Buscar

Tipos de jogos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
Típico tabuleiro de gamão com peças em posição inicial, dados de jogo e copo para atirar dados.
Dama Brasileira
*
*
*
*
HISTÓRIA
Existem registros de jogos de tabuleiro há cerca de 5000 anos em civilizações como Egito e Mesopotamia. Apesar de ser difícil datar qual foi ou quais foram os primeiros jogos da humanidade, o jogo Mancala se apresenta como um dos mais antigos, com mais de 7 mil anos de existência. Foram muito populares na Grécia e na Roma de onde se espalharam por toda Europa e depois para a América.
*
*
Um jogo de tabuleiro é um jogo para um ou mais jogadores jogado com tabuleiros de madeira, plástico, papel ou até mesmo pano.
 Os jogos de tabuleiro podem requerer apenas sorte ou conhecimento, estratégia ou memória.
*
*
*
*
 Somente a partir do sec. XIX se tornaram produtos de massa devido ao surgimento da classe média, que tinha mais tempo para o lazer.
 A partir da década de 1980 os jogos de tabuleiro perderam muito a sua popularidade devido aos jogos eletrônicos, mas, nos últimos anos voltaram a conquistar muitos adeptos. Um dos motivos é a interação entre os jogadores.
 Em Portugal os jogos de tabuleiro estão catalogados desde a época romana.
*
*
 Os índios conhecem um jogo chamado o Jogo da Onça que tem sua origem provável entre os incas. Esse jogo foi encontrado entre os Bororos, no Mato Grosso, onde é conhecido como Adugo, bem como entre os Manchineri, no Acre, e os Guaranis, em São Paulo.
 Trata-se de um jogo de estratégia. O tabuleiro é riscado no chão. Uma pedra representa a onça e 14 outras representam os cachorros. O objetivo dos cachorros é imobilizar a onça e o objetivo da onça é comer 5 cachorros. 
 Jogos parecidos a este são encontrados entre outras civilizações, como os Incas (Puma e Carneiros), Índia (Tigre e Cabras) e China (Senhor Feudal e Camponeses).
*
*
 Os índios conhecem um jogo chamado o Jogo da Onça que tem sua origem provável entre os incas. Esse jogo foi encontrado entre os Bororos, no Mato Grosso, onde é conhecido como Adugo, bem como entre os Manchineri, no Acre, e os Guaranis, em São Paulo.
 Trata-se de um jogo de estratégia. O tabuleiro é riscado no chão. Uma pedra representa a onça e 14 outras representam os cachorros. O objetivo dos cachorros é imobilizar a onça e o objetivo da onça é comer 5 cachorros. 
 Jogos parecidos a este são encontrados entre outras civilizações, como os Incas (Puma e Carneiros), Índia (Tigre e Cabras) e China (Senhor Feudal e Camponeses).
*
*
 Bagha-Chall
 Batalha naval
 Damas
 Damas chinesas
 Gamão
 GO
 Jogo da velha
 Mancala
 Trilha (ou Moinho)
 Xadrez
 Xadrez Chinês
*
*
 Amazonas
 Android
 Banco imobiliário
 BattleStar Galactica
 Cara a Cara
 Cebodé
 Cilada
 CO2
 Combate
 Detetive
*
*
*
*
 É uma coleção de jogos e brinquedos, organizada para o livre uso dos visitantes, em sua maioria crianças e adolescentes mas potencialmente também adultos, tendo em consideração o recente sucesso dos jogos de tabuleiro.
 Muitas escolas mantém uma brinquedoteca de brinquedos educacionais como forma de substituir o clássico "playground" por algo que possa ensinar enquanto entretém os alunos. Tendo neles objetivos pedagógicos que proporcionem interação entre colegas, aprendizado, coordenação motora,e diversão.
*
*
 A primeira idéia de Brinquedoteca surgiu em 1934 em Los Angeles, nos anos da grande depressão econômica dos Estados Unidos, a fim de solucionar o problema de uma loja de brinquedos, onde crianças de uma escola municipal estavam roubando os produtos da loja. Com isso, criou-se um serviço de empréstimo de brinquedos, chamado de Los Angeles Toy Loam, como um recurso comunitário, utilizado até os dias atuais.
 Esse recurso comunitário expandiu-se na década de sessenta para a Europa, especificamente na Suécia, Inglaterra, Bélgica e França. Na Suécia em 1963, em Estocolmo surgiu à primeira Lekotec (Lucoteca), e tinha como objetivo o empréstimo de brinquedos e orientação às famílias com necessidades especiais, tendo a estimulação através do brinquedo como filosofia. E na Inglaterra, em 1967 surgiram as Toys Libraries (Bibliotecas de Brinquedos).
*
*
 Em 1971, inaugurou-se o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em São Paulo, onde foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e aos estudantes. 
 A primeira Brinquedoteca surgiu em 1981, com a criação da Primeira Brinquedoteca Brasileira na Escola Indianópolis, em São Paulo, voltado para o ato de brincar, atendendo diretamente às crianças. 
*
*
 ESCOLAS
 CLUBES
 HOSPITAIS 
 CONSULTORIOS 
 HOTEIS
 LANCHONETES
 RESTAURANTES 
 EMPRESAS
 OUTROS
 IMPORTANCIA DA BRINQUEDOTECA
Na Brinquedoteca a criança vivencia diversas atividades lúdicas, na verdade a criança passa a se conhecer melhor, a dominar suas angústias e a representar o mundo exterior, usando para isso o brinquedo.
De acordo com alguns estudos, o jogo ou a brincadeira são atividades voluntárias e têm como características fundamentais o fato de ser livre, ter no faz-de-conta um forma de representação de um desejo ou realidade.
*
*
A brinquedoteca tem sido um dos maiores instrumentos pedagógico educativo na interação e vivência das crianças da Educação Infantil. Dentro delas, as crianças podem explorar um mundo mágico e contribuir para seu desenvolvimento emocional, intelectual e motor. A partir daí, temos então dois modelos padronizados de brinquedoteca: A escolar e a hospitalar.
*
*
A Brinquedoteca Escolar, que se encontra dentro da instituição de ensino na maior parte das escolas brasileiras, busca assegurar o desenvolvimento integral da criança, com contos. É importante reconhecermos que não é apenas um lugar cheio de brinquedos e jogos, mais do que isso, é um setor pedagógico na qual se preocupa em privilegiar o brincar como principal método na construção de identidade e autonomia das crianças pequenas. 
Pois enquanto a criança brinca, naquele prazeroso momento ela estará adquirindo varias habilidades, expressando seus sentimentos, exercendo a linguagem, trocando informações e experiências com os demais companheiros e assim desenvolvendo sua aprendizagem.
*
*
 Brinquedoteca, hospitalar não é muito diferente da escolar, pois apresenta requisitos de interação e também prioriza o brincar da criança. As crianças que residem em hospitais, certamente tem um lado emocional mais afetado, uma carência talvez maior e um desejo de brincar, muitas vezes, mais aguçado do que as que estão do lado de fora, com suas famílias. Por isso, é importantíssimo que esse espaço ofereça prazer, comodidade e segurança para as crianças.
 É importante dizer que, a partir do dia 21 de março de 2005, devido a LEI Nº 11.104, tornou-se obrigatório que os hospitais que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação tenham brinquedotecas. Segundo Cunha (2004), a brinquedoteca hospitalar é muito importante para a criança doente, porque:
*
*
 traz momentos de alegria e descontração através do brincar;
auxilia a preservar a saúde emocional das crianças;
contribui para o desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças;
os traumas são amenizados, uma vez que o brincar contribui para a recuperação das crianças.
A autora ainda relata que a brinquedoteca é considerada um espaço ideal para as crianças darem vazão aos seus sentimentos após um exaustivo e inevitável tratamento (como, por exemplo, o oncológico) e é importante porque nesse espaço há uma troca um com os outros de experiências; enfim, um partilha. Dizem que os familiares e as crianças percebem o brincar como uma forma de lutar/suportar a doença e o tratamento em que elas estão sujeitas, há um acolhimento.
*
*
 Em relação ao espaço físico:
Deve apresentar muita iluminação e ventilação adequada;
Deve também apresentar
condições de segurança, como por exemplo: tomada altas, janelas com grades e trancas de segurança em armários, etc.
Em relação ao atendimento:
É relevante que a brinquedoteca do hospital seja um setor reconhecido e respeitado por todos, com objetivo de estabelecer relações de um bem-estar e acolhimento para com a criança.
Sendo um espaço de bem-estar, este local deve priorizar o brincar livre e espontâneo, fazendo com que as crianças se sintam felizes e relaxadas. Problemas de comportamentos inadequados deverão ser tratados com especialistas.
É importante frisar que os profissionais de recreação, os brinquedistas e educadores devem ser capacitados para exercer essas atividades
*
*
São jogos que simulam a prática específica de um esporte. Neste tipo de jogo as regras e características da modalidade desenvolvida são alteradas. As alterações são realizadas para suprir uma necessidade imediata, como por exemplo, o treino de um fundamento específico.
Um exemplo desse jogo é o JOGO DOS PASSES.
*
*
São jogos realizados entre duas equipes, distribuindo tarefas. São muito usados no escotismo.
*
*
 Uma gincana é um tipo de competição muitas vezes recreativa que tem o objetivo de pôr à prova as habilidades físicas ou mentais dos membros de duas ou mais equipes.Também pode ser uma competição de cores,e nós chamamos de "gincana das cores". Diversos municípios realizam gincanas, mobilizando cidades e pessoas. 
*
*
 Gincana de solicitações;
 Gincana cultural;
 Gincana de habilidades;
 Gincana de salão
 Gincana rústica
 Gincana esportiva
 Gincana aquática
 Gincana de circuito
 Gincanas mistas
*
*
 É composta por tarefas em que o recreacionista pede objetos difíceis de conseguir. É solicitado um objeto por cada tarefa.
 É aquela em que as tarefas constam de perguntas e respostas de outras atividades de conhecimentos gerais.
 São de habilidades físicas e situações hilariantes. Suas tarefas são paródias de situações corriqueiras, que acontecem de forma engraçada, tanto para quem participa quanto para quem assiste. 
*
*
 As tarefas são desenvolvidas em contato direto com a natureza e as dificuldades são devidas a ela.
 As tarefas se baseiam em modalidades esportivas.
 São tarefas realizadas dentro da água, geralmente em piscinas. 
 Um circuito é montado para desenvolver tarefas de diferentes habilidades e cada grupo cumpre uma tarefa por vez, todos ao mesmo tempo. Ao fim de um determinado tempo, todos mudam de tarefa juntos.
*
*
 Ambiente destinado ao desenvolvimento das aptidões e habilidades, mediante atividades laborativas orientadas por professores capacitados, e em que estão disponíveis diferentes tipos de equipamentos e materiais para o ensino ou aprendizagem, nas diversas áreas do desempenho profissional.
 Trabalho com sucata e material de baixo custo na confecção e utilização de brinquedos que estimulem o domínio físico-motor. Além de serem atividades manuais de Lazer. 
*
*
 É o processo de planejamento de um festival, cerimônia, competição, festa ou convenção. A organização de eventos inclui orçamentos, o estabelecimento de datas e datas alternativas, a seleção e reserva do local do evento, aquisição de licenças e coordenação do transporte e estacionamento. Também inclui algumas ou todas as atividades seguintes, dependendo do evento. 
*
*
 É preciso elaborar o tema ou assunto para o evento, provimento de oradores e oradores alternativos, apoio à coordenação local (como eletricidade e outros utilitários), organização de decoração, mesas, cadeiras, tendas, apoio ao evento e segurança, alimentação, policiamento, bombeiros, banheiros portáteis, estacionamento, sinalização, planos de emergência e profissionais de saúde e limpeza.
*
*
 AULA PRÁTICA
 IMAGEM E AÇÃO
 Cada equipe escolhe a cena de um filme para representar;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais