Buscar

av ed. infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: CEL0350_AV_201301746691 » CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
	Turma: 9002/AA
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 07/06/2014 16:02:36
	 1a Questão (Ref.: 201301867646)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As crianças devem ter acesso a saúde e higiene, tanto quanto aos conhecimentos do mundo e de sua cultura. Os profissionais de creches e instituições de educação infantil devem buscar planejar o cotidiano, procurando respeitar as individualidades, bem como as necessidades especificas de cada faixa-etária. Nesse ponto o educador NÃO deve oferecer atividades que:
		
	
	tenham conhecimentos relacionados a matemática, ciências, artes, leitura e escrita, através de atividades lúdicas e criativas permitindo a expressão das crianças.
	
	esclareçam as curiosidades ligadas a descoberta do corpo e a diferença entre os gêneros.
	
	estejam de acordo com o nível cognitivo da criança.
	
	ajudem as crianças a refletir sobre suas ações quando desobedecerem as regras.
	 
	incentivem todos os momentos da alfabetização através de cópias extensivas no quadro e ditados.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301909996)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um dos recursos pedagógicos de grande utilidade na creche são os jogos recreativos. Cabe ao professor selecionar e experimentar o material que prepara para trabalhar com a criança, de dois a três anos para produzir os desejos de jogar, recreando-se. Para tanto, o professor precisa de:
		
	
	separar a criança que não quiser participar das atividade com as outras crianças.
	 
	planejar cada atividade, definir seus objetivos, o material e ainda refletir sobre o comportamento esperado da criança;
	
	estar atento para que o material oferecido não se perca e nem se deteriore, e ainda, que a criança não se disperse e nem se suje;
	
	premiar a criança que apresenta melhor desempenho nas atividades propostas;
	
	ser passivo, não participando da atividade das crianças, fornecendo somente o material para o jogo, dando-lhes as regras;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301909818)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Modernidade trouxe significativas mudanças para as concepções sobre a infância e a criança, uma vez que:
		
	 
	propiciou uma perspectiva social da infância cuja ênfase está nas dimensões cognitiva e natural.
	
	dignificou a infância em sua diversidade e monoculturalidade, numa abordagem crítica da cultura hegemonicamente dominante.
	
	relatou a criança como um problema a ser superado e solucionado pela integração de diferentes campos de pesquisa.
	
	definiu a criança como um ser da natureza, dependente do adulto e vítima de uma microestrutura social.
	 
	apresentou a infância na sua dimensão histórica e social, em contraposição à sua dimensão naturalizada.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301867594)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com essa visão de que as crianças, desde que nascem, são sujeitos de cultura e que, por conseguinte, têm direitos a educar-se, busca-se superar as práticas assistencialistas e práticas de escolarização precoce; neste contexto não há mais lugar para:
		
	
	educar e cuidar
	
	brincadeiras dirigidas
	
	brincadeiras livres
	 
	classes de alfabetização
	
	avaliação na educação infantil
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301910513)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa que indique o paradoxo que não corresponda à realidade da infância, da educação infantil e da criança na sociedade brasileira.
		
	
	A educação infantil, com a LDB 9394/96, passa a constituir a educação básica; entretanto, nas escolas, ainda vemos uma separação nítida, tanto em relação aos currículos, quanto em relação ao tratamento de seus profissionais.
	 
	As Diretrizes Curriculares Nacionais instituem os princípios éticos, estéticos e cognitivos e orientam as propostas pedagógicas das instituições exigindo que estas se reformulem em cumprimento à lei, mas que mantenham práticas de educação assistencialista.
	
	A Constituição Federal de 1988 coloca a educação infantil como dever do Estado, direito da criança e opção da família; entretanto, convive-se hoje no país com alto índice de crianças sem acesso à educação infantil por falta de oferta.
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece a criança como protagonista, sujeito de direitos, mas ainda assim as crianças no Brasil sofrem maus-tratos, abuso e violência.
	
	Na LDB 9394/96, a educação infantil é incorporada à educação básica; entretanto, parte das creches, em especial aquelas que servem às classes populares, ainda trabalham numa perspectiva assistencial.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301909331)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sabemos que a inserção à creche é um processo singular, pois depende dos protagonistas envolvidos, mas as pesquisas realizadas por Rossetti-Ferreira (1998), já sinalizaram algumas medidas que facilitam a inserção à creche e garantem um ano de mais saúde física e mental para todas as pessoas envolvidas. Das alternativas abaixo, marque aquela que representa uma medida saudável para ser tomada na semana de inserção. Referência: Rossetti-Ferreira, M. C., Mello, A. M., Vitoria, T., Gosuen, A. Chaguri, A. C. (1998). Os Fazeres na Educação Infantil. São Paulo: Cortez.
		
	
	Convite para que uma figura de apego participe de todo o processo de inserção e que cuide do seu filho durante o momento em que estiver na creche, dispensando os cuidados básicos de alimentação, higiene e proteção.
	
	Mudança da dieta das crianças para alimentos mais pastosos, saborosos e calóricos, com o objetivo de aumentar as fontes de energia num momento em que muitos podem recusar a alimentação.
	
	Planejar uma rotina com muitas atividades dinâmicas e movimentadas diariamente para que as crianças não percebam que estão em ambiente diferente de suas casas e com a ausência de seus familiares.
	 
	Organização do espaço físico a fim de se tornar mais afetivo e acolhedor, favorecendo ações e interações adultos-crianças e criança-criança tornando a decisão tomada pela família de colocar o filho na creche uma ação de confiança e tranqüilidade.
	 
	Devolver para as suas famílias todas as crianças que não se adaptarem na primeira semana, pois não poderão ficar na creche se continuarem a chorar e ficar sem se alimentar, pois isso é muito desgastante para a equipe de profissionais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301910000)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando o educador de creche propõe às crianças atividades como: rolar por debaixo de um banco, correr por entre os bancos, andar por entre os bancos da sala, com esta atividade, o professor estará favorecendo:
		
	
	a locomoção, a alfabetização e o sentido da audição;
	
	o equilíbrio, a locomoção e a preparação para a hora do sono;
	
	o prazer de correr e pular na sala e ainda a cordialidade;
	
	o sentido de espaço, o equilíbrio, e a obediência a regras e normas;
	 
	a locomoção, o equilíbrio e o sentido de espaço;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301910496)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cena de creche: Uma das educadoras está com várias crianças bem grudadas no seu corpo: uma no pescoço, outra na perna, outra no colo. Aproxima-se desse grupo um menino com uma rosquinha de plástico na mão. A educadora diz ¿olha a coroa do Luís!¿ Então, ele vai colocando de cabeça em cabeça, repetindo ¿coroa da Carolina¿, ¿coroa do Carlos¿ e assim sucessivamente. A educadora entra na brincadeira, acrescentando: ¿Carolina princesa¿, ¿Carlos príncipe¿, e assim com todos que estavam ali em volta. (GUIMARÃES, 2006) Considerando a situação descrita acima, é correto afirmar que:
		
	
	a sugestão da educadora foi rapidamente aceita pelo menino que repetiu seu gesto, assim comoas demais crianças da brincadeira
	
	a fala da educadora ocupa a cena, dificultando as interações entre as crianças, uma vez que, ao entrar na brincadeira e perguntar às crianças, a professora secundariza a comunicação.
	
	a experiência compartilhada entre a educadora e as crianças pequenas limitou as expressões das crianças e iniciativas comunicacionais ao perceberem que se tratava apenas de uma rosquinha de plástico.
	
	o diálogo entre a educadora e as crianças pequenas foi monofônico, pois prevaleceu à imposição de uma só voz, sem novos espaços para socialização, afetividade, desenvolvimento físico e cognitivo.
	 
	a prática pedagógica da educadora com as crianças pequenas foi capaz de articular e favorecer a afetividade, a socialização, o pensamento, a linguagem, possibilitando espaços para ação das crianças.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301909463)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	As brincadeiras entre crianças pequenas são, em sua maioria, espontâneas e de curta duração, pois o tempo de concentração delas é pequeno. Alguns objetos despertam a sua atenção de forma especial e os convidam a exploração, como: bolas, chocalhos, caixas e túneis. Descreva dois cuidados que devem ser tomados pelos educadores, no momento de seleção dos brinquedos que farão parte da creche.
		
	
Resposta: Os educadores deverão ter o cuidado de ver se os brinquedos possuem peças pequenas que podem ser facilmente retiradas e engolidas, também se possuem algum tipo de material que possa quebrar e posteriormente machucar as crianças. Muito importante também é seguir a idade adequada a cada faixa etária.
	
Gabarito: Para a total segurança esses objetos não podem ter pontas agudas, nem ser engolíveis, nem desprender tintas, nem prestarem-se a sufocação. Deve-se preferir brinquedos e tecido anti-alérgicos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301909316)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Emília é educada numa creche pública que diz apresentar uma proposta de formação integral, incluindo no seu cotidiano atividades de recreação, momentos para brincadeira livre, passeios ecológicos e pelas redondezas do bairro, idas às bibliotecas, plantio na horta, entre outros. Nesta creche as crianças brincam muito e aprendem a escrever a partir da necessidade da comunicação, ou seja, quando precisam escrever um bilhete, uma listagem de compras, um recado para um amigo. A escrita não é imposta e nem é cobrada a correção da língua, pois eles estão em processo de construção da escrita aos 4 anos de idade. Escrevem da forma como sabem e ficam bastante atentos às características de cada portador textual: carta, bilhete, listas, receitas entre outros. Você avalia que esta creche tem uma proposta pedagógica voltada para a escrita como práticas de letramento? Justifique.
		
	
Resposta: Sim, as crianças que estudam nessa creche vivenciam a função social da escrita, tem contato a todo momento com materiais gráficos e escritos sem precisar ficar preso a cópias ou exercícios repetitivos. O aprendizado acontece naturalmente inserindo-os na leitura e escrita.Eles manuseiam materiais, percebem as funções de cada gênero textual, vivenciam momentos de escrita feita coletivamente onde o professor é o escriba. São atividades prazerosas e significativas para as crianças.
	
Gabarito:
Sim, essa escola trabalha com a escrita com a função social que ela  apresenta na sociedade e nos contextos discursivos em que poderia ser utilizada. Não há treinamentos nem visão mecanicista do processo, ao contrário, há uma produção cognitiva e reflexiva por parte das crianças.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 30/05/2014 até 16/06/2014.
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando