Buscar

Portffólio Pedagogia 4 semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
pedagogia-licenciatura
marcia da silva nobre
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL II
Murici / Alagoas
2017
MARCIA DA SILVA NOBRE
PROTAGONISMO INFANTIL: A CRIANÇA COMO ATOR PRINCIPAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia-Licenciatura)da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Organização e Didatica na Educação Infantil.
Prof.Tatiane Jardim, Bruna Donato, Patricia Proscencio, Fabiana Lopes, Lucy Mara Conceição. 
Murici / Alagoas
2017
INTRODUÇÃO
	 	 Inicialmente é preciso descrever um conceito de Educação, que permite uma amplitude que atende em especial a Educação Infantil, pois é neste universo que o educador e o aluno convivem com situações diversificadas e que pode se beneficiar do aprendizado, para dialogar de maneira competente com a comunidade, aprender a respeitar e a ser respeitado, a ouvir e a ser ouvido, a reivindicar direitos e a cumprir seus deveres, participando desta maneira ativamente dos seus direitos, tanto da vida científica, cultural, social e política que a escola pode lhe proporcionar(VYGOTSKY, 2002).
Porém, a Educação Infantil recebe diversas definições, porém a Educação Infantil na atualidade atende as crianças de zero a cinco anos em escolas com características próprias, uma vez que esta demanda é crescente e ocorre de maneira bastante acelerada, seja em decorrência da necessidade da família de contar com um local que se encarregue do cuidado educacional de seus filhos pequenos, especialmente porque estes pais necessitam trabalhar fora de casa(FRAUCHES, 2002).
De acordo com a história recente, sobretudo a mão-de-obra feminina começou a ser indispensável, na composição da renda das famílias. Observa-se então, que a educação infantil no Brasil é um reflexo da transformação social e da reestruturação familiar (MORAES, 2002).
A expansão da educação infantil principalmente no Brasil vem acontecendo em passo acelerado nas últimas décadas, acompanhando a intensificação da urbanização, a participação cada vez mais intensa da mulher no mercado de trabalho, o que por sua vez deriva de mudanças na reorganização da estrutura familiar. É possível advertir que a sociedade está mais consciente das necessidades de se atender a criança na primeira infância, (BRASIL, 1998).
DESENVOLVIMENTO 
 Uma escola de educação infantil tem como função principal a promoção da saúde da criança de 0 a 6 anos, permanecendo à disposição de pais em tempo parcial de 4 horas por dia ou até 14 horas (em países desenvolvidos ou não), que estejam impossibilitados de dar aos filhos todos os cuidados que lhes são devidos diariamente (MORAES, 2002, p.25).De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998) a educação infantil e considerada como a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. Evidentemente que a relação educadores e alunos está intimamente ligados com os laços familiares e com o meio social onde aluno está inserido, desta forma ao buscarmos um bom entendimento nesta relação. É fundamental que a sociedade esteja comprometida e consciente de suas responsabilidades no propósito de se efetivar um diálogo onde o objetivo não seja apontar para eventuais culpados, e sim, efetivamente fazer com que a participação de cada membro seja propor novos caminhos na busca por resultados que impliquem numa educação de qualidade para todas as crianças, evidentemente que os desafios são muitos, porém apenas uma sociedade disposta pode alcançar os melhores resultados (BRASIL, 1998).
A educação infantil enquanto instituição é formada por adultos, mas principalmente pelas crianças. Deste modo um espaço coletivo de convivência, onde devem acontecer diversas interações das crianças, no seu próprio grupo e também entre adultos. Possivelmente o principal objetivo educacional seja realizar e permitir que estas interações possam ser frutíferas, no sentido de permitir ao professor mediador sua base de formação considerando que estas devem estar pautadas e fundamentadas nos valores sociais que fundamentam e dão suporte a proposta pedagógica (BRASIL, 2009).
 Uma participação efetiva e protagonista é alcançada formando parte de grupos ativos, onde se expressam ide ias e se tomam decisões, incluindo as opiniões de criança s e adultos. Isso significa não ser simples espectador, senão ato res do próprio futuro, reconhecendo e respeitando a liderança das criança s, e propondo estratégias para uma maior participação de todos e todas. Isso im plica também em comprometer-se com a realidade, cumprindo um papel multiplicador e promovendo a participação do restante da sociedade. A participação: é um valor e um a estratégia que gera e alimenta sentimentos, uma cultura de solidariedade, de responsabilidade e de inclusão; produz trocas e um a nova cultura. (Silva 201 1 p. 25). A participação é um dos eixos fundamentais para promover o protagonismo da infância. Desde o paradigma do protagonismo infantil, fala -se na participação que reconhece a infância em sua capacidade e possibilidade de perceber, interpretar, analisar, questionar, propor e agir em seu ambiente social, comunitário e familiar. As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil devem ter como eixos norteadores a brincadeira e as interações: Para educar é preciso te r uma ide ia clara sobre quem são a s crianças e sobre o que é relevante para a sua educação. Considerar que todas as crianças são cidadãs; com direito a uma educação de qualidade e que devem ser educados por meio de brincadeiras e interações.
CONCLUSÂO
Concluímos que além de todos os cuidados no planejamento das atividade s lúdicas, de vemos dar também voz e vez para as crianças a fim de que elas manifestem quais são os brinquedos que lhes agradam e expliquem o porquê. O brincar é sempre prazeroso, mas pode criar tensão, quando a criança está empenhada em fazer algo que não consegue, por ser complexo demais, especialmente se tiver alguma modalidade de d eficiência ou dificuldade de aprendizagem. Se não houver suporte afetivo, poderá ocorrer sensação de fracasso, o que paralisa a ação da criança. Brinquedos simples, mas atrativos, são as melhores escolhas para que o desenvolvimento no brincar, seja criativo. Afinal, sem interações e brincadeiras de qualidade, os materiais e os brinquedos perdem o seu significado. Para promover o protagonismo infantil, o professor deve realizar ações de incentivo as múltiplas linguagens existentes em cada criança, um olhar atento e uma escuta de qualidade, afim de identificar as especialidades e as potencialidades de cada criança, despertando assim o seu potencial e suas capacidades. O professor deve abrir espaço para o trabalho coletivo, com projetos e ações significantes para os alunos, através de conversas e brincadeiras que garantam a troca de experiências entre as crianças de forma a comunicar e expressar suas capacidades afetivas, emocionais e sociais. 
 
REFERÊNCIAS 
STEINLE, Marlizete Cristina Bonafini; Suzuki, Juliana Telles. Educação da criança de 0 a 5 anos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009 RABITTI, Giordana. À procura da dimensão perdida: Uma escola de infância em Reggio Emília/Giordana Rabitti; trad. Alba Olmi. – Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda, 1999. VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino -aprendizagem e projeto político-pedagógico. 11. ed. São Paulo: Libertad, 2002 http://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/7704_5611.pdf http://www.estudosdacrianca.com.br/resources/anais/1/1404271249_ARQUIVO_PESQUISACOMCRIANCAS3.pdf
https://www.colaboraread.com.br/aluno/dashboard/index/0149671404 http://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/trabalhos/TRABALHO_EV047_MD1_SA5_ID875_07062015233322.pdf http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n38/v17n38a02.pdf http://www.sesc.com.br/wps/wcm/connect/50846f17 -912c-46fd-8053-3b7107fe7b59/35_O+protagonismo+infantil+na+animacao+cultural.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=50846f17-912c-46fd-8053-3b7107fe7b59 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 REFERENCIAS 
SANTANA (2008), LDB nº 9394/96, BARRETO, Luciane Gallo Machado, A HISTORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EUSÉBIO JUSTINO DE CAMARGO NOVA OLIMPIA – MT.
KRAMER, VYGOTSKY, C.V.R. /Professores/ SEDUC F.P.T./Professora/UESPI, 2012 O EDUCAR E O CUIDAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: narrativas de professoras, Campina Grande.
PIRES Sergio Fernandes Senna, BRANCO Ângela Uchoa, PROTAGONISMO INFANTIL: CO-CONSTRUINDO SIGNIFICADOS EM MEIO ÁS PRÁTICAS SOCIAIS, Universidade de Brasília, BRASILIA-DF, Brasil.
BRASIL/MEC1998, BARBOSA Tamara Fernanda Lopes Silva, PROTAGONISMO INFANTIL NAS PRATICAS PEDAGOGICAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais