Buscar

TRABALHO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL
Leiam com bastante atenção todo o material postado ao longo das aulas. Descrevam cada um dos assuntos: Funções Administrativas; Organizações (tipos, componentes, classificação); Níveis Organizacionais (divisão, grupos autogeridos, características de cada nível); Funções Administrativas (missão, visão, processo administrativo, etapas de planejamento, organização, direção e controle); Competências, habilidades e desafios do administrador e os Papéis do Administrador (características básicas, categorias) Fazendo relação com a função do TST. 
1 - FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:
Ao concluir o curso de técnico em Segurança do Trabalho, o profissional deverá apresentar um conjunto de competências que o habilitará a desempenhar as suas atividades na área de Segurança do Trabalho. É esperado desse profissional a capacidade de: Condução de trabalho técnico em segurança do trabalho; Operação de instrumentos de avaliação ambiental; Interpretação e execução das Normas Regulamentadoras de Medicina e Segurança do Trabalho.
2 - ORGANIZAÇÕES:
Segundo Maximiano (1992) "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos”. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. 
a) Tipos: Conforme o setor da economia em que atuam, as organizações podem ser classificadas em três tipos principais: governo (primeiro setor), empresas (segundo setor) e organizações de utilidade pública (terceiro setor). 
b) Componentes: As organizações são compostas por indivíduos e grupos que visam atingir determinados objetivos, fornecendo produtos ou serviços. Em geral, as organizações combinam o fornecimento de produtos e serviços. 
c) Classificação: As organizações podem ser classificadas de várias maneiras: por tamanho, por área de atuação, por natureza jurídica e por outros critérios. E ainda podem ser classificadas em micro, pequenas, médias e de grande porte.
3 - NÍVEIS ORGANIZACIONAIS:
a) Divisão: Na maioria das organizações, os gerentes agrupam-se em três níveis principais, que forma uma hierarquia. No alto da hierarquia, no primeiro nível, ou primeiro escalão, encontram-se os executivos. No segundo nível, abaixo dos executivos, encontram-se os gerentes intermediários. No último nível, o mais baixo, encontram-se os supervisores. Abaixo dos supervisores, encontram-se as pessoas que não são gerentes, os funcionários operacionais.
b) Grupos autogeridos: São organizações, cujas equipes de funcionários, em termos operacionais, não têm chefes. Todas as equipes estão ligadas diretamente a um gerente, sem supervisores intermediários. Nesse caso, conhecido como autogestão, as equipes (grupos ou equipes autogeridas) têm responsabilidade e autoridade para tomar e implementar a maioria das decisões que caberiam a supervisores. Há administração, mesmo não havendo administradores formalmente designados. 
c) Características de cada nível: 
Executivos: Diretor, superintendente e presidente são palavras que indicam os ocupantes dos cargos mais importantes da hierarquia, que formam a alta administração e têm autoridade sobre todos os demais gerentes.
4 – FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:
 a) Missão: Cabe ao técnico em Segurança do Trabalho supervisionar as atividades ligadas á segurança do trabalho, visando assegurar condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de ocorrência de acidentes de trabalho, observando o cumprimento de toda a legislação pertinente. Promover a conscientização coletiva na busca de resultados nesta área e saber expor que a prevenção da integridade física e da saúde das pessoas no ambiente de trabalho é tarefa de todos.
b) Visão: A Segurança do Trabalho é uma atividade que busca introduzir no setor produtivo, incluindo aí os trabalhadores e a direção da empresa, conceitos fundamentais sobre a prevenção de acidentes. Sabe-se que são elevados os índices de acidentes de trabalho, e que este quadro, para ser revertido, deve ter uma ação compartilhada de todos os segmentos da organização.
c) Processo administrativo: Dentro dos modernos conceitos de gestão, esse profissional atua como consultor de segurança, orientando e aconselhando sobre a forma de agir para garantir a prática de atividades seguras. Ter a capacidade de promover reuniões, realizar palestras e treinamentos e de criar estratégias para informar aos trabalhadores sobre os prejuízos que os acidentes de trabalho causam, e que a sua ação ou omissão são condições valorosas para este processo de segurança.
d) Etapas de planejamento: Elaborar, participar da elaboração e implementar política de saúde e segurança no trabalho; realizar auditorias, acompanhamento e avaliação na área; identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolver ações educativas na área de Saúde e Segurança no Trabalho; participar de perícias e fiscalizações e integrar processos de negociação. Participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerenciar documentação de SST; investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle.
e) Organização: O profissional de Segurança do Trabalho atua em todas as atividades econômicas e em todas as áreas. Diante do processo permanente de evolução tecnológica dos equipamentos e máquinas que operam nas indústrias, o técnico em Segurança do Trabalho deve ser permeável à leitura do funcionamento destes novos produtos, para conhecer sua engenharia, os riscos que eventualmente oferece aos seus operadores e saber adotar os mecanismos de prevenção pertinentes.
f) Direção: No ambiente de trabalho, o técnico estará vinculado a um serviço especializado. Poderá, no entanto, exercer atividades de consultoria externa. Em qualquer caso, a autonomia será uma aliada com a qual deverá contar para atuar, sobretudo quando da ocorrência de situações de emergência.
g) Controle: O ambiente de trabalho seguro, obtido pela adoção de medidas que neutralizam ou eliminam os riscos associados às atividades de trabalho, pelo técnico de Segurança do Trabalho, é capaz de possibilitar o aumento da produtividade, pois não há interrupção do trabalho por conta da ocorrência de acidentes; de promover o bem estar dos trabalhadores, melhorando a imagem da empresa perante os seus acionistas e sociedade, condição de valor num mercado competitivo, que tem procurado, seletivamente, parceiros que mostrem qualidade e eficiência na gestão da Segurança e saúde no trabalho.

Outros materiais