Buscar

Avaliação creche e ed infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0350_AV_201308170394 » CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201308170394 - DANIELLE GROSSI MILIS ALMEIDA
	Professor:
	ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 0        Data: 06/06/2014 10:00:57
	
	 1a Questão (Ref.: 201308420704)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Sabemos que Alfabetização e Letramento estão intrinsecamente ligados, já que, de acordo com os Parâmetros Curriculares, estes destacam que o ensino da linguagem deve ser direcionado a três fundamentos básicos: a leitura, a compreensão e a produção numa relação de contexto social, e para que a alfabetização e o letramento tomem parte do ensino da língua em sua prática social é preciso que se alfabetize letrando. Mas em que circunstâncias podemos chamar a criança de letrada, mesmo antes de estar alfabetizada?
		
	
Resposta: Quando a criança vive num habiente alfabetizador, com livros acesso à cultura , teatro, músicas que estimulem a oralidade da criança. Quando também os adultos fazem a leitura de livros para a criança , fazendo o papel de escriba, e a levar a criança à imaginção na contação de histórias.
	
Gabarito: Podemos chamar a criança de não alfabetizada e já letrada, quando já possui e está inserida em práticas sociais de leitura, mesmo não estando ainda alfabetizada; já é, no caso, um sujeito letrado, pois está dentro de contextos sociais da linguagem e escrita, está compartilhando o processo social do letramento por meio de capacidades lógicas e de ambientes linguísticos e intertextuais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308230249)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre os documentos apresentados nas opções, aquele que orienta e garante uma concepção de proteção, amparo e valorização da criança, superando o caráter judicial até então consideradas "menores" abandonados ou delinquentes é:
		
	
	Código de Menores de 1927
	
	Certidão de nascimento
	
	Constituição Federal de 1988
	 
	Estatuto da Criança e do Adolescente
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308241987)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vygotsky destaca diretrizes para que a escrita se torne um instrumento de expressão e conhecimento do mundo para uma criança leitora e produtora de textos. Qual das frases abaixo NÃO ESTÁ entre as diretrizes apontadas pelo autor:
		
	
	a escrita deve ser apresentada não como um ato motor, mas como uma atividade cultural complexa.
	 
	a escrita das letras deve ser apresentada isoladamente, através de associações de imagem.
	
	deve-se ensinar à criança a linguagem escrita e não somente as letras.
	
	a necessidade de aprender e escrever deve ser natural, da mesma forma como a necessidade de falar.
	
	o ensino da escrita deve ser apresentado de modo que a criança sinta necessidade dela.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308230238)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Complete a frase abaixo:
Segundo ARROYO (1994) a entrada da mulher no mercado de trabalho alterou a configuração da ________________________.
		
	 
	Escola
	
	Adolescente
	 
	Família
	
	Paternidade
	
	Avó
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308234889)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A brinquedoteca é um espaço essencial nas creches e escolas de educação infantil. Este local representa para a criança um laboratório de:
		
	
	isolamento
	
	ficar quieto
	
	dormir
	
	castigo
	 
	experiências culturais
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308361241)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A identidade profissional de quem trabalha com educação infantil no Brasil ainda está em definição. É um lugar de construção de maneiras de ser e de estar na profissão. A maioria desses profissionais atribuem esse papel a características inatas. Na busca de desvendar identidades de professoras de creches, Monteiro (2011) organizou alguns depoimentos de trabalhadoras dessa área. Abaixo encontram-se alguns deles. MARQUE COM UM X A OPÇÃO QUE NÃO REPRESENTA A IDEIA INATISTA.
		
	
	Tem que, primeiro ser verdadeira consigo mesma. Tem que ter certeza do que esta fazendo. Tem que ter iniciativa e criatividade. Então quer dizer, tem que gostar mesmo. É uma coisa de dentro.
	
	Você tem que fazer um trabalho gostando do que vai fazer. Todo trabalho, se você não está gostando do serviço, não sai bom não.
	
	Primeiramente, você tem que amar muito as crianças, não adianta você ir trabalhar só pelo dinheiro. O mais importante é você saber que o seu trabalho esta indo à frente. As crianças quando aprendem, falam com licença.
	
	Tem que ter dom para trabalhar com a criança. Ela tem que ser paciente, tem que ter disposição para este trabalho.
	 
	Posso chegar a ensinar a escrever, a ler, para que no dia de amanhã ela [a criança] me veja e fale: 'Foi essa quem me ensinou. Essa foi a minha professora.' Porque eu ainda não estou satisfeita. Eu queria ficar é na série com a criança. Porque quando você esta com uma turma só, o seu serviço, o seu trabalho aparece.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308230253)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em algumas creches e pré-escolas o trabalho se constitui por uma equivocada divisão, onde a prática pedagógica se torna fragmentada e excludente. Nesta perspectiva, NEGA o ato de educar como:
		
	 
	Experiência intelectual reservada aos filhos dos grupos privilegiados
	 
	Práticas formativas relacionadas aos aspectos corporais e cognitivos
	
	Atividade de execução para crianças pobres e atividades intelectuais para crianças ricas
	
	Colocação das crianças ricas e pobres em salas separadas
	
	Experiência corporal própria das crianças carentes
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308275885)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A professora de uma turma dos anos iniciais propôs a brincadeira da dança das cadeiras. Arrumou as cadeiras antes de dar início ao jogo. A atitude da professora revelou que, para ela:
I. as crianças não saberiam quantas cadeiras colocar;
II. a utilização de estratégias metodológicas baseadas em situações-problema são precoces no caso dos primeiros anos de escolaridade;
III. o desenvolvimento da autonomia faz parte do processo de aprendizagem;
IV. o reforço na construção da heteronomia é uma das finalidades da educação.
Analise os itens acima e assinale:
		
	
	se todos os itens estiverem corretos.
	
	se somente os itens II e III estiverem corretos.
	
	se somente os itens I e IV estiverem corretos.
	
	se somente os itens III e IV estiverem corretos.
	 
	se somente os itens I e II estiverem corretos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308275527)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A decisão de colocar um filho na creche nem sempre é fácil de ser tomada e toda inserção à creche é um processo singular, pois depende dos protagonistas envolvidos, algumas pesquisas da Psicologia do Desenvolvimento já sinalizaram medidas que facilitam a inserção à creche e garantem um ano de mais saúde física e mental para todas as pessoas envolvidas. Das medidas abaixo, qual é a única que não se configura como saudável para ser vivida no momento de inserção de novas crianças à creche?
		
	
	Convidar uma figura de apego para ficar alguns momentos na creche a fim de possibilitar maior segurança a criança nos primeiros dias de sua inserção.
	 
	Sair da creche sem se despedir da criança para ela não chorar, pois o choro vai causar uma reação emotiva negativa em cadeia nos demais bebês.
	
	Organização do espaço físico a fim de se tornar mais afetivo e acolhedor, favorecendo ações e interações adultos-crianças e criança-criança tornando a decisão tomada pela família de colocar o filho na creche uma ação de confiança e tranqüilidade.
	
	Reunião com educadoras da creche e equipe pedagógica para planejar estratégias e brincadeiras para a semana de inserção;Entrada gradativa de bebês para possibilitar a construção de um vínculo afetivo entre eles, suas famílias e as educadoras;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308275388)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Uma professora procura a diretora da creche pública Criança Feliz, localizada numa região praiana de Salvador e comenta que a mãe de uma das crianças do Primeiro Período, todos os dias chega na creche cedo, deixa seu filho de 3 anos de idade e sai vestida de roupa de praia. Volta às 17 horas, bronzeada e o leva para casa. Esse fato vem despertando a revolta das educadoras, pois elas não querem cuidar da criança para a mãe ir para a praia e, portanto, já pediram a retirada da vaga da criança. As educadoras marcaram uma reunião com a gestora e exigiram a retirada da criança da creche para ceder a vaga para outra criança cuja mãe trabalhasse fora. Na função de gestora desta creche, como você resolveria esse conflito? Explique por quê.
		
	
Resposta: Não tiraria a criança, pois na creche é que a criança vai socializar e aprender coisas novas, independentemente se a mãe trabalha fora ou não, a criança precisa de estar na creche para se desenvolver como pessoa, pois todo o trabalho realizado com qualidade na creche, vai influenciar na vida dessa criança, então eu deixaria sim a criança estudando , também porque é um direto dela.
	
Gabarito: Como gestor, é imperativo explicar para essas funcionárias que a creche é um direito da criança assegurado constitucionalmente desde 1988 e, por isso,o que a mãe faz ou não, não deve ser levado em conta, pois o direito é da criança. Além disso, a creche é um local privilegiado de desenvolvimento devendo ser a  primeira etapa da Educação Básica para todas as crianças.

Outros materiais