Buscar

TRABALHO PRONTO FUNDAMENTAL2017

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Disciplinas Pedagógicas e Educação Profissional
RAQUEL DE ALMEIDA LUIZ DA SILVA
Rio de Janeiro
2017
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Disciplinas Pedagógicas e Educação Profissional
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência de Disciplinas Pedagógicas e Educação Profissional sob a orientação da Maria Inmaculada Chao Cabanas.
Curso: Pedagogia
Rio de Janeiro
2017
SUMÁRIO
Introdução....................................................................................................4
Capítulo I- Caracterização da escola e do campo de estágio................5
Caracterização da escola.........................................................5
Caracterização do campo de estágio......................................6
Capítulo II- Desenvolvimento e análise das atividades observadas e realizadas.......................................................................................................8
Capítulo III- Considerações Finais..............................................................10
Referências Bibliográficas.......................................................................... 11
Anexos...........................................................................................................12
INTRODUÇÃO
Este relatório tema finalidade de apresentar o Estágio Supervisionado em Docência deDisciplinas Pedagógicas e Educação Profissional realizado no Colégio João Lyra Filho, localizado no bairro de Quintino, na Av. Dom Helder Câmara, 9.475 à 9.521, na zona norte do Rio de Janeiro.Neste relatóriovisamoscompreenderuma escolaqueestejavinculada a educação continuada, procurei analisar o comportamento dos alunos, a conduta do educador, a proposta da coordenação pedagógica e o próprio espaço onde ocorre à mediação do sujeito(aluno) com o conhecimento. 
O presente estágio visa cumprir uma carga horária pré-estabelecidade 66 horas,onde são utilizadas na escola campo informações, observações, construção de conhecimentos junto aos profissionais do curso de Técnico em Enfermagem.
Tópicos distribuídos em 03 capítulos:
No capítulo um relatarei sobre a Caracterizaçãoda escola e do cenário da formação continuada, onde serão apresentadas as características da escola, sua estrutura física, funcionamento, onde ela se situa etc. 
No capítulo dois farei um relato sobre o desenvolvimento e análise das atividades observadas e realizadas na ação docente com a turma. 
No capítulo três relato as considerações acerca da minha experiência como estagiária e todo o aprendizado que obtive estando dentro do colégio.
Minhas expectativas ao iniciar o estágio são enumeras, por ser um curso de área totalmente diferente que a minha, espero encontrar um ambiente acolhedor e profissional qualificados, vou me dedicar ao máximo na realização do meu estágio e assim usá-lo como aprimoramento nas minhas práticas como profissional da área de educação.
CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DO CAMPO DE ESTÁGIO
Caracterização da Escola
Fundado em 14/02/1968, o Colégio João Lyra Filho é o resultado da união de cinco sócios, dos quais dois ainda trabalham na escola, o Prof. Arildo Teles, como Diretor Geral, e a Profª. Zely Corrêa como Coordenadora de turno.
O Colégio, que começou com quatro salas de aula e uma secretaria, possui hoje uma grande infra-estrutura pedagógica. Situado na Av. Dom Helder Câmara, 9.475 à 9.521 – Quintino Bocaiuva / RJ, o bairro é de classe média baixa, aescola fica em umadasprincipaisavenidasdoRiodeJaneiro,próximo aescola encontra-se praças,pizzaria, supermercados, farmácias, padaria e lanchonetes. Teve sua aula inaugural proferida pelo Ministro do Tribunal de Contas e Catedrático de Filosofia da História Econômica da, então, Universidade do Estado da Guanabara, Prof. João Lyra Filho, homenageado pelo Diretor Geral, Prof. Arildo Teles pelos seus grandes méritos como educador, humanista, escritor (com mais de 100 títulos publicados), ensaista e pela grande admiração e respeito que cultivava pelo homem íntegro e culto que o Dr. Lyra sempre foi.
Nestes anos de funcionamento, o colégio consolidou a tradição de oferecer oportunidade de ensino particular de qualidade a preços acessíveis e justos à população da área onde atua, tornando-se a escola mais tradicional do bairro. Atualmente possui modernas instalações, com iluminaçãoadequada, ambientes arejados e climatizada, água encanada, fiação elétrica em perfeito estado,bebedores, coleta de lixo, tratamento de esgoto adequado, ambientes limpos,organizados e em ótimo estado de conservação. Hoje em dia o colégio é muito amplo e bem dividido, com grandes áreas internas e externas, como: biblioteca, quadras esportivas, sala de interatividade, parquinho, laboratório de ciências, laboratório de química, laboratório de física, laboratório de biologia, supervisão, coordenação, sala dos professores e secretaria.
O colégio ébem distribuído, a educação infantilpossui uma entrada separada dosdemais alunos, ficam alojadosno primeiro andar e suas salas ficam do lado oposto do ensino fundamental, com isso as crianças não acessam as demais dependências do colégio, fazendo com que sua estadia seja mais seguro, o ensino fundamental I e II tem um espaço só para eles, e o ensino médio se encontra do outro lado, uma área mais aberta e mais adequado a faixa etária.
A instituição também oferece aos sábados cursos técnicos em: Edificações, Enfermagem, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, coordenado pelo Professor Leão e pelo diretor geral dos cursos Arildo Filho. Esses cursos tem duração de quinze meses e são oferecidos somente para os alunos que estão cursando o ensino médio ou alunos que já concluíram o ensino médio e estão apenas fazendo uma formação continuada.
Caracterização do Campo de Estágio
O estágio foi realizado aos sábados durante dois meses, no Curso Técnico de Enfermagem, tivecontato com os docentes e com a coordenadora a enfermeira Patrícia Costa, muito solicita a me apresentar aos professores e curiosa também, querendo saber o que uma aluna de Pedagogia está fazendo na área da saúde.
Os perfis dos professores estão fundamentados em três aspectos essenciais: dinamismo, flexibilidade e conhecimento. São atenciosos às prováveis dificuldades que o aluno pode apresentar e, estar apto para lidar com situações que exijam paciência, compreensão e técnica. O planejamento da coordenadora está fundamentado em promover e organizar as aulas práticas e organizar os estágios, momentos que possibilitam os alunos de mostrar o que foi ensinado em aula e observar os professores, avaliar e repensar sua prática, almejando assim, a melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem.	
Quanto ao currículo apresentado, os conteúdos aplicados são: Fundamentos a saúde, anatomia e fisiologia, microbiologia e parasitologia, língua portuguesa, psicologia aplicada a enfermagem, ética profissional e teorias de enfermagem, fundamentos da enfermagem, enfermagem nas intercorrências cirúrgicas, enfermagem nas intercorrências clínicas, enfermagem em saúde mental e psiquiatria I, enfermagem materno infantil I, enfermagem e saúde coletiva I, prática profissional e atendimento básico à saúde, introdução à informática na enfermagem, estágio curricular, enfermagem em saúde psiquiatria II, enfermagem e materno infantil II, administração de unidade de enfermagem, enfermagem na saúde coletiva II, prática profissional e atendimento básico à saúde II e enfermagem na assistência à pacientes em estado grave.
Não me foi disponibilizado o PPP, segundo a coordenadora nem ela tem acesso a essa documentação, notei um pouco de desconforto ao insistir nesse assunto.
Apropostapedagógicadaescola viabiliza um atendimento educacional e assistencial,que atue em todas as necessidades do aluno em seu desenvolvimento, físico, psíquico,social,moral,culturale político, será necessário avaliar tambéma importância de uma formação profissional adequada para atender as necessidades dos alunos, professores qualificados e atualizados que estejam dispostos a passar seu conhecimento, o método de avaliação utilizado é tradicional, a partir de provas, trabalhos e seminários apresentados e avalição final são os estágios em hospitais, maternidades, postos de saúde, UPA e clínica da família. Caso o aluno venha a ficar reprovado em algum módulo ou matéria, ele terá a oportunidade de fazer essa matéria novamente ao final do curso, quando for aberta uma nova turma, ele fará essa matéria novamente.
CAPÍTULO II–DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS
Foi bem diferente todo esse período de estágio e observação, pois estou acostumada com o meu universo da educação infantil, então me deparo com várias turmas compostas por adolescentes e adultos, que durante quinze meses vão todos os sábados assistir aula de 08:30 as 17:30 horas, com muita garra e vontade de aprender.
As aulas são bem dinâmicas e os professores bem alegres e atenciosos, rigorosos e exigentes sim, porém muito solícitos. Em conversa com alguns docentes sobre o planejamento da aula e avaliação, me foi explicado que eles fazem o planejamento de cada sábado dentro do currículo que o curso apresenta e é passado para o coordenador do curso Professor Leão e a para coordenadora do curso a Enfermeira Patricia. Confesso que discordo um pouco com o critério de avaliação utilizado, pois os alunos somente são avaliados por provas e seminários. Seria interessante também a avaliação prática, entrar no critério de avaliação.
O Colégio João Lyra Filho me surpreendeu, pois de primeira não aparenta ter toda a estrutura que tem, os laboratórios bem equipados e os professores possuem todo o material necessário para que as aulas sejam bem interessantes, os professores são muito bem capacitados e seguros do conteúdo que estão mediando, o coordenador do curso Professor Leão é bem rigoroso, quanto a postura dos alunos e principalmente dos professores, ele não admite falta sem justificativa ou qualquer tipo de problema entre professor e aluno.
	No artigo 13 da LDB citado nos PCNs (Ensino médio, p.42), que tem como título “Da organização da Educação Ncional”, trata-se sobre as funções do professor:
I-Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II-Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimentode ensino;
III-Zelar pela aprendizagem dos alunos;
IV-Estabelecer estratégias de recuperação dos alunos de menor rendimento;
V-Ministrar os dias letivos e horas-aulas estabelecidas, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, á avaliação e ao desenvolvimento profissional;
VI-Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
CAPÍTULO III- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao termino do estágio da disciplinaPrática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Disciplinas Pedagógicas e Educação Profissional, ficou a certeza da importância de conhecer a realidade de uma instituição escolar que oferece o curso técnico, seu funcionamento, a relação entre os professores e aluno, a interação de toda equipe, professor, aluno e coordenação. Nada melhor do que vivenciar outras práticas pedagógicas em uma instituição de ensino para saber o que realmente acontece, como são todas as decisões.
Durante todo esse processo de descobertas e aprendizagem, foi de suma importância para a nossa formação acadêmica, construção não só profissional e como também pessoal.
Assim, foi possível constatar que o professor em qualquer situação, deve ser equilibrado e agir com empatia, precisa saber ouvir, ter paciência e qualificação necessária, para poder ser um ótimo profissional em qualquer área que for designada.
Através desse estágio, aprendi que a postura do professor tem que ser a mesma, independente da área ou faixa-etária que irá trabalhar. Sem dúvida me tornei mais consciente e crítica depois de realizar esse estágio, fiquei contente por ver que o professor sempre será o mediador do conhecimento.
Reforça Cury(2003,p.65)
“os educadores, apesar das suas dificuldades, são insubistituíveis, porque a gentileza, a solidariedade, a tolerância, a inclusão, os sentimentos altruístas, enfim todas as áreas da sensibilidade não podem ser ensinadas por máquinas e sim por seres humanos.”
Conclui-se com essa afirmação que o professor é a alma do estabelecimento de ensino.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CURY, AUGUSTO JORGE.PAIS BRILHANTES, PROFESSORES FASCINANTES. RIO DE JANEIRO: SEXTANTE, 2003.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: ENSINO MÉDIO, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLOGIA.BRASÍLIA,1999
ANEXOS

Continue navegando