Buscar

GESTÃO DE BENEFÍCIOS 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO DE BENEFÍCIOS
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: GST1705_EX_A5_201601455267_V1 
	17/03/2018 10:41:33 (Finalizada)
	Aluno(a): FELIANE RIBEIRO DE MELO
	2018.1 EAD
	Disciplina: GST1705 - GESTÃO DE BENEFÍCIOS 
	201601455267
	 
	Ref.: 201602102703
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Em se tratando do benefício de Assistência à Educação dos Trabalhadores, quando a empresa adere ao pagamento integral ou parcial (ou reembolso) das matrículas e mensalidades de Ensinos Médio e Superior, via de regra ela normatiza a operação da seguinte maneira:
		
	
	As respostas ¿a¿ e ¿d¿ estão corretas.
	
	A preocupação em vincular o curso ao cargo ocupado e atividades que o empregado realiza não se faz necessária, uma vez que o funcionário dá sua palavra de que não sairá da empresa nos próximos anos.
	 
	A empresa vincula o curso ao cargo ocupado e atividades que o empregado realiza, objetivando garantir um retorno pelo investimento.
	
	A empresa vincula o curso ao futuro cargo que o empregado irá ocupar, tendo assim a efetiva certeza de um retorno do investimento feito.
	
	A empresa vincula o curso ao cargo ocupado e atividades que o empregado realiza, objetivando que ele termine o curso enquanto exerce o cargo.
	
	 
	Ref.: 201602187909
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Chiavenato, Idalberto (2008), conceitua a expressão benefícios sociais como certas regalias e vantagens concedidas pelas organizações, a título de pagamento adicional dos salários à totalidade ou a parte de seus funcionários e, que pode ser classificados de várias formas, dentre as quais destaco quanto aos seus objetivos. Diante disto, quais são as exigências que devem ser feitas para a concessão do benefício relacionados ao pagamento ou reembolso de despesas com a graduação, pós graduação, ensino médio profissionalizante e cursos de idioma?
		
	
	Que haja um vínculo entre o curso do empregado e o cargo ocupado, não pagamento das disciplinas que o empregado ficou reprovado e reembolso não regressivo vinculado à performance do aluno/empregado.
	
	Que haja um vínculo entre o curso do empregado e o cargo ocupado, não pagamento das disciplinas que o empregado ficou reprovado e reembolso não progressivo vinculado à performance do aluno/empregado.
	 
	Que haja um vínculo entre o curso do empregado e o cargo ocupado, não pagamento das disciplinas que o empregado ficou reprovado e reembolso progressivo vinculado à performance do aluno/empregado.
	
	Que haja um vínculo entre o curso do empregado e o cargo ocupado, não pagamento das disciplinas que o empregado ficou reprovado e reembolso regressivo vinculado à performance do aluno/empregado.
	 
	Que haja um vínculo entre o curso do empregado e o cargo ocupado, não pagamento das disciplinas que o empregado ficou reprovado e reembolso momentâneo vinculado à performance do aluno/empregado.
	
	 
	Ref.: 201602341035
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Nos dias de hoje, as empresas estão cada vez mais valorizando o Capital Intelectual e por isso a necessidade de capacitar e melhorar o conhecimento dos funcionários. Essa descrição está ligada ao benefício:
		
	
	Voltado ao Lazer
	
	Voltado ao Financeiro
	
	Voltado a Saúde
	
	Voltado a Alimentação
	 
	Voltado a Educação
	
	 
	Ref.: 201602113774
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Constituição de 1988, aprovou o Salário-Educação como uma fonte adicional de financiamento do "ensino fundamental público" (até então, a legislação não discriminava a obrigatoriedade dos recursos serem aplicados no ensino público), por outro, o texto constitucional continua permitindo que as empresas deduzam do recolhimento do Salário-Educação "a aplicação realizada com o ensino fundamental de seus empregados e dependentes". Assim sendo, assinale o percentual de contribuição social do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação?
		
	 
	Contribuição social de 2,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	Contribuição social de 3,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	Contribuição social de 4,0% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	Contribuição social de 3,0% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	Contribuição social de 4,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	 
	Ref.: 201602405071
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A busca por qualificação profissional é uma preocupação tanto dos empregados quanto das empresas. Por isso, algumas oferecem como benefício, bolsas de estudos integrais ou parciais. Entre as práticas mais comuns hoje na concessão desse benefício, temos:
		
	 
	O percentual de cobertura das bolsas pode ser maior ou menor, dependendo da relação do curso com a necessidade da empresa.
	
	Os cursos são concedidos, preferencialmente, para empregados com menos de 22 anos.
	
	Somente os empregados com mais de cinco anos de casa passam a ter direito a este benefício.
	 
	O financiamento de 50% do valor total do custo, com juros de 15% ao ano.
	
	As bolsas são concedidas apenas para cursos de graduação. Os demais cursos não são contemplados por serem considerados de responsabilidade do trabalhador.
	
	 
	Ref.: 201601574958
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre o Salário-educação não podemos afirmar?
		
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	O dinheiro arrecadado pelo salário educação pode ser aplicado em transporte escolar, construção, reforma e adequação de prédios escolares, capacitação de professores, aquisição de material didático pedagógico e equipamentos para a escola da rede pública de ensino fundamental.
	
	O salário-educação serve como fonte adicional de recursos para o ensino fundamental público e corresponde a 2,5% da folha de pagamento das empresas.
	 
	Compete ao Ministério do Desenvolvimento Social e combate a fome redistribuir o salário-educação para os municípios, estados, distrito Federal e para o Governo Federal.
	
	Contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltadas para o financiamento da educação básica
	
	 
	Ref.: 201601729007
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Diversas são as alternativas para concessão de benefícios associados à educação dos trabalhadores. A empresa BETA está se instalando em uma cidade carente, com baixíssimo nível de escolaridade de seus trabalhadores, o que vem dificultando a captação dos recursos humanos necessários ao processo produtivo. O diretor está avaliando alternativas a serem adotadas internamente no campo da educação. Nesse caso, o programa mais adequado seria:
		
	 
	Programa de formação profissional para trabalhadores com nível fundamental;
	
	Programa de iniciação científica para recém-formados nas áreas de química e de engenharia;
	 
	Programa para desenvolvimento de sucessores, podendo incluir também alfabetização;
	
	Programa de designação internacional ou de deslocamento para treinamento em outras fábricas da organização;
	
	Pagamento ou reembolso de cursos de graduação, pós-graduação e de idiomas;Ref.: 201601574689
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Quais são os contribuintes do salário-educação?
		
	
	Somente as entidades públicas.
	
	Somente as autarquias e fundações.
	 
	As empresas em geral e as entidades públicas e privadas vinculadas ao Regime Geral da Previdência Social.
	
	As empresas filiadas a programas do Governo.
	 
	As empresas em geral e as entidades públicas e privadas vinculadas ao Regime Geral da Previdência Complementar.

Outros materiais