Buscar

Resumo crítico do filme Escritores da Liberdade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Curso: Bacharelado em Ciências e Tecnologia
Disciplina: Sociologia
Professor: Davi da Costa Almeida
Aluno: Brendel Freitas Duarte
Turma: 02
Tema: Resumo crítico do filme: Escritores da Liberdade
O filme Escritores da Liberdade já começa mostrando como as crianças tendem a entrar na vida do crime muito cedo e rapidamente são corrompidas pela violência, essa que muitas vezes ocorre dentro da própria casa, não precisando assim sair para muito longe para conhecer esse terrível lado de quem mora nas periferias das cidades.
Logo em seguida mostra todo o preconceito que circula pelas ruas, mostrando que só em a pessoa ser latino, negro ou asiático já é motivo para levar um tiro ao sair pelas calçadas do bairro e grande parte dessa violência é conduzida por jovens e na grande maioria são levadas para dentro das escolas, transformando assim as dependências da escola em verdadeiras zonas de guerra.
Mais adiante o filme começa a mostrar uma jovem professora recém-formada e cheia de novas ideias para tentar mudar a realidade desses jovens. Com isso, ela consegue um emprego para ministrar aula em uma escola da periferia onde tem um alto índice de alunos problemáticos vamos se denominar assim.
Chegado na escola ela começa a conversar com uma professora mais antiga dentro da instituição e rapidamente é visto que esses alunos problemáticos são tratados como verdadeiros bandidos, isso se pode observar facilmente na diferença das salas de aulas desses alunos problemáticos em relação as salas de aula dos alunos considerados com um futuro mais promissor.
Quando a aula começa percebe-se que muitos alunos estão na sala por serem obrigados pela justiça como medidas socioeducativas e alguns estão sendo até monitorados por tornozeleiras eletrônicas. Quando todos sentam em seus lugares logo percebe se que é uma sala de aula cheia de alunos excluídos das outras salas por conta do preconceito, por serem negros, latinos ou asiáticos e como estão todos reunidos em um pequeno espaço, não demora muito para as brigas começarem e chegam ao ponto de um aluno dentro da sala de aula pegar um revolver que estava na sua cintura.
Com o acalmar dos ânimos a jovem professora consegue se apresentar mais não mais que isso, porem no decorrer dos dias ela vai entendendo um pouco da realidade dos jovens ali presentes e começa a criar brincadeiras para tentar unir a classe e conhecer o dia a dia deles cada vez mais. Demora um pouco mais com paciência ela vai conseguindo administrar a sala de aula ao mínimo de pelo menos poder trocar algumas palavras com os alunos.
No decorrer do ano os alunos já foram criando um voto de confiança com a nova professora e muitos deles já começavam a buscar ajuda com a própria professora para tentar sair da vida de crimes e é aí que a professora tem a ideia de dar um diário para toda a classe e nesse diário ele podem escrever do passado, presente e futuro. Assim muitos começam a escrever a infância cheia de violência arrodeada de assassinatos e brigas entre gangs, que seria os grupos formadas por aquelas pessoas de mesma raça ou cor, com mesmos descendentes.
A medida que os diários eram lidos podia-se ter uma noção maior de como era a realidade de cada jovem ali presente e a partir disso a professora foi criando novas metodologias de ensino, mesmo que isso batesse de frente com os ideais da instituição e tivesse que confrontar a diretora e os professores que estavam ali a mais tempo.
Porém, a medida que a jovem professora evoluía profissionalmente dentro da escola, em casa seu marido não aceitava essa ideia de que a esposa poderia ter um reconhecimento maior que o dele e com isso o clima entre os dois foi ficando muito complicado até chegar ao ponto de o marido não aguentar mais tanto reconhecimento de sua esposa e com isso preferiu sair de casa, mostrando claramente a realidade de muitas famílias em que a mulher tem um reconhecimento maior em sua profissão a qual o homem não aceita essa ideia dentro de casa.
 Contrariando a diretora da escola mais uma vez a jovem professora decide levar seus alunos para um passeio fora da escola, assim, os alunos poderiam expandir seus conhecimentos e ter uma nova visão de realidade e não a lugar melhor para isso duque em um museu. Lá eles conheceram a história de vários outros jovens e também conheceram a história da maioria dos judeus nos tempos do Holocaustos, onde os alunos não sabiam nada duque seria um holocausto antes daquela visita.
Depois do museu foram para um restaurante e lá tiveram contatos com várias pessoas que viveram no tempo do holocausto e poderiam repassar um pouco mais de conhecimento para aqueles alunos. Logo em seguida a professora distribui para todos os alunos livros contanto novas histórias dos judeus e muito dos alunos começam a se identificar com o livro não por ser um judeu e sim por estar sempre sendo perseguido por alguém.
Depois de terminarem de ler o livro, alguns alunos tem a ideia de levarem para a escola uma das personagens principais do filme e que ainda estava viva. Assim, rapidamente a ideia se espalhou para toda a classe e eles começaram a ter ideias de como fazer para conseguir trazer essa grande senhora até a escola e mostrando muito comprometimento e trabalho em equipe começaram a organizar feiras livres no pátio da escola e festas em prol de arrecadar fundos.
Ao conseguir os recursos necessários eles conseguem trazer para dentro da escola aquela linda senhora que foi tão importante na história do livre e ao chegar na escola todos a recebe de pé, com muita admiração por ela. Então ela vendo todos aqueles garotos ela começa a contar um pouco de sua história e com isso foi repassando lições de vida para que aqueles jovens ali presentes pudessem ter um futuro melhor.
Para terminar, o filme mostra mais uma vez a jovem professora batendo de frente com as regras da escola e tentando continuar ministrando aula para seus alunos nos anos seguintes que seriam o 3° e 4° e ano. Porém, por ter pouco tempo de instituição muitos professores não aceitam que uma novata possa ministrar aula nas turmas denominadas por eles de avançadas e mais uma vez mostrando muita persistência a jovem professora consegue continuar acompanhando sua turma nos anos seguintes até seus alunos se formarem.
Para muitos alunos essa formatura foi a primeira dentre várias gerações de suas famílias, mostrando que um simples fato de um profissional querer realmente realizar um belo trabalho pode mudar a vida de muitos jovens. A grande maioria dos jovens entraram na faculdade, muito viraram professores e começaram a mudar a vida de outros jovens que passavam por experiencias que eles mesmos já tinham vivido algum tempo atrás.

Outros materiais