Buscar

portifólio 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: HISTÓRIA - Disciplina: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EAD
Professora: Maria Dolores Bortolança
Atividade referente às aulas 7 e 8 Enviar no Portfólio 8
1. Rocha (2011) elaborou um quadro para melhor explicitar o paralelo histórico entre a EAD e perspectiva educacional, ou seja, concepção de prática pedagógica. Identifique marcando um X na alternativa que define a concepção TECNICISTA. (0.5).
( ) A aprendizagem se dá por experiências mecânicas e acumulativas; com a maturação e pela descoberta (insight). Período do movimento escolanovista.
( X ) A aprendizagem voltada para a prática com valorização da técnica. Lei 5.692/71 e a qualificação para o trabalho.
( ) A aprendizagem se dá no grupo e mediante processo de equilibração. Teoria construtivista de ensino.
2. Moran (1.994) apresenta uma definição para Educação a Distância a partir de uma distinção em relação ao “ensino a distância”. Assinale a alternativa que expressa à afirmação do autor sobre Educação a Distância. (0.5)
A (x) Processo de ensino aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Apesar de não estarem juntos, de maneira presencial, eles podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet; 
b) É uma relação de diálogo, estrutura e autonomia que requer meios técnicos para mediatizar essa comunicação; 
c) Seria um subconjunto de todos os programas educacionais caracterizados por grande estrutura, baixo diálogo e grande distancia transacional;
d) no sentido fundamental da expressão, é o ensino que ocorre quando o facilitador e o sujeito que aprende estão separados (no tempo e/ou no espaço);
e) É uma espécie de educação baseada em procedimentos que permitem o estabelecimento de processos de ensino e aprendizagem mesmo onde não existe contato face a face entre professores e aprendentes – ela permite um alto grau de aprendizagem individualizada.
3. Com base na aula sete comente com suas palavras quais os problemas enfrentados pelas escolas na utilização da tecnologia em suas práticas pedagógicas. Mínimo 5 linhas. (1.5)
Em verdade poucos profissionais se dispõem de utilizarem métodos novos, tais como: trabalhos multimídia, aula e vídeo pelo computador, entre outros. Em geral os educadores, utilizam de recursos para diversão e não para o conteúdo estudado, a maioria dos professores possui dificuldade para manusear atividades tecnológicas, tendo como consequência o pouco desenvolvimento com a interação virtual, de nada adianta a escola ir atrás de meios tecnológicos se não for passado um método de ensino para os professores. Na realidade é necessário um treinamento especial, com todo o professor afim de que aprendam novos métodos de ensino, sem deixar como base a jornada pedagógica, deixando os materiais apenas como recursos lúdicos.

Outros materiais