Buscar

Breve Historia Do Atletismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Breve Historia Do Atletismo0
O atletismo pode ser considerado uma das modalidades mais antigas do mundo. As modalidades eram praticadas em encontros esporádicos, que mais para frente originaram os jogos olímpicos. Registros apontam que os gregos já praticavam esse esporte por volta de século 14 a.C.
As provas mais famosas são as de corrida, a corrida que também pode ser chamada de prova de pista divide-se em curta distância (100m, 200m e 400m), média distância (800m, 1.500m e três mil metros) e longa distância (cinco mil metros, 10 mil metros e 42,195 quilômetros). Há também as corridas com barreiras e obstáculos, além da marcha atlética e dos revezamentos. O Brasil participa dos Jogos Olímpicos desde 1920. Durante todos os anos de participação as primeiras medalhas brasileiras no atletismo foram conquistadas nos Jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952. Adhemar Ferreira da Silva recebeu o ouro no salto triplo masculino e José Telles Conceição o bronze, no salto em altura.
Uma das curiosidades dessas provas na antiguidade era que os participantes adentravam no local da competição nu, vale salientar que apenas homens competiam, a participação feminina era proibida rigorosamente, de acordo com o regulamente oficial, elas não podiam nem assistir que era condenada a morte.
A Importância Do Atletismo Nas Escolas
Para Costa (1992) o atletismo que se inicia na escola deve ser considerado como um “pré-atletismo”, onde se faz uso de gestos motores simples como correr, saltar e lançar, já em uma segunda fase se exigi avanços pois requer uma maior codificação dos gestos motores simples, aproximando progressivamente a criança do atletismo.
Quando tratamos de atletismo convencional na escola, sabemos que uma minoria das escolas pode oferecer (ou oferecem) o material necessário, sabemos que as modalidades esportivas de maior prestigio nacional são coletivas e tem como implemento de ação e bola.
É possível notar que o atletismo é um meio muito importante para desenvolver a valência física nas crianças, pois possibilita vários movimentos corporais, além de serem movimentos naturais. O atletismo pode trazer muitos benefícios para os alunos formando-o fisicamente, emocionalmente, psicologicamente e cognitivamente, isto é sua formação no todo.
É possível sim termos alunos e termos uma geração que deixa o comodismo de suas casas, celulares, computadores, e que deixem essas coisas de lado para praticar atividades e exercícios físicos, para isso também são necessários ter o apoio e além do mais o incentivo dos professores e da escola.
 Segundo o Educador Ricardo Trauer Tajes durante uma entrevista para o Portal Educação ele fala que o atletismo desenvolve habilidades naturais executados pelo ser humano, como correr, saltar e lançar. No contexto escolar, o atletismo tem grande importância, pois as capacidades e habilidades inerentes aos seus conteúdos, frequentemente, servem de base para outras modalidades desportivas. 
Ele cita também que neste esporte são trabalhadas muitas capacidades físicas como: resistência cardiorrespiratória e muscular, força, potência, velocidade, agilidade, coordenação entre outras capacidades físicas. Este esporte contém: corridas, saltos, arremessos, lançamentos e provas combinadas que são de muita importância na fase escolar onde o aluno esta aprendendo sobre os esportes e sobre o próprio corpo.
O atletismo possui um material muito diversificado que também é de difícil acesso para algumas escolas, porem com uma boa imaginação e ideias, qualquer professor consegue se adaptar para praticar a modalidade e vivenciar este esporte. Todo material pode ser adaptado, como bola de meia para simular o arremesso de peso, ou um cabo de vassoura para simular o lançamento de dardo, corridas podem ser feitas em qualquer espaço e saltos também, basta uma boa dose de imaginação dos profissionais de educação física. 
Os alunos amam conhecer novos esportes, o atletismo é um esporte que exige bastante do praticante e é muito importante para os alunos vivenciarem esta experiência com um esporte não muito conhecido no nosso país.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais