Buscar

EXERCICIO DE PENAL II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCICIO DE PENAL II
Quais as finalidades da pena? 
ALBERTO ROBERTO foi condenado, com sentença transitada em julgado, a cumprir pena de detenção de dois anos, pela prática de uma conduta delitiva que lei posterior descriminalizou. Poderá ele beneficiar-se dessa lei?
a)a lei penal não retroage para sentenças transitadas em julgado; 
b)não se admite analogia em direito penal; 
c)a lei retroage in bonam partem, para beneficiar o réu e porisso ALBERTO ROBERTO pode ser beneficiado; 
d)n.d.a
Eduardo foi condenado a 25 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, pela prática do crime de homicídio qualificado (crime hediondo). Transitado em julgado a condenação, o sentenciado foi recolhido a estabelecimento prisional em Vitória, no Espírito Santo. A partir dessa situação hipotética e com base na legislação aplicável às execuções penais, analise os itens a seguir:
Para orientar a individualização da execução penal, Eduardo deve ser submetido à classificação a cargo da Comissão Técnica de Classificação, presidida pelo diretor do estabelecimento, responsável por elaborar o programa individualizador da pena privativa de liberdade adequada ao condenado?
Cumprido um sexto da pena e preenchido os demais requisitos legais, a execução da pelo delito cometido por Eduardo não é incompatível com o trabalho externo, sendo certo que o trabalho do preso não se sujeita a CLT e pode ser remunerado em valores inferiores ao do salário mínimo?
Caso seja primário e preencha os demais requisitos objetivos e subjetivos exigidos pela legislação poderá progredir ao regime semiaberto após o cumprimento de dez anos de pena no regime fechado. De acordo com entendimento sumulado do STF, nesse caso, deve haver a realização automática de exame criminológico no condenado, independentemente de justificativa judicial prévia?
Ocorrerá a regressão de regime se o sentenciado cumpre pena em regime aberto e pratica falta grave, independentemente de sua oitiva prévia pelo juízo da execução? Fundamente.
Sobre os regimes de cumprimento de pena, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Quando houver condenação por mais de um crime, no mesmo processo ou em processos distintos, a determinação do regime de cumprimento será feita pelo resultado da soma ou unificação das penas, observada, quando for o caso, a detração ou remição.
b) A pena privativa de liberdade será executada em forma progressiva com a transferência para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos um sexto da pena no regime anterior e ostentar bom comportamento carcerário.
c) A legislação local poderá estabelecer normas complementares para o cumprimento da pena privativa de liberdade em regime aberto.
d) O Juiz, na sentença, estabelecerá o regime no qual o condenado iniciará o cumprimento da pena privativa de liberdade, observado o disposto no artigo 33 e seus parágrafos do Código Penal.
e) O Juiz não poderá modificar as condições estabelecidas para o cumprimento de pena em regime aberto de ofício, apenas a requerimento do Ministério Público, da autoridade administrativa ou do condenado e desde que as circunstâncias assim o recomendem.
6. Destaque o item que não representa entendimento jurisprudencial consolidado pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça acerca da aplicação e execução da pena:
A) É admissível a adoção do regime prisional semiaberto aos reincidentes condenados a pena igual ou inferior a quatro anos se favoráveis as circunstâncias judiciais.
B) Para obtenção dos benefícios de saída temporária e trabalho externo, considera-se o tempo de cumprimento da pena no regime fechado.
C) Caracteriza violação de direito adquirido do condenado, a perda de parte do tempo remido em face de prática de falta grave.
D) A pena unificada para atender ao limite de trinta anos de cumprimento, determinado pelo artigo 75 do Código Penal, não é considerada para a concessão de outros benefícios, como o livramento condicional ou regime mais favorável de execução.
E) Admite-se a progressão de regime de cumprimento de pena ou a aplicação de regime menos severo nela determinada, antes do trânsito em julgado da decisão condenatória.
7. Pedro, primário, condenado a dez anos de reclusão por homicídio qualificado (crime hediondo) praticado em 10/04/2006, e tendo iniciado o cumprimento da pena em 10/04/2012. Quando (dia/mês/ano) poderá requerer progressão de regime? Fundamente.
8. É possível a fixação do regime semiaberto para o cumprimento de pena, a partir da unificação de várias e sucessivas condenações em regime aberto? Fundamente.
9. Qual o regime inicial de cumprimento de pena:
a) Condenado a pena de 5 anos por tráfico de drogas.
b) Condenado a pena de 06 anos reclusão não reincidente.
c) Condenado a pena de 08 anos e 6 meses reclusão reincidente.
d) Condenado a pena de 03 anos detenção reincidente.
e) Condenado a pena de 02 anos reclusão reincidente.
f) Condenado a pena de 5 anos detenção não reincidente.
g) Condenado a pena de 6 anos reclusão reincidente.
h) Condenado a pena de 7 anos reclusão não reincidente.
10. A regra geral é a de que o sentenciado pode progredir de regime de pena quando o seu mérito o recomende e tenha cumprido no regime anterior pelo menos
 a) um terço da pena.
 b) um sexto da pena.
 c) metade da pena.
 d) dois terços da pena.

Outros materiais