Buscar

AVA 3EDUCA+ç+âO CURRICULO PRESENCIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROVA DE EDUCAÇÃO E CURRICULO
O professor deve ter consciência de que os currículos não são conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimento e prática produzidas em contextos concretos e em novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico.
Marque a opção que NÃO faz parte desta concepção.
As propostas curriculares adotadas na escola advêm de saberes situados em contextos sociais e historicamente definidos;
O currículo deve ser composto por conteúdos, valores e procedimentos metodológicos dispostos em programa se disciplinas escolares;
A seleção e sequenciação e dosagem de conteúdos da cultura a serem desenvolvidos nas situações de ensino na aprendizagem expressam a finalidade da educação escolar;
A escola deve trabalhar somente visando a cultura daqueles que tem o poder. Desta forma perpetua-se o conhecimento e o poder
O currículo é uma construção cultural que propicia a aquisição do saber de forma articulada, interdisciplinar e multidisciplinar.
As bases que dão sustentação ao Projeto Nacional de Educação responsabilizam o poder público, a família a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino de acordo com os seguintes princípios.
Marque a opção que NÃO faz parte destes princípios.
igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola; 
liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; 
Singularísmo de ideias e de concepções pedagógicas; 
respeito à liberdade e aos direitos; 
 gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; 
Analise as seguintes alternativas apresentadas na LDBEN nº 9394/96, referente à Organização Curricular.
A Carga horária mínima anual prevista para o desenvolvimento das atividades escolares no ensino fundamental é de oitocentas horas distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluindo o tempo reservado para os exames finais.
Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, e em casos especiais uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. falsa
O quadro curricular do ensino fundamental é apresentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais cujos conteúdos, objetivos e orientações mercadológicas devem ser seguidos rigorosamente nas escolas. falsa
O ensino da arte é componente curricular obrigatório e integra a base nacional comum, nas diversas etapas da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
Marque a opção CORRETA:
As afirmativas I e IV
As afirmativas I; II e III
As afirmativas II, III e IV
As afirmativas II e IV
As afirmativas I e III
De acordo com a Resolução CNE nº 07/2010, as áreas de conhecimento favorece a comunicação entre diferentes conhecimentos sistematizados entre estes e outros saberes, mas permitem que os referenciais próprios de cada componente curricular sejam preservados. Das áreas abaixo qual não integra a área de conhecimento do ensino fundamental?
Linguagem composta pelos componentes curriculares de língua portuguesa; língua materna, para populações indígenas; Língua Estrangeira moderna; artes e Educação Física.
Ciências e tecnologias, compostas pelos componentes curriculares de ciências e marketing.
Matemática: composta pelo componente curricular da Matemática;
Ciências da natureza, compostas pelo componente curricular de ciências;
Ciências Humanas: composta pelos componentes curriculares da História Geografia e Ensino Religioso (ou filosófico);
A Educação Física, componente obrigatório dos currículos do Ensino Fundamental, Integra a Proposta politico-pedagógica da escola e será facultativo ao aluno apenas nas circunstâncias previstas na § 3º do art. 26 da Lei nº 9.394/96.
Marque a opção que NÃO esteja de acordo com o artigo.
Que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;
Que esteja amparado pelo Decreto Lei no 1.044, de 21 de outubro de 1969;
Que esteja trabalhando em projetos;
Que seja maior de trinta anos de idade;
Que esteja prestando serviço militar.
Na sociedade atual, o Pedagogo, ao organiza e/ou mediar o planejamento das ações pedagógicas nas instituições de ensino, seja na gestão administrativa escolar, na coordenação, supervisão, orientação educacional ou na docência, deve promover ações que contemplem as discussões propostas pelos Temas Transversais, devido à suas relevâncias na vida social dos sujeitos. Esse papel do Pedagogo, no planejamento, justifica-se por:
Contribuir para a manutenção dos objetivos e conteúdos que compõem o currículo;
Promover a cooperação institucional, por meio de parcerias e programas que apoiam propostas pedagógicas que atendem à realidade.
Utilizar estratégias pedagógicas centradas em um currículo disciplinar e homogeneizante, que desconsidera as relações entre as diversas áreas do conhecimento.
Priorizar as peculiaridades regionais em detrimento de uma cultura nacional, elaborando e implementando projetos, cujos temas transversais foram previamente definidos pela Direção da escola.
Estabelecer objetivos pedagógicos e orientações didáticas capazes de desenvolver atitudes e valores que transcendam o âmbito específico das disciplinas, com a finalidade de promover a formação crítica e reflexiva do cidadão.
Um dos objetivos da gestão democrática participativa é a articulação entre as políticas educacionais atuais e as demandas socioculturais. Considerando essa finalidade, avaliem quais das ações educacionais abaixo se relacionam a essa concepção.
Compartilhar valores em prol da própria escola, reconhecendo a impossibilidade de se incluir ideais de justiça, solidariedade e ética humana, que transcendem os limites do processo educativo. F
Utilizar os índices educacionais da escola como subsídios de gestão para aprimorar o processo ensino-aprendizagem. V
Elaborar coletivamente o projeto-pedagógico que reflita a filosofia da escola e apresente as bases teórico-metodológicas da prática pedagógica. V
Planejar ações descentralizando poderes, para realizar uma gestão focada nos diferentes aspectos da aprendizagem e nas questões macroestruturais da sociedade. V
É correto apenas o que se afirma em:
I e II
I e IV
III e IV
I, II e III
II, III e IV
Em 2008, o instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) reconheceu a capoeira como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira. Por seu potencial catalisador e agregador de símbolos nos aspectos fundamentais da vida (canto, luta, dança, jogo) e da cultura brasileira. Em 2010, o Estatuto da Igualdade Racial (EIR) destaca que “a capoeira é reconhecida como desporto de criação nacional nos termos do art. 2017 da Constituição Federal”. Primeiro parágrafo: “A atividade de capoeira será reconhecida em todas as modalidades em que a capoeira se manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música, sendo livre o exercício em todo o território nacional”. E segundo parágrafo: “É facultado o ensino da capoeira nas instituições públicas e privadas pelo mestres tradicionais, públicas e formalmente reconhecidos”
PERKOV, P. L Capoeira: instrumento e educação emancipatória junto a jovens de classes populares?
PPG- Educação. Unisinos, 2011, p.47. (com adaptação)
De acordo com as ideias do texto acima, a adoção do ensino e da prática da capoeira no currículo da escola busca desenvolver:
Práticas educacionais de maneira crítica e consciente, ao mesmo tempo em que aprofunda o conhecimento de uma produção cultural autentica, acentuando suas raízes afro-brasileiras, como um dos elementos constitutivos da formação do homem brasileiro. V
A diminuição dos espaços destinados às modalidades desportivas mais tradicionais na escola, uma vez que, por meio da capoeira, desenvolvem-se arte, música, movimento e desporto. F
O conforto da cultura escolar com a cultura popular afro-brasileira, já que, com o passar do tempo, corporeidade e espiritualidade ganham espaço na questão do
trato com o tema capoeira, tencionando os limites da escola e da cultura escolar. F
O caráter interdisciplinar do planejamento e do currículo escolar, já que a capoeira privilegia, ao mesmo tempo, ludicidade, corporeidade e diferentes linguagens artístico-culturais. V
É CORRETO apenas o que se afirma em:
II
III
I e II
I e IV
III e IV
Sobrea organização curricular, é correto afirmar , EXETO:
Devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da atemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e político, especialmente a do Brasil.
A educação física é componente curricular obrigatório da educação básica e superior, sendo sua prática facultativa ao aluno do turno diurno.
O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígenas, africanas e europeias.
Os currículos do ensino fundamental incluirão, obrigatoriamente, conteúdos que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei n° 8-069, de 13 de julho de 1990.
O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
Os Parâmetros Curriculares foram propostos e encaminhados pelo MEC às escolas, cabendo à União, por meio do próprio MEC, o estabelecimento de conteúdos mínimos para a chamada:
Globalização
Parte Diversificada
Valorização cultural
Pluralidade cultural
Base Nacional Comum
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente a avaliação observará os seguintes critérios:
A avaliação será compreendida como elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino. V
Serve como elemento de reflexão contínua para o professor sobre a sua prática educativa. V
A avaliação se aplica somente ao aluno, considerando as expectativas de aprendizagem. F
Avaliar a aprendizagem implica em avaliar o ensino oferecido, se, por exemplo, não há a aprendizagem esperada significa que o ensino não cumpriu com sua finalidade: a de fazer aprender. V
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas CORRETAS:
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
A educação de Jovens e Adultos – EJA – constitui, sempre, uma preocupação dos gestores educacionais, em função da sua importância social para equacionar deficiências localizadas, no âmbito da educação da população brasileira. Por isso, a Educação de Jovens e Adultos será destinada:
Aos alunos que queiram acelerar a passagem pelo ensino fundamental e demonstrem habilidades cognitiva, reconhecida em avaliação específica pelo sistema de ensino respectivo. F
Aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
Aqueles que, na idade própria, não conseguiram aprovação no ano letivo e pretendem recuperá-lo
Aos alunos que apresentam Transtorno de Deficit de Atenção e, por isso, exigem atendimento especial do sistema de ensino em que esta matriculado.
Aqueles que por qualquer motivo não quiseram estudar e agora querem

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando