Buscar

ÁCIDOS GRAXOS.docx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

METABOLISMO DOS LIPÍDEOS
Os lipídeos têm como composição os triacilgliceróis em maior parte e os glicerofosfolipídeos, ésteres de colesteril, colesterol e ácidos graxos livres em menor parte. Quando ingeridos, eles são emulsificados e digeridos por enzimas hidrolíticas no trato gastrointestinal e absorvidos pelas células da mucosa intestinal.
 
Emulsificar os lipídeos facilita a interface lipídio-água liberando a ação das enzimas intestinais hidrossolúveis devido ao fato dos lipídeos serem pouco solúveis em meio aquoso. A emulsificação ocorre no duodeno pela ação detergente dos sais biliares que são moléculas anfipáticas, que apresentam uma região hidrofílica, sintetizadas no fígado derivado do colesterol, armazenadas na vesícula biliar e liberadas no intestino delgado após o consumo de lipídeos.
A degradação lipídica é realizada por enzimas pancreáticas reguladas por hormônios, como a colecistoquinina agindo sobre a vesícula biliar e o pâncreas facilitando a secreção da bile e de enzimas, respectivamente.
ÁCIDOS GRAXOS – LIPÍDEOS DE RESERVA
Os lipídios de reserva são as gorduras e óleos empregados nos organismos vivos como formas de reserva, são derivados de ácidos graxos. Os ácidos graxos são derivados dos hidrocarbonetos e possui o mesmo estado de oxidação, isso significa que os ácidos graxos são altamente reduzidos.
 
Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos com cadeias de hidrocarboneto variando de 4 a 36 átomos de carbono. Em alguns ácidos graxos, essa cadeia é não-ramificada e completamente saturada (isto é, não contém ligações duplas); em outros, a cadeia contém uma ou mais ligações duplas.
 AG saturado AG insaturado
CARACTERÍSTICAS DOS ÁCIDOS GRAXOS
Os ácidos graxos de maior ocorrência na natureza têm número par de átomos de carbono em cadeias não-ramificadas com 12 a 24 carbonos. O número par de carbonos resulta da maneira como esses compostos são sintetizados e isso é realizado pela condensação de unidades de acetato constituídas por dois átomos de carbono.
Em quase todos os ácidos graxos de ocorrência natural as ligações duplas estão na configuração cis. Ácidos graxos na configuração trans são produzidos por fermentação no rúmen de animais produtores de leite e obtidos de derivados do leite e da carne. Eles também são produzidos durante a hidrogenação de óleos obtidos de vegetais e de peixes.
As propriedades físicas dos ácidos graxos e dos compostos que os contêm são determinadas em grande parte pelo comprimento e grau de instauração da cadeia hidrocarbonada.
Quanto maior a cadeia carbônica de um ácido graxo e menor o número de ligações duplas, menor é sua solubilidade na água.
β-OXIDAÇÃO DOS AG
O processo de oxidação de ácidos graxos é conhecido como β-oxidação. Nela ocorre o catabolismo de ácidos graxos saturados produzindo acetil-CoA a partir da remoção sucessiva de dois carbonos da extremidade carboxila da acetil-CoA, para entrar no ciclo de Krebs. São quatro reações que dão origem ao encurtamento da cadeia, uma oxidação que produz FADH2, uma hidratação, outra oxidação gerando NADH e uma clivagem tiolítica liberando a molécula de acetil-CoA.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando