partir de sua criação, os diversos tratados internacionais realizados como forma de praticar o livre comércio entre as nações influenciando o estabelecimento da legislação nacional de comércio exterior. Quais os tratados administrados, hoje, pela OMC? Assinale a opção correta:
		
	 
	TRIPS
	
	SGP
	
	NAFTA
	
	KIOTO
	
	SGPC
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201339668)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O multimodalismo, muito utilizado no transporte de mercadorias direcionadas para a importação e exportação, apresenta características especiais. Assinale a única opção correta:
		
	
	Isenta as operações de importação e exportação do pagamento do AFRMM pode esta modalidade, normalmente, não faz parte do multimodalismo.
	
	Facilita o transporte das mercadorias nas modalidades ferroviária e aérea para os países da América Latina.
	
	Coordena as operações de importação e exportação com mais facilidade do que se a mesma fosse operada somente no trasnporte rodoviário.
	 
	Permite que um único responsável tenha a obrigação do transporte da carga desde a origem até à entrega no destino final e que o frete seja pago uma única vez para o responsável pela operação.
	
	Permite controlar a emissão dos conhecimentos de transporte para cada uma das modalidades utilizadas facilitando o pagamento de cada uma das parcelas destes transportes.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201337831)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A política do comércio exterior brasileiro pode ser definida como o ato de governar do Estado, com vistas à consecução e à salvaguarda dos Objetivos Nacionais, no que diz respeito ao comércio do Brasil com os demais países. Neste contexto assinale as respostas que identifiquem a interferência do Estado no Comércio exterior brasileiro:
		
	
	O comércio exterior brasileiro acontece em um ambiente dinâmico, com variáveis incontroláveis e medidas conjunturais e temporárias.
	 
	O governo brasileiro dá as diretrizes aos empresários e comerciantes, para que os mesmos adotem os sistemas e procedimentos compatíveis com os interesses nacionais do momento.
	
	O Estado interfere na atividade de comércio exterior brasileiro, no sentido de resguardar os interesses do Mercosul e se ajustar à conjuntura do Comércio nacional.
	
	Os empresários brasileiros necessitam acompanhar e planejar constantemente, as suas atividades para não perderem eventuais oportunidades de redução do custo das operações de comércio exterior sem deixarem de cumprir as exigências necessárias ao desembaraço da mercadoria.
	
	O Estado altera constantemente as normas estatais, dando um aspecto dinâmico à legislação do comércio exterior, para atingir os objetivos da balança comercial.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201337769)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A intervenção do Estado na atividade de comércio exterior, agindo no sentido de resguardar seus interesses ou até de se ajustar à conjuntura do Comércio Internacional, cria a necessidade de uma estrutura que normatize e fiscalize o comércio exterior brasileiro. Assinale a única opção correta.
		
	
	Secretaria Estadual do Distrito Federal
	
	Sistema de Comércio Exterior Informatizado
	 
	Secretaria da Receita Federal
	
	Secretaria da Receita Estadual
	
	Secretaria do Comércio Interno Brasileiro
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201528450)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	COST AND FREIGHT - CFR é uma sigla aquaviária. Em relação ao pagamento do frete internacional do porto de origem ao porto de destino, qual é a responsabilidade do exportador?
		
	
	O importador deve pagar o frete internacional no porto de destino, pois foi embarcado na condição " Freight Collect" .
	
	O pagamento do frete internacional é de responsabilidade da seguradora e está incluído no premio do seguro que foi pago pelo importador, no país de destino.
	 
	O exportador paga o frete internacional e o repassa no preço unitário ao importador, pois foi embarcado na condição "Freight Prepaid".
	 
	O exportador paga o frete no porto de destino e não pode repassa-lo ao importador, pois foi embarcado na condição "Freight Collect".
	
	O exportador e o importador dividem meio a meio o custo do frete internacional, pois foi embarcado numa primeira etapa como "Freight Collect" e quando chega a carga ao destino passou para "Freight Prepaid".
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201339661)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Comércio Exterior Brasileiro usa alguns sistemas para fazer a integração entre os diversos orgãos da sua estrutura e os demais players que dele fazem parte. Assinale o Sistema que na estrutura do CEB integra todos os intervenientes.
		
	
	Sistema Integrado do Banco Central.
	
	Sistema Integrado da Secretaria de Comércio Exterior.
	
	Sistema Integrado da Fundação do Comércio Exterior.
	
	Sistema Integrado da Receita Federal.
	 
	Sistema Integrado de Comércio Exterior.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201384932)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Foi apresentado em uma cotação de venda, para um importador argentino, o preço de US$ 100,00/FOB/ Rio de Janeiro, por unidade de produto. O importador solicitou, posteriormente, uma cotação DAP/Buenos AiresRio de Janeiro. Considerando os dados abaixo, calcule:
a) A nova cotação.
b) O valor das despesas adicionais do importador, para as cotações FOB e DAP.
Valores por unidade de produto, em US$ Carga na fábrica = 0,50; Formalidades aduaneiras de embarque = 1,00; Despesas de embarque = 2,00; Frete internacional = 10,00; Seguro internacional = 5,00; Despesas de desembarque = 2,50; Despacho aduaneiro de importação = 1,50; Imposto de Importação = 20,00; Transporte até o depósito do importador = 3,00; Descarga no depósito do importador = 0,50;
		
	
Resposta: a) 125,20 b) 25,20
	
Gabarito: a) 100,00 +10,00 + 5,00 + 2,50 = 117,50 / DAP / Buenos Aires
b) Para FOB: +10,00 + 5,00 + 2,50 + 1,50 + 20,00 + 3,00 + 0,50 = 42,50
DAP: + 2,50 + 1,50 + 20,00 + 3,00 + 0,50 = 27,50
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201564882)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	As Relações Internacionais pressupõem um ordenamento supranacional capaz de fomentar o maior número de trocas de produtos oriundos de importação e exportação, fomentando o liberalismo proposto pelo comércio internacional. Mencione os fatores, no contexto da soberania dos países, que limitam e dificultam este liberalismo no comércio internacional.
		
	
Resposta: O que dificulta e limita o liberalismono comércio internacional é o protecionismo que cada país adota. Muitos desses protecionismo é para garantir que produtos importados chegam ao país e concorrem com os nacionais. Aja visto que, os produtos importados são melhores que os nacionais.
	
Gabarito: A necessidade soberana de cada país de limitar as importações e incentivar as exportações, como paradigma de uma balança comercial superavitária, através de atitudes protecionistas propostas pelo comércio exterior de cada Estado soberano.

Continue navegando