Buscar

aula 3 exercicio

Prévia do material em texto

Exercício: CEL0350_EX_A3_201511452102_V1 
	01/03/2017 17:17:44 (Finalizada)
	Aluno(a): RENATA CRISTINA OLIVEIRA RAMOS
	2018.1 EAD
	Disciplina: CEL0350 - CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL 
	201511452102
	 
	Ref.: 201511557042
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O cuidar e o educar são aspectos considerados indissociáveis, pois devem estar interligados diariamente durante os vários momentos cotidianos de uma escola de educação infantil. Com relação a esse tema podemos dizer que está INCORRETO afirmar que:
		
	
	os cuidados corporais são partes essenciais da relação cotidiana nas instituições de educação infantil.
	
	a higiene é um assunto importante, mas não exclusivo das instituições de educação infantil.
	
	brincar deve ser garantido como um comportamento útil, pois além de garantir o lazer favorece o equilíbrio mental.
	
	a educação para autonomia, faz parte do cuidar e educar, pois instiga o pensamento reflexivo.
	 
	a alimentação é um assunto restrito a família, pois a mesma tem responsabilidade exclusiva sobre esse aspecto.
	
	 
	Ref.: 201511671090
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O Ministério da Educação preocupado com as ações na organização do trabalho pedagógico de instituições de educação infantil, ao publicar os Referenciais para o exame nacional de ingresso na carreira docente (documento para consulta publica) deixa registrado que na garantia de bons professores entre outras ações faz-se necessário: Reconhecer as funções do "cuidar" e do "brincar" para o desenvolvimento das crianças da educação infantil.
De acordo com essa ideia podemos afirmar que:
		
	
	haverá cursos específicos oferecidos pelo governo para cuidados corporais e o ensino de brincadeiras.
	
	é necessário contratar professores específicos para cuidar e outros para brincar, na organização do espaço e do tempo cotidiano.
	
	adultos que brincaram na infância estão mais aptos para essa função.
	 
	ter atenção com as relações corporais das crianças e orienta-las é também função dos professores.
	
	os cuidados com o corpo e com o brincar são funções exclusiva das professoras auxiliares
	
	 
	Ref.: 201511671091
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	2) Ao se referir aos espaços de educação infantil como um ambiente saudável, Arribas (2004, p.47) afirma: " Um clima familiar sereno, tranquilo, de aceitação incondicional, com afeto sentido e manifestado de maneira adequada, constitui o marco apropriado para o desenvolvimento de uma personalidade saudável e equilibrada".
A partir das afirmativas acima feitas pelo autor podemos concluir que:
		
	
	qualquer forma de manifestação de afeto deve ser aceita.
	 
	é fundamental que exista um clima afetivo em uma escola de educação infantil, onde todos estejam satisfeitos em estar ali.
	
	as instituições de educação infantil podem ser consideradas como as casas das crianças, a extensão de sua cultura familiar e portanto, as emoções não devem ser reprimidas.
	
	o autor está se referindo principalmente a respeito da relação entre crianças.
	
	esses espaços são coletivos e para garantir a harmonia de todos serão necessárias regras que garantam a uniformização das crianças e dos adultos.
	
	 
	Ref.: 201511671092
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A organização da rotina e do ambiente são aspectos que irão expressar a ideia de criança e da educação que será oferecida à ela dentro da instituição. FORTUNATI (2009, p. 61) destaca em relação a esse aspecto que: pensar o espaço como gerador da experiência representa o sinal de uma atenção de escuta das necessidades das crianças que antecipa " e, no entanto, apoia " o cuidado da relação e da interação do adulto com as crianças dentro do contexto educacional.
Considerando as palavras do autor, está incorreto pensar que:
		
	
	O educador deve estar atento às várias manifestações das crianças percebendo sua frequência e em que condições ela ocorre.
	
	a valorização da educação das emoções e do afeto deve ser considerada tão importante quanto a construção de conhecimentos.
	
	o educador deve respeitar a individualidade de cada criança e buscar formas afetuosas de intervir durante momentos emotivos.
	 
	com exceção dos educadores, os demais adultos da instituição não tem tanta importância, ao se falar dos relacionamentos humanos que vão interferir no desenvolvimento das crianças.
	
	o planejamento do espaço envolve um olhar atento que deve refletir as necessidades do grupo infantil
	
	 
	Ref.: 201511671095
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	As crianças devem ter acesso a saúde e higiene, tanto quanto aos conhecimentos do mundo e de sua cultura. Os profissionais de creches e instituições de educação infantil devem buscar planejar o cotidiano procurando respeitar as individualidades, bem como as necessidades especificas de cada faixa-etária.
 A partir do parágrafo acima, podemos afirmar:
		
	
	a partir dos 4 a 5 anos, é esperado que as crianças já tenham adquirido todos os hábitos necessários de higiene e alimentação com independência e autonomia.
	
	o desfralde e o desmame devem ser feitos em casa, pois necessitam do olhar carinhoso das mães.
	 
	que a educação alimentar é tão importante quanto os aspectos pedagógicos, nessa etapa da educação.
	
	o cuidar e o educar devem ser tratados separadamente para que as ações sejam melhor planejadas.
	
	a brincadeira interfere positivamente no desenvolvimento global da criança.
	
	 
	Ref.: 201511543838
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O PARECER de 9/12/2009 recomenda a respeito do cuidar e educar: Ao lermos o documento é possível perceber que um dos grandes pilares da educação é, sem dúvida, a habilidade emocional. Não é possível desenvolver a habilidade cognitiva e a social sem que a emoção seja trabalhada. Trabalhar a emoção requer paciência e garantia que as crianças possam viver seus processos de Individuação, ao mesmo tempo em que se constituem a partir de contextos sociais. As afirmativas apresentadas nas opções interpretam o Parecer citado em relação às responsabilidades do professor de crianças com relação a mediar processos que:
		
	 
	construam sentidos pessoais e significados coletivos à medida que vão se constituindo como sujeitos e se apropriando de um modo singular de formas culturais de agir, sentir e pensar.
	
	construam limites seguros colocando as crianças para pensar individualmente sempre que desrespeitarem uma regra imposta pelo professor.
	
	limitem a ampliação dos movimentos em prol da segurança e da saúde das crianças, mesmo que atrapalhe o desenvolvimento social e motor.
	 
	respeitem e incentivem às características egocêntricas das crianças como comportamentos legítimos, pois correspondem a um período do desenvolvimento que depois passará.
	
	estimulem a expressão de qualquer sentimento como forma de expressão, mesmo quando possa causar desconforto a uma outra criança do grupo ou ao próprio educador.
	
	 
	Ref.: 201511543548
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Os Referencias para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente (2009) inserem como tema geral alguns itens necessários para um professor de educação infantil identificar e dos itens abaixo, apenas um NÃO está escrito nesse documento:
		
	
	Reconhecer o papel do lúdico no desenvolvimento infantil.
	
	Identificar estratégias, abordagens e atividades adequadas para o estágio de desenvolvimento dos alunos da educação infantil.
	
	formas adequadas de organização do espaço pedagógico de acordo com os objetivos de aprendizagem de alunos da educação infantil.
	
	rotinas pedagógicas adequadas ao estágio de desenvolvimento dos alunos da educação infantil.
	 
	formasadequadas de realizar passeios externos com as crianças.
	
	 
	Ref.: 201511671096
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A respeito do tema que envolve as ações do cuidar e do educar, o governo homologou em 9/12/2009 um parecer que afirma que "educar de modo indissociado do cuidar é dar condições para as crianças explorarem o ambiente de diferentes maneiras".
Assinale a opção que apresenta a afirmativa que NÃO representa a intensão do governo:
		
	
	pesquisar formas de possibilitar a pesquisa e as investigações das crianças, oferecendo autonomia para encontrarem respostas as suas dúvidas e hipóteses.
	 
	restringir todos os movimentos das crianças em relação ao espaço físico das instituições para garantir-lhes segurança, assim demonstrando proteção.
	
	valorizar nas relações pedagógicas a facilitação para o contato das crianças com materiais diversificados.
	
	instigar as crianças a fazerem perguntas, construírem hipóteses, participarem dos diálogos com adultos e outras crianças.
	
	proporcionar as crianças situações em que possam construir sentidos pessoais e significados coletivos as conhecimentos que vão adquirindo.

Continue navegando