Buscar

Trabalho Bioquimica Vitaminas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1 
O que são vitaminas?
Micronutrientes que são importantes no processo de metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Não são sintetizados pela maioria dos organismos e apesar de serem encontrados em pequenas quantidades na maioria dos alimentos suas principais fontes são as frutas, verduras e legumes, também podendo ser encontrada nas carnes, leites, ovos e cereais. 
Questão 2 
Como são classificadas as vitaminas de acordo com sua solubilidade?
Vitaminas lipossolúveis: São as vitaminas A, D, E e K, solúveis em gorduras. São encontradas nos óleos e gorduras dos alimentos. Necessitam da bile para sua absorção e são transportadas via circulação linfática. Podem ser armazenadas ( no fígado e no tecido adiposo) e suas funções são geralmente estruturais.
Vitaminas hidrossolúveis: São as vitaminas solúveis em água. Fazendo parte deste grupo as vitaminas do complexo B e a vitamina C. Apresentam menos problemas de absorção e transporte. São conduzidas via circulação sistêmica e excretadas pelas vias urinárias. As vitaminas do complexo B funcionam principalmente como coenzimas no metabolismo celular. Já a vitamina C é um agente estrutural vital e antioxidante.
 
Questão 3 
Quais os tipos de vitaminas que são solúveis em água? Elas podem ser ingeridas em excesso? Por que?
As vitaminas solúveis em água são chamadas de hidrossolúveis (vitaminas B e C). Como já sabemos “tudo em excesso faz mal” e isso não é uma exceção para as vitaminas. O excesso de vitamina C no organismo pode causar cálculos renais. Já o excesso de vitamina B pode causar intoxicações neurológicas (no caso da B6), diarreia (no caso da B5), entre outros. 
Questão 4 
Quais os tipos de vitaminas que são insolúveis em água? Elas podem ser ingeridas em excesso? Por que?
As vitaminas insolúveis em água são chamadas lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K). Assim como as hidrossolúveis não podem ser consumidas em excesso, sua ingestão em excesso pode causar ressecamento da pele, dores abdominais e nas articulações, crescimento interrompido, danos hepáticos, dores nos ossos, aumento do fígado e do baço, dores de cabeça, malformação de fetos (no caso da vitamina A), lesões no fígado, anemia, icterícia (no caso da vitamina K), causando náuseas, vômitos, perda de apetite e depósito de cálcio em tecidos moles (no caso da vitamina D). O excesso de vitamina E não é toxico para o organismo, existem casos isolados de intoxicação. 
Questão 5 
Fale sobre a importância das vitaminas lipossolúveis A e K, quais suas fontes e as doenças causadas pela falta ou excesso dessas vitaminas.
Importância da vitamina A: Participa da defesa imunológica, cornificação da pele e mucosas, constituição da pele, ossos, cabelo e unhas, promove o processo de diferenciação celular e participa do desenvolvimento embrionário.
Importância da vitamina K: atua no processo de coagulação sanguínea, produzindo protrombina e na constituição dos ossos, prevenindo a osteoporose. 
Fontes da vitamina A: É encontrada em maior quantidade em alimentos de origem animal, principalmente no fígado e no óleo de peixe. Também pode ser encontrada vegetais alaranjados ( cenoura, abóbora, manga, batata doce, etc) e verde-escuro (espinafre).
Fonte da vitamina K: Vegetais folhosos verdes, fígado, leite, carnes, ovos e frutas.
A falta de vitamina A pode causar cegueira noturna; gripes e resfriados constantes; acne; boca seca; pele seca; dor de cabeça; unhas rígidas (que se descamam facilmente); falta de apetite; dor nos olhos; cabelos sem brilho; diminuição da fertilidade; perda do olfato.
A falta de vitamina K pode causar sangramento difícil de estancar que pode ocorrer na pele, através do nariz, por uma pequena ferida ou no estômago. Além disso, também pode ocorrer a presença de sangue na urina ou nas fezes.
As doenças causadas por seu excesso foram mostradas na questão acima (questão 4).
Questão 6 
Fale sobre a importância das vitaminas do complexo B e vitamina C, quais suas fontes e as doenças causadas pela falta ou excesso dessas vitaminas.
Importância da vitamina B: atua no metabolismo energético, no metabolismo de proteínas, produção de hormônios, no crescimento, participa da formação das hemácias e síntese de lipídio. Essas funções são divididas conforme o tipo de vitamina B, por exemplo, B1, B2, B5, etc. 
Importância da vitamina C: participa da produção e manutenção do colágeno, aumenta a absorção de ferro, protege os constituintes do sangue contra a oxidação, acentua a resposta imunológica e ajuda na cicatrização.
Fontes de vitamina B: carnes, cereais, nozes, verduras e cerveja (no caso da B1 e B2); carnes, ovos, frutas e verduras (no caso da B5); bife de fígado cozido, mariscos no vapor, ostras cozinhas, fígado de frango cozido e coração de galinha (B12); bife de fígado, banana, salmão cozido, frango cozido, batata assada e suco de ameixa (B6) 
Fontes de vitamina C: as principais fontes desta vitamina são frutas e verduras frescas.
A falta de vitamina B pode causar cansaço fácil, irritabilidade, inflamação da boca e língua, formigamento nos pés e dor de cabeça. De acordo com a vitamina do complexo B que está em falta no organismo, podem ocorrer outros sintomas específicos como manchas na pele, em caso de falta de vitamina B7, por exemplo.
A falta de vitamina C pode causar gripes e resfriados; gengivas sensíveis que sangram ao escovar os dentes; hemorragia nasal mais frequente, anemia ferropriva, pois a vitamina C ajuda a absorver melhor o ferro; apatia, ficar sem vontade de fazer nada; ora depressão, ora ansiedade; cicatrização lenta das feridas; aparecimento de pequenas varizes.
As doenças causadas por excesso foram mostradas na questão 3. 
Questão 7 
O que são sais minerais? 
Os sais minerais são substâncias inorgânicas (que não são produzidas pelo corpo) essenciais ao bom funcionamento do metabolismo, participando da estruturação do organismo (constituindo os ossos) e até mesmo integrando reações direta ou indiretamente vitais, por exemplo, a fotossíntese e a respiração.
Questão 8 
Quais os sais minerais necessários em maior quantidade (macrominerais) e os necessários em menor quantidade (microminerais)? 
Alguns minerais (sódio, cloreto, potássio, cálcio, fósforo e magnésio) são considerados macrominerais porque o organismo necessita de quantidades relativamente grandes.
Outros minerais são microminerais (ferro, o zinco, o cobre, o manganês, o molibdênio, o selênio, o iodo e o fluoreto) porque o organismo necessita de pequenas  quantidades.
Questão 9 
Fale sobre a importância do cálcio.
É o mineral mais abundante no organismo, sendo encontrado principalmente no esqueleto. Além de formar os ossos, é um nutriente essencial para a célula, pois controla a permeabilidade da membrana. Além disso, o cálcio é importante para a contração muscular, liberação de hormônios, coagulação do sangue, entre outras funções.
Questão 10
Fale sobre a importância do ferro.
Esse mineral participa, entre outras funções, da formação das hemoglobinas, um pigmento que tem a função de transportar oxigênio. Além disso, faz parte da mioglobina, que armazena oxigênio no músculo, e participa da respiração celular.
Bibliografias: 
http://www.tuasaude.com/sintomas-de-falta-de-vitamina-c/
http://www.tuasaude.com/sintomas-de-falta-de-vitamina-do-complexo-b/
http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-b6/
http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-b12/
http://www.tuasaude.com/vitamina-k/
http://www.tuasaude.com/sintomas-de-falta-de-vitamina-a/
http://www.infoescola.com/biologia/vitaminas/
http://www.sonutricao.com.br/conteudo/micronutrientes/
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/alimentos3.php
http://www.sonutricao.com.br/conteudo/micronutrientes/
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/alimentos3.php
http://saude.ig.com.br/vitaminas/
JULIANA HORI ; Bioquímica 1ª edição – SESES - Rio de Janeiro – 2015

Outros materiais